Artigo

Se “feiura” e “feiume” perderam o acento, por que “Guaíba” e “Guaíra” são acentuadas?

Olá, meus amigos!?✌

Alguns alunos têm me perguntado por que as palavras “Guaíba” e “Guaíra” são acentuadas, se há hiato formado de ditongo mais vogal “i” ou “u”, algo que ocorre com “feiume”, “feiura”, “baiuca”, palavras que perderam o acento com a Nova Reforma Ortográfica.

Bom, para isso, vamos começar falando um pouco sobre o que é hiato e ditongo.

Hiato = É o agrupamento de duas vogais, cada uma em uma sílaba diferente. lu-a-na, a-fi-a-do, pi-a-da

Ditongo = É o agrupamento de uma vogal e uma semivogal, em uma mesma sílaba.

Quando a vogal estiver antes da semivogal, chamaremos de Ditongo Decrescente (ex.: vai-dade, lei-te, caixa); quando a vogal estiver depois da semivogal, de Ditongo Crescente. (ex.:  gló-ria, má-goa).

Agora, vamos falar da regra de acentuação do hiato

Vamos recordá-la…

Os linguistas criaram a regra de acentuação do hiato, porque, em palavras como “ai”, por exemplo, não se sabia se o emissor da mensagem se referia a um advérbio de lugar ou da expressão de dor. Hoje fica mais fácil diferenciar por conta do acento:

ai: grito de dor

: advérbio de lugar

Veja mais:

sai: presente do indicativo do verbo sair (ele sai todos os dias)

saí: pretérito perfeito do indicativo (ontem eu saí).

cai: presente do indicativo do verbo cair (ele cai todos os dias)

caí: pretérito perfeito do indicativo (ontem eu caí).

Lembre-se de que, antes da Nova Reforma Ortográfica, havia acento em hiatos com vogais dobradas (lêem, vêem, vôo, magôo). Hoje, não há mais acento, simplesmente porque vogais dobradas só podem ser hiato, por isso não havia motivo do acento. Hoje, essas palavras são grafadas assim: leem, veem, voo, magoo.

Isso reforça o motivo de o acento do hiato ocorrer somente na diferenciação: o “i” ou “u” podem ser vogais ou semivogais.

Assim, há a regra de hiato , da seguinte forma:

As vogais “i” ou “u” recebem acento, quando nas seguintes condições:

– sejam a segunda vogal do hiato;

– sejam tônicas;

– estejam sozinhas ou com s na mesma sílaba;

– não sofram nasalização;

– não sejam dobradas (ii, uu).

ex.: saída: sa-í-da; faísca: fa-ís-ca; balaústre: ba-la-ús-tre;  possuímos: pos-su-í-mos; possuía: pos-su-í-a.

Esta é a regra do hiato, mas há uma extensão dela, que é o hiato formado de ditongo e vogal.

É por isso que acentuamos as palavras “Piauí“, “teiú“, “tuiuiú“.

Note que esse hiato é formado de ditongos “au”, “ei”, “ui” e vogais “i” e “u”.

Assim, para evitar confusão entre “u” e “i” serem vogais ou não, há o acento na segunda vogal do hiato formado de ditongo e vogal.

Com base nesta regra, as palavras “feiura”, “feiume”, “baiuca” tinham acento antes da Reforma (: “fera”, “feme”, “baca”), porque os linguistas à época entendiam que esta seria uma forma prática de diferenciar o que era semivogal “i” e vogal “u”. Portanto, com acento, era vogal; sem acento, era semivogal.

Porém, com a Nova Reforma Ortográfica, os linguistas entenderam que neste caso não haveria mais confusão entre o “i” e “u” ser vogal ou semivogal. Isso porque, em “feiura”, por exemplo, ocorre seguramente a vogal “e” e a semivogal “i”. Assim, é prático perceber que o próximo som vocálico é de uma vogal (e não de uma semivogal): fEiUra (Destaquei a vogal em maiúscula para facilitar seu entendimento).

Como as oxítonas “Piauí“, “teiú“, “tuiuiú” têm uma vogal final mais forte, entenderam os linguistas, após a Nova Reforma Ortográfica, que se deve acentuar as oxítonas com hiato constituído de ditongo mais vogal, em que a segunda vogal do hiato é tônica. Porém, as paroxítonas deixaram de ser acentuadas, como “feiura”, “feiume”, “baiuca”.

Depois de tudo isso que aqui falamos, certamente você pode estar com a seguinte dúvida:

Se “feiura”, “baiuca”, “feiume” perderam o acento por serem paroxítonas com hiato constituído de ditongo mais vogal, por que as palavras “Guaíba” e “Guaíra”, que também são paroxítonas e apresentam  hiato constituído de ditongo mais vogal, recebem acento?

Bom, embora o acordo não diga que somente as tônicas precedidas de ditongo decrescente terão o acento gráfico eliminado, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) manteve o acento no “i” após o ditongo crescente. Isso ocorreu por um ajuste interno (no Brasil), em que aparecerem palavras, cuja falta de acento modificaria a tonicidade das mesmas. Note que “Guaíba”, sem acento, passaria a ser tônica no “a” /GuAiba/.

Assim, para evitar tal mudança de tonicidade, arbitrariamente, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa manteve o acento em palavras com hiato formado de ditongo crescente seguido de vogal tônica “i”.

Note que nas palavras do novo acordo em que foi retirado o acento (feiura, feiume, baiuca), a tonicidade da palavras continua recaindo sobre o “u” da sílaba tônica. Isso porque o “i” é semivogal, logo a vogal tônica “u” se encontra após ditongo decrescente.

Já em “Guaíba”, “Guaíra”, há ditongo crescente, e o “a” é vogal. Assim, sem acento, esta vogal “a”, junto ao “i”, teria força para ser a tônica e passar o “i” para semivogal: guAira, guAiba.

Portanto, para evitar mudança de sílaba tônica, alterou-se a regra do novo acordo, criando outra, mesmo sem estar prevista lá, que é a seguinte: “Acentua-se o “i” tônico formado do hiato com ditongo crescente: Guaíba, Guaíra.”

Entenderam? É mais simples do que parece: se a palavra for paroxítona e o hiato vier depois de ditongo decrescente, NÃO há acento (feiura, baiuca, feiume); se o hiato vier depois de ditongo crescente, há acento (Guaíra).

            Agora tenho certeza que você não erra mais!??

            Um grande abraço,

           Décio Terror.

Para mais dicas acesse as minhas redes sociais:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Kkkk, Prof. já vi sua aula sobre esse assunto e agora tambem li essa explicação e continuei embaralhada. Vou rever a vídeo mil vezes.... Abraços...
    Isabel Araújo em 08/12/18 às 07:58
  • Obrigado mestre pelas dicas resumidas e diretas ... ??
    Joelde em 07/12/18 às 18:17
  • Valeu!!!!!! Abraço! Décio Terror
    Décio Terror Filho em 05/12/18 às 10:26
  • SHOW os seu comentários da nova ortografia portuguesa brasileira,,, não sabia de nada disso. m.obrigado!
    simoes em 05/12/18 às 10:19
  • Bela dica professor.
    Wellington Francisco em 05/12/18 às 05:30
  • Obrigado pela dica Terror. Grande Abraço.
    Ricardo em 04/12/18 às 16:05