Artigo

Sun Tzu era concurseiro

A arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo general, estrategista e filósofo Sun Tzu. Mesmo depois de tantos anos, é um best-seller e já foi traduzido pra várias línguas, uma vez que muitas de suas premissas seguem válidas. E o melhor: podem ser aplicadas no nosso mundo dos concursos.

Lendo uma das suas citações mais famosas, me convenci que Sun Tzu era concurseiro. Veja:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

A primeira pergunta que faço é: quem é o inimigo do concurseiro? Outro concurseiro??? Não! Esse é um aprendizado que muitos demoram a ter. Contra quem você está duelando. Quando se entende que você e seu amigo não são inimigos, tanto você quanto eles têm a ganhar  com isso.

Afinal, vocês dois enfrentarão a verdadeira “vilã”: a banca examinadora. Por isso, é tão importante trabalhar com muitas questões de concursos anteriores. Saber o “estilo” da banca: se cobra mais literalidade, se cobra mais jurisprudência, se cobra mais questões teóricas ou aplicadas.



Mas cuidado! NÃO estude com questões sem comentários. O que agrega mesmo é ler os comentários de um professor gabaritado. Sou suspeito pra falar, mas aqui no Estratégia Concursos você tem à disposição os melhores!

Os cursos são estruturados de modo que, ao final de cada aula, você tenha dezenas de questões comentadas à disposição. Não achou suficiente? Assine o Tec Concursos, um site com milhares de questões (muito bem!) comentadas e seja feliz!


E a incidência de um determinado assunto? Muitas vezes, escutamos de um professor: esse assunto é muito cobrado. Mas será que é mesmo? Para ajudar você a entender o gosto de uma determinada banca sobre um determinado assunto, temos aqui no Estratégia o Passo Estratégico, no qual analistas avaliam a incidência, com dados estatísticos, de cada assunto para ajudar a avaliar a sua relevância e consequentemente priorizá-lo em caso de necessidade.

Mas Sun Tzu também fala da necessidade em conhecer a si mesmo. Para o artigo não ficar longo demais, convido você a ler o meu artigo   Autoconhecimento gera alto rendimento . Nele, fica clara a importância de conhecer a si mesmo.

É isso, meus amigos! Tiro, porrada e bomba nas bancas examinadoras!

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.