Consulte o seu local de prova discursiva do CNU 2025
Foi liberada a consulta individual para os locais de prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). Lembrando que o acesso deve ser feito no site da organizadora, a FGV.
No ato da consulta aos locais, os candidatos terão acesso ao cartão de confirmação. Nele, é possível verificar informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, entre outros detalhes.
De acordo com a organização do concurso, apesar de não ser obrigatório, é recomendável levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização.
Importante frisar que a prova discursiva do CNU 2025 será aplicada no próximo domingo, 7 de dezembro. Deverão realizar a etapa as 42.499 pessoas aprovadas na prova objetiva do certame.
Confira abaixo os horários e o local de realização das provas do CNU 2025:
- Para cargos de nível superior, a prova discursiva será realizada em 7 de dezembro, das 13h às 16h.
- Já os candidatos a cargos de nível médio farão as provas no mesmo dia, em horário reduzido: das 13h às 15h.
- Consulte o seu local de provas
ATENÇÃO! Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.
Como será a prova discursiva do CNU 2025?
A prova discursiva do CNU para os cargos de nível superior será formada por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.
Para nível médio, a avaliação será composta por uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.
Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios:
- Conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
- Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível intermediário): Na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
CNU 2025 avança pelo país e leva a segunda etapa a 228 cidades
O MGI confirmou que o CNU promove a inclusão e a regionalização do certame com oportunidades em 228 cidades e fácil acesso para os candidatos que irão enfrentar essa etapa de prova discursiva.
De acordo com o Ministério, as pessoas vão realizar a prova em um raio de até 100 km do seu local de residência, democratizando o acesso ao serviço público.
Para a segunda fase do Concurso Unificado, há pessoas aprovadas de todos os estados e do Distrito Federal. Veja logo abaixo:

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além do local de prova, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU