Artigo

REVISÕES: COMO PROCEDER?

Olá! Vamos falar um pouco sobre revisões?

Preliminarmente, cumpre destacar um ponto importantíssimo sempre que a temática é planejamento de estudos, a subjetividade.

Praticamente tudo que esteja relacionado a planejamento de estudos passa por isso (pelo subjetivo de cada um): definição de metas, sistematização das revisões, estrutura do ciclo de estudos, quais as revisões serão programadas e por aí vai….

Pois bem, falando sobre revisões, existem alguns estudos científicos que apontam qual intervalo de tempo e qual o número de vezes que deveríamos repetir o estudo de um conteúdo para fixá-lo na memória de longo prazo. Esses estudos dizem, em suma, que deveríamos repetir o estudo de um conteúdo 7 vezes e efetuar revisões de 24h, 7 dias e depois a cada 30 dias.

Obviamente, seguir ao pé da letra essa orientação, em muitos casos, é praticamente impossível, para quem estuda, por exemplo, 2h30 ao dia, não é viável que se dedique a efetuar 3 revisões sistematizadas no plano e depois de novo revisar a cada 30 dias, vai chegar um momento em que teremos mais da metade do tempo da meta dedicada a revisões, e aí o conteúdo não “anda” nunca…

Então, o que fazer? Faça, NO MÍNIMO, uma revisão de curto prazo (24h após o estudo do conteúdo) e uma de longo prazo (que pode variar de 30 a 45 dias de intervalo), efetuando a revisão de médio prazo (7 dias) somente quando houver uma boa disponibilidade de tempo.

Ok, mas e as 7 repetições mencionadas anteriormente? Bem, ainda que tenhamos somente 2 revisões programadas, afirmo que podemos chegar nessas 7 repetições. Não esqueça que fazer questões também é estudar, também é uma forma de rever tópicos estudados. Vejamos então quantas vezes podemos repetir o estudo ao longo do tempo:

  1. Estudo teórico
  2. Revisão curto prazo
  3. Questões
  4. Revisão longo prazo
  5. Repetição questões realizadas
  6. Revisão total ao finalizar estudo da matéria
  7. Questões total (fase avançada dos estudos)

E a revisão de longo prazo? Deve ser repetida? Em minha opinião é desnecessário efetuar a famosa “revisão a cada 30 dias” de forma ininterrupta, especialmente para aqueles que não possuem rotina de dedicação integral aos estudos. Como já disse, se formos adotar essa postura chegaremos ao ponto de dedicar a maior parte do tempo do planejamento a revisões, e aí não iremos exaurir nunca o conteúdo.

Ademais, dificilmente teremos matérias em que levaremos, por exemplo, mais de 6 meses para finalização, somente em algumas disciplinas mais pesadas em concursos de nível mais elevado teremos essa situação, pois, normalmente, em um período de 6 meses, na maioria dos concursos, conseguimos exaurir o conteúdo de determinada disciplina (em alguns casos pode demorar mais, vai depender, também, da subjetividade de cada um).

Galera, seguindo uma metodologia adequada, um planejamento bem elaborado e individualizado podemos, ao natural, repetir por até 7 vezes os estudos, notem que no exemplo dado nem inseri a revisão de médio prazo e ainda assim atingimos uma grande quantidade de repetições do estudo de um mesmo conteúdo!

Logicamente, para efetuar um estudo com essas características, é necessário que tenhamos um prazo razoável para tal. Para quem estuda com edital já publicado não há a menor condição de efetuar essa sequência. Em fase de pós edital a estratégia muda completamente! O planejamento é de reta final!

Uma outra ótima dica é o aluno se utilizar dos materiais do passo estratégico para focar em questões relacionadas aos assuntos mais cobrados pelas bancas na hora de revisar

Mas o que é o passo estratégico?

Passo Estratégico é um método poderoso de revisão por meio de simulados, dados estatísticos e questões comentadas.

Saiba um pouco mais sobre isso em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/passo-estrategico/

Estes são os meus cursos no passo estratégico:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/piero-albuquerque-3347/

Forte abraço e enviem suas dúvidas para [email protected]

Piero Albuquerque

Auditor Fiscal da Receita Federal
Coach para Concursos
@professorpieroalbuquerque
@passoestrategico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Aço! Excelente!!
    Willian Moura em 07/11/18 às 19:44