Concurso Sefaz MT: é preciso estudar todas as disciplinas?
Ao todo, são 14 disciplinas a caírem nas provas do mais novo edital do concurso Sefaz MT (Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso).
Estas matérias são distribuídas entre provas objetivas (P1 e P2), a serem aplicadas nos períodos da manhã e da tarde. Veja:
Prova Objetiva – P1 (manhã)
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa 10
- Raciocínio Lógico 10
- Geografia e História Política de MT 10
- Conhecimentos Básicos
- Direito Tributário 15
- Economia e Finanças Públicas 05
- Auditoria 10
- Estatística 07
- Noções de Direito: Administrativo, Constitucional, Civil, Empresarial e Penal 08
- Inglês 03
- Princípios da Ética e Filosofia 02
Prova Objetiva – P2 (tarde)
- Conhecimentos Específicos
- Tecnologia da Informação 45
- Legislação Tributária Estadual 15
- Contabilidade Geral e de Custos 10
- Matemática Financeira 10
Em meio a tantas disciplinas, o interessado no concurso Sefaz MT pode se fazer uma pergunta importante nessa reta final:
Será que é preciso estudar todas as disciplinas para ser aprovado no concurso Sefaz MT?
A resposta é: não necessariamente. Nosso professor e Auditor Fiscal da Receita Federal, Bruno Bezerra, traz os esclarecimentos para você.
Mais do que estudar, Bruno argumenta que é fundamental elaborar uma boa estratégia que te auxilie a se destacar da multidão de candidatos.
Para que você consiga transformar seu planejamento de estudos, o auditor diz que é necessário saber o que priorizar e saber o que deixar de lado.
Algumas matérias no edital do concurso Sefaz MT têm um peso significativo e bem maior do que outras, como no caso da disciplina de Tecnologia da Informação, que representa 37,5% dos pontos totais da prova.
Já a Legislação Tributária também pode ter um peso considerado alto para muitos concurseiros, de 12,5% do total de pontos.
Somente elas duas somam-se à metade da pontuação total e, por isso, é primordial que você as priorize durante seus estudos.
Por outro lado, segundo Bruno, tem disciplinas como Economia, Estatística, Inglês e Ética e Filosofia que apresentam pouco quantitativo de questões, com pesos baixos, algumas delas, inclusive, bem difíceis.
“Então vale ponderar se você vai conseguir ver todo o conteúdo e, se não vai, é interessante realizar um corte estratégico, priorizando o que é mais importante para a prova”, fala Bruno.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Sefaz MT 2026, além das disciplinas, não deixe de conferir o nosso artigo completo sobre a seleção: