Artigo

Dicas práticas para concentração nos estudos

Quem nunca deu aquela viajada nos pensamentos e até esqueceu onde estava? Ou começou a mexer no Instagram e foi entrando num perfil, depois em outro, mais outro e quando percebeu já tinha passado um tempão?

Minhas dicas hoje são para você que, como eu, tem uma dificuldade enorme em se concentrar e se distrai até com uma mosca rs.

Protetor auricular ou abafador de ruídos

Para mim, esse fez total diferença. Reduz muito o barulho. Em uma situação mais crítica, quando seu vizinho coloca o som no volume máximo, coloque os dois (rs). O protetor você geralmente encontra em farmácias (é bem baratinho) e o abafador em lojas de EPI.

Intervalos regulares

Após uns 40 a 50 minutos de estudo, faça um intervalo de 5 a 10 minutos. Estique as pernas, vá ao banheiro, beba água, relaxe um pouco e volte com força total. Você vai ver como faz diferença!

Marcar o tempo com timer

Use o timer ao invés do cronômetro. Você não vai ficar naquela ansiedade, querendo ver se já deu o tempo que você tem que cumprir. O pulo do gato está em usar um timer online no computador em vez de usar o do celular.

Tire o celular do seu campo de visão

Não basta colocar em modo avião ou no silencioso. Tire-o de perto de você. Depois de um tempo você até esquece onde o deixou rs.

Deixe nos comentários os artifícios que você usa para se concentrar e vamos nos ajudar!

Grande abraço!

Carolina Teixeira

Coach do Estratégia Concursos

Instagram (@coachcarolteixeira)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A cada ciclo de estudo de 1h30 ou 2h eu faço um intervalo de 15 minutos. A garrafa de água é item indispensável na mesa. Uso o aplicativo Aprovado para cronometrar o tempo. Aqui em casa o povo nem liga a TV para não me atrapalhar, então barulho não é problema
    Gabriela Martins em 31/01/19 às 15:16
  • Ótimas dicas! Cada um tem seus macetes, lá vai uns meus. ->Sinto total diferença ao estudar com som instrumental, então uso Spotify premium versão família, pois fica pouco mais de 5 reais para cada por mês. Tem tbm o youtube music. Salve playlist prontas ou crie suas próprias (eu criei a minha e sempre que ouço um som instrumental que agrada aos meus ouvidos adiciono à playlist). -> Como estudo num local silencioso não uso o protetor auricular, mas no ambiente tem muita muriçoca, mosquito... então uso roupa confortável (calça de pano molinho e fresco; uma meia social p proteger os pés das picadas kkkkk). Odeio e perco toda a concentração se tiver bicho me picando! rs Coloco o ventilador no chão e ele venta na minha parte inferior, assim não fico calorenta. E se necessário pra proteger dos mosquitos tbm coloco uma camisa manga longa. -> ÁGUA! Tenha a garrafinha de água pra se hidratar adequadamente e não precisar levantar de 10 em 10 min pra beber. Essas condutas tbm influenciam na concentração. A minha garrafa é de 1L. Consumo no mínimo 3 por dia. -> SONO! Estudo em pé todo dia! Intercalo sentada e de pé. Experimente! Pra deixar meu tablet ou livro na altura ideal de ler em pé eu coloco o suporte de livro em cima de uma caixinha de isopor kkkkk Tenho outro suporte que regula a altura, mas gosto do menor mesmo. Aliás, cada um deles me serve de maneira diferente em determinados momentos. -> É indispensável ter um porta livros que serve de suporte para o tablet tbm e há outras funções que se descobre usando. Tenho dois modelos mas o que mais uso é esse http://www.lectorbrasil.com.br/p-2152430-Suporte-de-Livros-de-Mesa-Classico---Escuro O outro suporte maior que tenho é esse http://www.lectorbrasil.com.br/p-2146299-Suporte-de--Livros-e-Notebooks-(Cama)-FLEX---BRANCO O melhor pra quem utiliza livros é que o suporte ainda vem com um clipe super útil que segura as páginas abertas. Tudo para o bem da nossa concentração! Abraço, pessoal! Os concurseiros que quiserem me passar uns bizus podem, por favor, chamar no instagram vanderlleialima
    Vanderleia em 31/01/19 às 12:12
  • Eu utilizo a gravação do som de ar condicionado, abafa muito os outros ruídos...
    Alexandre Borges em 31/01/19 às 08:21
  • Boa noite eu costumo usar fone de ouvido com uma música bem lenta e sempre consigo me concentrar as vezes faço um suco de maracujá me sinto mais relaxada...
    Andressa Oliveira em 31/01/19 às 00:52
  • Uma dica legal tb é usar um celular velhinho que tenha android e deixar sem chip e apenas com o App Aprovado. Um relógio de pulso também ajuda a controlar o tempo de pausa. No começo, você demora a acostumar com o controle do tempo; depois vc não vive sem ele.
    Lucas Coelho em 30/01/19 às 23:17
  • Eu uso o abafador de ruídos, ajuda muito, tambem tenho um aplicativo no meu tablet com som de chuva e faz toda diferença. Valeu pelas dicas.
    Rodrigo M. Silva em 30/01/19 às 22:54