Notícia

TSE informa que TRE’s já planejam realizar novos Concursos Públicos

Confira as vacâncias nos TRE’s a partir de abril de 2018

O Tribunal Superior Eleitoral informou ao Estratégia Concursos que a Justiça Eleitoral já se prepara para realizar novos Concursos Públicos. A informação foi confirmada através de nota enviada por e-mail. De acordo com o comunicado, ainda não há previsão de quando devem acontecer, mas que, segundo o TSE, algumas regionais já planejam realizar concurso.

Os concursos, inicialmente, serão para provimento das vagas que foram autorizadas pela portaria nº 198, de 13 de março de 2019. O dispositivo aprova a alteração de áreas de atividades e de especialidades de cinco cargos vagos de provimento efetivo.

+O TSE resolveu alterar cargos vagos de Analista das áreas Judiciária, Administrativa, Biblioteconomia e Taquigrafia para transformá-los em cargos de outras para serem providos por concurso. Entre os cargos estão:

– Contabilidade
– Programação de Sistemas

Confira a seguir a portaria que indica a alteração dos cargos.

Expectativa para concursos TRE’s

Agora, a expectativa e o anseio de muitos concurseiros é: quando será lançado um novo edital de TRE? É uma resposta um pouco difícil de se dar, há chances de novos concursos por aí, mas tudo depende da análise do TSE. Nós vamos te explicar…

Há dois momentos: o primeiro foi em setembro de 2017, quando o TSE publicou uma portaria suspendendo as nomeações em todos os TRE’s. A decisão foi dada em cumprimento à emenda constitucional nº 95, que instituiu o regime fiscal do pais.

Isso atingiu por exemplo concursos que tinham acabado de acontecer, como os TRE’s da Bahia, Paraná e Tocantins, e o TRE do Rio de Janeiro, que tinha prova marcada para novembro daquele ano.

O segundo momento veio em julho de 2018, quando o TSE publicou uma portaria criando exceções para que os TRE’s voltassem a nomear.
Entre as exceções criadas, os TRE’s só poderiam nomear novos servidores em cargos que ficaram vagos após abril de 2018, desde que os motivos das vagas sejam por pedido de exoneração, demissão ou posse em cargo inacumulável.

Contratações essas que não geram impacto orçamentário, isto é, aumento de gastos na folha. Então, a novidade que o TSE trouxe para a nossa equipe é que alguns TRE’s já se preparam para realizar concurso para preencher vagas que ficaram abertas de abril de 2019 até os dias atuais.

É tanto que vários órgãos nomearam novos servidores naquela mesma semana, como os do Pará e o de Santa Catarina. A notícia veio como um alento a muitos candidatos que prestaram os concursos da Bahia, do Tocantins, do Paraná e do Rio de Janeiro, e hoje aguardam nomeações.

Cargos vagos TRE’s

A nossa equipe fez um levantamento sobre o quantitativo de cargos vagos hoje em toda a Justiça Eleitoral. Abaixo você confere os dados levantados.

Concursos 2019

O que estará disponível com a minha Assinatura da área de Tribunais, MPs e afins?

Com a assinatura da Área de Tribunais, MPs e afins você terá acesso a todos os cursos – inclusive ao Passo Estratégico – do Estratégia da área de Tribunais, Ministério Público e Defensoria Pública, conforme segue:

  • TJs e STF (Servidores)
  • TRFs (Servidores)
  • TRTs (Servidores)
  • TREs e TSE (Servidores)
  • MPs e MPU (Servidores)
  • DPEs e DPU (Servidores)
  • E, excepcionalmente, ao INSS.

Assinatura de 1 ano
(pagamento no cartão) – clique aqui

Assinatura de 1 ano
(pagamento de boleto) – clique aqui

Assinatura de 2 anos
(pagamento no cartão) – clique aqui

Assinatura de 2 anos
(pagamento no boleto) – clique aqui

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótima noticia, assim fica bem mais organizado com totais de vagas prevista.
    Diana em 08/04/19 às 17:51
  • Muito bom esse levantamento de vacâncias dos TREs. Gostaria de fazer uma sugestão: de fazer também o levantamento de vacâncias dos TRFs e dos TRTs. Assim, os alunos que estudam para tribunais ficam mais por dentro quanto ao número de vagas de eventual concurso que venha a ocorrer. Parabéns pela reportagem.
    Rafael em 25/03/19 às 13:35
  • Muito bom! Fazer concurso com nomeações "aos pingos". Todo o ano de 2018 perdido, total ou parcialmente, para os aprovados.
    Dickson Ramon em 25/03/19 às 12:56