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Choro e ranger de dentes: DEAP 2019 Comentários à prova de Sociologia Aplicada

A prova de Sociologia aplicada foi um verdadeiro golpe surpresa para os concurseiros. A banca deu um  edital simples (sociologia aplicada), destacou alguns tópicos básicos, e não indicou bibliografia. Deixou todos soltos no escuro, para darmos um tiro na mosca. Tudo bem! Estamos aí para atirar na mosca, mas foi uma prova incomum. A disciplina como foi cobrada provocou choro e ranger de dentes. A Fepese sempre faz provas muito exigentes, mas pesou na dificuldade e na falta de direcionamento.

A prova foi muito difícil para o contexto em que foi aplicada, pois cobrou pensadores específicos, em que o candidato teve que relacionar ideias à autores. No  prazo curto de preparação que foi oferecido aos  candidatos, a abordagem talvez não tenha sido adequada, pois nestes casos todo mundo vai mal e a seletividade do exame fica comprometida. Isso necessariamente obrigou a resolver a prova por  por exclusão, o que ajudou muito quem adotou este método simples, mas a abordagem complexa assustou tanto alguns candidatos, que ficaram inseguros em assinalar as proposições. Aguenta a pressão !!! Indicamos e discutimos Michel de Foucault e bingo: 3 questões em cheio iguais estavam nas aulas e nos simulados. O peito encheu de confiança nelas, mas  pegaram muito pesado sobre aspectos do encarceramento ao longo da História, com uma abordagem muito ampla, na questão 93 e 95. 

No mais é isso aí: prova muito bem feita, mas que pesou a mão de forma como cobrou o conteúdo, o que dificultou bastante até para os mais preparados. A vida de concurseiro é assim mesmo, cheia de provas surpreendentes. Sem recursos na minha disciplina, o desfecho foi positivo para quem seguiu as dicas, de que tinham que se preparar para muita interpretação e resoluções por exclusão, além de se agarrar aos conceitos básicos da sociologia clássica. Fiquem à vontade para falar  comigo pelo instagram:

@professorsergiohenrique

Abaixo segue a prova de Sociologia aplicada e em negrito meus comentários.

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019)

Leia com atenção o texto a seguir.

A prisão, como pena privativa da liberdade, surgiu no século ____________ e, durante dois séculos, foi utilizada como meio de guardar os réus, preservando-os fisicamente até o momento do julgamento. Os sistemas penitenciários, que consagravam as prisões como lugares de cumprimento da pena, foram implantados na Europa e, principalmente, nas colônias americanas, como a Western Pennsylvania Penitentiary, de 1818, na qual havia isolamento completo do condenado, que só poderia receber visitas de funcionários da instituição, de _______________ e de membros da Associação de Ajuda aos Presos.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) XV • filhos

B) XVI • progenitores

C) XVII • sacerdotes

D) XVIII • advogados

E) XIX • cônjuges

A alternativa somente poderia ser a alternativa [C], pois no início das prisões somente os sacerdotes podiam fazer visitas e o encarcerado perdia totalmente o contato com o mundo externo. Filhos, progenitores (pais) e cônjuges dava para eliminarmos, pois são parentescos, e entre os advogados e sacerdotes, tínhamos que lembrar que a correção tinha um caráter também religioso, pois encarcerado ou nas pedreiras, sempre podiam consultar um sacerdote sobre seus pecados.

Gabarito: C

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Os alunos que entraram em contato narraram que essa questão foi tranquila.

Leia com atenção o texto a seguir.

As informações históricas disponíveis nos permitem verificar que, entre as principais motivações para a transformação da prisão de _______________ em privação de liberdade como pena. Esse sistema de privação da liberdade, com trabalho imposto aos condenados, também tinha a finalidade de atender as necessidade do capitalismo, com trabalhadores sem o mesmo poder de reinvindicações dos operários livres, caracterizando um período denominado ______________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) prevenção • socialista

B) custódia • utilitarista

C) tutela • participativo

D) domicílio • macarthista

E) sanção • colaboracionista

O período que os prisioneiros passaram a trabalhar, foi uma época em que predominou visão utilitarista, do capitalismo industrial, típico do século XIX. Jeremy Bentham, o criador das prisões panópticas, discutidas nas nossas aulas escritas, em vídeo e na revisão de véspera, é um filósofo caracterizado como utilitarista. E poderíamos relacionar “foi o interesse em aproveitar a mão de obra e a necessidade de controlar sua utilização” do enunciado com utilitarismo.

Gabarito: B

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Esta questão foi uma maldade. Estava no edital como História das Prisões, mas pedir uma síntese sobre o encarceramento ao longo de toda História, deveria ter sugerido uma bibliografia, pois na sociologia há uma predominância de leituras, como foram as tratadas ao longo do curso. Acertamos na abordagem e alguns autores, mas foi de uma amplitude tão grande, que de acordo com o edital, está, mas jogou o candidato numa biblioteca e disse, leia, vai cair isso! Não é ilegal, ou necessariamente errado a banca fazer isso, contudo, o candidato que se preparou com os clássicos do tema e dos concursos, foi prejudicado! E a maior parte (na minha opinião, sem números objetivos, a maioria) teve muita dificuldade nesta questão, e quem acertou, foi mais por acaso, que pela certeza. Quando a situação é essa, a questão possui baixa seletividade, ou seja, não consegue selecionar necessariamente o candidato mais preparado. Insisto que de modo geral a prova foi muito bem-feita, mas o pecado foi ir tão fundo, sem dar um norte. Oriente Antigo, Idade Média, Colônias-Idade Moderna, Santa Catarina no Império e o famigerado episódio do Carandiru em 92. Excelentes assuntos, mas que exigem uma síntese específica. Ao vasculhar todos os sites oficiais e estudos oficiais sobre os temas, nenhum apontou para uma amplitude tão grande.

Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e das penas aplicadas aos réus.

  1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.
  2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.
  3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou-se a principal pena imposta.
  4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.
  5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

B) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Gabarito: D

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Essa foi bem fácil, e muito falada ao longo do curso. Analisamos especialmente este livro nas resoluções em vídeo.

O pensador francês Michel Foucault publicou, em 1975, uma obra que analisa os mecanismos que promoveram mudanças significativas nos sistemas penais do Ocidente. Trata também da vigilância e das formas de punições promovidas por instituições como prisões, hospitais e escolas.

Assinale a alternativa correta sobre o título da obra referida.

  1. A) Microfísica do poder
  2. B) História da loucura na idade clássica
  3. C) Arqueologia do saber: submundo do crime
  4. D) Nascimento da clínica: prisão controlada
  5. E) Vigiar e punir: nascimento da prisão

Gabarito: E

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) A mais difícil da prova foi essa.

Analise as afirmativas abaixo, sobre a história do sistema prisional brasileiro:

  1. O Código Penal aplicado no Brasil, enquanto colônia portuguesa, foi escrito pelo Padre Antônio Vieira e previa a pena de morte, degredos, açoites, mutilações e confisco de bens.
  2. Em 1824, houve uma reforma no sistema punitivo, com o banimento das penas de açoite, tortura, ferro quente e outras penas cruéis e a determinação de que as cadeias deveriam ser seguras, limpas e bem arejadas.
  3. O Código Penal de 1890 estabeleceu novas modalidades de penas, entre outras, a prisão celular, o banimento, a reclusão, a prisão com trabalho obrigatório, a interdição, a suspeição e perda do emprego público.
  4. Em Santa Catarina, o cargo público de Agente Prisional foi criado no século XIX, quando as celas prisionais funcionavam na Câmara Municipal de Florianópolis, nas proximidades da Praça XV de Novembro.
  5. Em 1992, quando houve uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma rebelião na Casa de Detenção do Carandiru, ocorreu a morte de 111 detentos e mais de uma centena de feridos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Gabarito: C

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Esta questão os alunos relataram que fizeram numa boa, pois sabiam o conceito de instituições totais, mas ela foi elaborada de modo a confundir o aluno inseguro. O conceito de instituições totais é de Michel de Foucault, que tinha uma alternativa com seu nome. Desempatar pelo segundo conceito.

Leia com atenção o texto a seguir.

_______________________, autor da obra intitulada Manicômios, prisões e conventos, afirma que o “seu fechamento ou seu caráter total é simbolizado pela barreira à relação social com o mundo externo e por proibições à saída que muitas vezes estão incluídas no esquema físico – por exemplo, portas fechadas, paredes altas, arame farpado, fossos, água, florestas ou pântanos. A tais estabelecimentos dou o nome de instituições ______________”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) Zygmunt Bauman • feudais

B) Jacques Le Goff • penais

C) Erving Goffman • totais

D) Michel Foucault • prisionais

E) Theodor W. Adorno • cancerarias

Gabarito: C

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Cobrar estatísticas é sempre um jeito de dificultar para o candidato. Entre as estatísticas que sugeri que memorizassem, estavam as chaves para matar a questão, mas é muito difícil falar em números, numa prova tão abrangente, e de uma forma que eu acho sacanagem didática: é verdade que a população carcerária está crescendo, há uma enorme parcela de presos provisórios. Mais uma forma da banca dificultar.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre informações divulgadas, em 2019, pelos órgãos do Conselho Nacional de Justiça, referentes ao sistema penitenciário brasileiro.

(  ) O número de presos no Brasil, em regime fechado, semiaberto e que cumprem pena em abrigos, é superior a 800 mil.

(  ) Os dados mostram que, do total da população carcerária, mais de 40% são presos provisórios, pessoas não condenadas.

( F) Os diagnósticos realizados demonstram que o aumento da população carcerária brasileira tem crescido no últimos anos num ritmo superior a 40% ao ano.

(  ) O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América do Norte.

(  ) A população carcerária continua em crescimento e o número de presos provisórios segue no mesmo patamar de quatro anos atrás.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – V – V – F

B) V – V – F – V – V

C) V – V – F – F – V

D) F – V – V – F – V

E) F – F – V – V – V

Gabarito: B

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) A chave para resolvermos esta questão estava nas aulas em vídeo repetidamente e no material escrito também. Essa foi ponto fácil para nosso aluno.

Em agosto de 2018, o Infopen, sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, do Ministério da Justiça, divulgou dados sobre a população carcerária do Brasil. Eles retratam a precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e o aumento de penas que, via de regra, se voltam contra a população ________________ e pobre. Entre os presos, mais de _______________ são pretos ou pardos.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) branca • 77%

B) favelada • 33%

C) desempregada • 42%

D) urbana • 52%

E) negra • 61%

Gabarito: E

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019)

Foi um assunto que acertamos nas apostas no nosso material, mas é uma questão, que caso o candidato não tenha conhecimento da Lei e os objetivos envolvidos, não faria, mas não é o caso por tratar-se de um tópico do edital, então foi bem contextualizado.  É um tema pertinente, mas foi  uma abordagem bem complexa, para pouco tempo de preparação,  a seletividade fica baixíssima. A maior parte dos candidatos que entraram e contato mencionaram que deu pra fazer numa boa, pois só a última era evidentemente errada, pois é livre o exercício da fé, mas ninguém é obrigado a participar de cultos, pois o Estado é laico. No geral, por ter sido bem contextualizada, foi uma boa questão.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Lei de Execução Penal.

(  ) A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

(  ) A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

(  ) A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

(  ) A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

(  ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – V – V – F

B) V – V – F – V – F

C) V – F – V – V – F

D) F – V – V – V – V

E) F – V – V – F – V

Gabarito: A

  1. (FEPESE – DEAP-SC / 2019) O aluno foi obrigado a fazer por exclusão. A informação determinante é excluir a 5.

Analise as afirmativas abaixo sobre Políticas públicas de ressocialização nos estabelecimentos prisionais de Santa Catarina.

  1. No ano de 2012, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania possibilitou a elaboração de um Plano Estadual de Educação em Prisões.
  2. Na Penitenciária Agrícola de Chapecó, há mais de uma década, a educação carcerária é oferecida aos detentos.
  3. No que se refere à assistência religiosa, destaca-se a pastoral carcerária catarinense, com uma atuação junto aos apenados e dando assistência aos seus familiares.
  4. No ano de 2018, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania implantou um projeto de ressocialização dos apenados através de práticas esportivas e competições entre os detentos das unidades prisionais do Estado.
  5. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania, 80% dos presos participam de atividades laborais, com o objetivo de ressocialização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Gabarito: D

É isso aí pessoal! Bons estudos e foco no sucesso !!!

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