Artigo

Concurso PCDF: Sou da Área Fiscal. Vale a pena fazê-lo?

Um concurso trampolim pode ser o que você precisa tanto psicologicamente quanto financeiramente, e fazer o concurso da PCDF ao estudar para a área fiscal pode ser uma boa opção para isso. Neste artigo, mostraremos quem está apto a fazer o concurso da PCDF sem abandonar a área fiscal e os principais motivos.

Por que estudar para concursos fora da área fiscal?

O concurseiro da área fiscal tem passado por tempos difíceis. Os editais da área preveem menos vagas que no passado e, além disso, as nomeações estão demorando a acontecer. O resultado são notas de corte cada vez mais altas nos concursos.

Isso motiva alguns candidatos a mudar de área para tentar passar em um concurso com mais vagas e que nomeie mais rápido. Se você possuir um cargo público, pode continuar estudando com menos pressão, o que com certeza contribuirá para seu equilíbrio emocional e financeiro, podendo fazer a diferença na hora da prova.

Para quem já está afiado na área fiscal, ficando fora das vagas por pouco e sem nenhum concurso fiscal (atrativo) em vista, o concurso da PCDF pode funcionar para isso. Vejamos o porquê.

Por que fazer o concurso da PCDF ao estudar para a área fiscal?

O concurso da PCDF será elaborado pelo CEBRASPE, com prova no estilo CESPE (C/E). Quem estuda pra área fiscal provavelmente está estudando para SEFAZ/DF ou SEFAZ/AL, e por isso já conhece o estilo da prova e da banca.

O subsídio do cargo é de R$ 8.698,78, o que o torna mais atrativo que muitos fiscos municipais.

Além disso, são 225 vagas para a ampla concorrência, com exigência de graduação em qualquer curso de graduação. Isso deve fazer com que seja mais fácil ficar dentro das vagas comparado aos concursos da área fiscal.

Outro atrativo nesse concurso é o fato de a LRF permitir que as nomeações para a área policial desrespeitem os limites de despesa com pessoal. Isso faz com que seja mais fácil para um ente com problemas de arrecadação nomear policiais do que fiscais tributários.

Por fim, é um concurso de poucas disciplinas. O conteúdo que um concurseiro da área fiscal deve estudar não é muito extenso. Se você acreditar que preenche os requisitos (na próxima seção), pode conciliar o concurso da PCDF com os estudos para a área fiscal ou mesmo dedicar-se exclusivamente para a polícia por um tempo curto sem comprometer seu foco.

Requisitos para estudar para o concurso da PCDF sem largar a área fiscal

  • Saber inglês (para não gastar tempo excessivo estudando a teoria).
  • Saber fazer uma redação razoável. O tema da redação será atualidades, ou seja, será uma redação em que um tema provavelmente não relacionado às disciplinas do concurso será proposto e o candidato deve discorrer sobre ele.
  • Dominar os conteúdos de direito constitucional e direito penal previstos no edital (os quais são poucos).
  • Ter uma média alta em exercícios de português e matemática/RLM.
  • Já ter visto alguma vez o conteúdo de Informática (redes de computadores, internet, Windows, Office, e-mail, segurança, etc).
  • Estar clinicamente apto (há 156 condições clínicas incapacitantes listadas).
  • Saber digitar razoavelmente bem no computador. Há uma prova de digitação eliminatória.
  • Ter um estilo de vida atlético para conseguir fazer a prova de capacidade física:
EXERCÍCIOMÍNIMO SEXO
MASCULINO
MÍNIMO SEXO
FEMININO
BARRA3 flexões
(teste dinâmico)
10s apoiada
(teste estático)
FLEXÕES
ABDOMINAIS
31 em 1 minuto 26 em 1 minuto
MEIO SUGADO
(BURPEE)
20 em 1 minuto 16 em um minuto
CORRIDA
(12 min)
2.350 m 2.021 m

Por que não fazer o concurso da PCDF ao estudar para a área fiscal?

Você deve avaliar com cuidado se é razoável gastar tempo com um concurso de outra área mesmo que ele pareça mais fácil que a sua área de estudo. Por menor que seja o tempo de dedicação, o tempo gasto nos estudos para o concurso da PCDF será menos tempo estudando para a área fiscal.

Além disso, caso haja algum edital atrativo para a área fiscal aberto, não hesite em abandonar o concurso da PCDF. Os concursos fiscais estão muito concorridos. É muito difícil manter-se competitivo com mais de um foco.

A prova discursiva desse concurso é muito diferente das aplicadas na área fiscal. É mais semelhante a uma redação do ENEM. Se você não tem a mínima confiança de conseguir fazer uma redação razoável, melhor não gastar tempo com algo que pode servir para uma única prova.

Entre os requisitos listados, possuir uma condição clínica incapacitante automaticamente causará a eliminação do concurso. Não compensa fazer uma prova que você não tem chance de aprovação nem contando com a sorte.

Caso você não saiba inglês, aprenda porque será muito bom para a sua vida. Porém, aprender inglês somente para um concurso fora do seu objetivo não compensa por demandar muito tempo.

Por último, se você não costuma fazer exercícios físicos, a prova física também pode exigir mais tempo de preparação do que o que você pode ter disponível. Por outro lado, pode ser uma boa oportunidade de mudar de estilo de vida.

O que terei que estudar?

Vamos supor que você fez a prova da SEFAZ AL nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020 ou fez a prova da SEFAZ DF no dia 2 de fevereiro de 2020 e acredita que não será convocado para a prova discursiva. Como as provas objetivas e discursiva do concurso da PCDF ocorrerão no dia 15 de março, você terá aproximadamente 1 mês para estudar para ela.

A prova objetiva é composta por 120 questões, 50 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos, valendo 120 pontos. A discursiva vale 30 pontos, ou seja, 20% da prova.

Assim, é razoável que você estude um pouco de técnicas de redação e faça uma redação por semana até a data da prova. Não exercitar a redação te deixará inseguro ao fazer a prova e você pode cometer alguns erros por isso.

As disciplinas previstas na prova objetiva são:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Legislação

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Humanos
  • Informática
  • Matemática e Raciocínio Lógico

Entre essas disciplinas, apenas Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o DF, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Informática são conteúdos novos para quem estuda para a SEFAZ/AL. Para quem estuda para a SEFAZ/DF, o conteúdo de Conhecimentos sobre o DF já terá sido estudado e grande parte de informática se repete.

Assim, usando o material do Estratégia para o concurso da PCDF, o concurseiro deve estudar 47 aulas em um mês, o que dá aproximadamente 2,5 aulas/dia estudados em 20 dias úteis. Caso opte por não estudar inglês e Informática, esse número pode cair para 27 aulas, ou aproximadamente 1,5 aula/dia em 20 dias úteis.

Disciplina Aulas
Língua Inglesa 7
Conhecimentos DF 4
Legislação 12
Noções de Direitos Humanos 6
Noções de Direito Processual Penal 5
Informática 13

Isso pode parecer muito, mas vale mais estudar rápido do que investir tempo aprendendo todas os detalhes da disciplina em um concurso fora do foco do concurseiro. Lembre-se de que você não tem que dominar todo o conteúdo do edital, mas sim armazenar a maior quantidade de informação na memória de curto prazo para fazer a prova e esquecer depois.

O edital não detalha a distribuição de questões por disciplina, mas assumindo que ela seja de acordo com a tabela a seguir, é possível conseguir fazer um pouco mais de 70% líquido na prova.

DISCIPLINAQUESTÕES% ACERTO
(LÍQUIDO)
PONTOS
Língua Portuguesa 1880%14
Língua Inglesa780%5
Conhecimentos DF760%4
Legislação 1870%12
Direito Constitucional 1280% 9
Direitos Humanos1270% 8
Direito Penal1280%9
Direito Processual Penal850%4
Informática1260%7
Matemática e RLM1580% 12
Redação3080%24
TOTAL15172%108

Distribuição de questões por disciplina e porcentagem de acertos líquida estimadas em cada uma (acertos descontados os erros). Caso essas estimativas se concretizem, é possível fazer 72% da prova e brigar por uma vaga.

Essa pontuação pode ser suficiente para te deixar dentro das vagas 225 vagas ou próximo delas. Dessa forma, você pode lutar pela vaga esperando que alguém na sua frente seja eliminado nas avaliações médica ou psicológica ou nas provas de digitação ou física.

E aí? Vai encarar o concurso da PCDF?

Saiba mais informações: Concurso PCDF

Quer estudar para Concurso PCDF?

PROMOÇÃO ESPECIAL: CURSO PCDF

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PC DF:

CURSO PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.