Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 53

Oi, oi, oi! O assunto relacionado a impeachment entra em cena em decorrência do presidente Donald Trump e esse processo nos Estados Unidos. Logo, é importante tratar desse tema para o Concurso PCDF Escrivão.

Proposta de Redação 53

Os advogados de Donald Trump começaram no sábado seu turno de fala e defenderam que as manobras do presidente sobre o Governo da Ucrânia, a quem pedia investigações prejudiciais aos seus rivais democratas, eram de interesse legítimo e não foram apoiadas em coação. O advogado da Casa Branca, Pat Cipollone, acusou os democratas de usar um procedimento excepcional como o impeachment, que os Estados Unidos realizam pela terceira vez na história, para retirar o mandatário da reeleição em 2020. Cipollone tentou dessa forma dirigir a acusação que pesa sobre o acusado aos promotores. “Estão pedindo que façam algo muito perigoso”, alertou.

Trump tem o caminho à absolvição livre uma vez que a destituição precisa de dois terços da Câmara e os republicanos, que são maioria com 53 das 100 cadeiras, cerraram fileiras em torno ao mandatário. Os democratas têm problemas para conseguir convencer até mesmo quatro deles, com os quais somam 51 votos, para poder pedir a declaração de testemunhas no julgamento. Foi a maioria democrata na Câmara baixa que tornou possível a abertura do julgamento, mas o peso agora está na alta, território amigo do mandatário. O veredito do Senado é previsível, o efeito nas eleições presidenciais de 2020 é mais incerto.

Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-01-25/advogados-de-trump-defendem-manobras-na-ucrania-e-acusam-democratas-de-interferencia-eleitoral.html

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

Os processos de impeachment e a luta pela democracia

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre a importância da democracia para os processos eleitorais [10,00]
  2. Comente acerca do significado de impeachment e apresente alguns motivos que podem desencadear esse processo [10,00]
  3. Apresente medidas que podem melhorar a educação política no Brasil [9,00]

Venha conhecer nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.