Artigo

Concursos públicos – É possível estudar com apenas 2 horas por dia?

Uma pessoa tem muitos afazeres e responsabilidades em sua rotina diária. Esta pelo menos é a realidade da maioria dos brasileiros: contas a pagar, cuidar dos filhos, cuidar da casa, trabalhar em tempo integral, fazer faculdade ou outro curso qualquer, dormir, se exercitar, se alimentar, ter tempo para os amigos, etc. E a vida não para! E buscar novas opções de carreira é também uma atitude destes tempos modernos. Logo, os concursos públicos estão aí como uma oportunidade de ter mais estabilidade na vida profissional. E ser aprovado exige muito estudo.

Mas como conciliar os estudos com todas as demais tarefas do dia a dia? A falta de tempo é um desafio para os concurseiros que possuem jornadas múltiplas. Muitas vezes, no melhor dos contextos, o que sobra são 2 horas por dia para estudar. Será que isso é suficiente?

Realidade X Expectativa nos Concursos Públicos

Realmente você tem 2 horas diárias para estudar? Este é o primeiro ponto a ser analisado. É preciso considerar todas as suas responsabilidades diárias de forma realista. Muitas pessoas dizem que não têm tempo para estudar, mas ao remanejarem os seus horários e tomando atitudes como acordar mais cedo ou delegar tarefas quando possível, acabam percebendo que tem como ter 2 horas ou mais de estudos. Mas é preciso algum esforço e planejamento.

Depois, supor uma quantidade de horas por dia ou por semana que você possa estudar, sem interferir nas suas outras atividades e permitindo que você tenha os estudos também como uma prioridade, e não apenas para cumprir o tempo que resta da sua rotina. Seja realista: este é o primeiro passo!

Qualidade X Quantidade

Outro ponto a destacar é a diferença entre qualidade de estudo e quantidade de horas estudada. Ter tempo para estudar e de preferência estudar diariamente ou com um horário sem grandes lacunas entre um período de estudo e outro é muito importante. Mas o que e como você estuda, ou seja, como aproveita estas horas de estudo, é ainda mais.

Se você tem 2 horas diárias para estudar, resta saber como você irá fazer isso de modo assertivo, com qualidade, aprendendo, resumindo, treinando (exercícios) e revisando o conteúdo que estipulou para aquele período. Faça um planejamento para aproveitar melhor o tempo que possui – veja mais sobre como fazer nesta matéria.

Tenha o hábito de estudar

Para responder a questão do título desta matéria, sim, possível estudar com 2 horas diárias, mas é preciso se planejar muito e ter afinco em seus objetivos. Uma dica é criar um hábito de estudo todos os dias, sem que estudar seja uma obrigação, mas algo que lhe acrescente.

Ter uma metodologia de estudo é fundamental

E para ter mais resultados estudando apenas 2 horas por dia para os concursos públicos, escolha uma metodologia eficaz. O Ciclo de Estudos, por exemplo, atua não em horários, mas em demanda por período (por exemplo, que assuntos estudar em uma semana ou quinze dias, cabendo ao estudante se organizar para cumprir). Já o quadro de horários também pode ser útil quando se tem um número específico de horas diariamente.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre a quantidade de horas a serem estudadas por dia? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Leila...me manda um email q te respondo com um modelo que uso no coaching: [email protected]
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:45
  • Show de bola Oscar.... Precisando é só dar um toque. Bons estudos. Abs!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:45
  • Interessei-me pelo conteúdo e a pertinência do assunto...
    Óscar em 11/09/19 às 19:16
  • Gostaria de orientação sobre ciclo de estudo para ser aprovada num concurso público
    Leila em 10/09/19 às 09:24