Artigo

Carreiras Policiais na Mira

Bom dia, galera!

As Carreiras Policiais, que incluem PF, PRF, na União, e polícias civis e militares, nos Estados, estão na crista da onda no mundo dos concursos. Pelo menos é o que se espera diante do quadro político atual da União e dos Estados onde os governadores tiveram a segurança pública como bandeira de campanha, que deve se materializar durante os governos.

Na União, por exemplo, teremos em breve o concurso da Polícia Rodoviária Federal, com 500 oportunidades para aqueles que desejam guardar as estradas do nosso país. Além disso, a PF deve nomear uma quantidade boa de candidatos aprovados no último concurso, tendo em vista os recentes anúncios de priorização do combate aos crimes em âmbito federal, como a corrupção e o tráfico internacional de drogas.

No Estados, vamos dar maior enfoque a São Paulo, que detêm a maior economia do país e, conforme pode ser inferido dos discursos do governador eleito, João Dória, deve investir pesado em segurança pública. Esperamos mais de 20 mil vagas para as polícias do Estado de São Paulo, vide artigo do grande Paulo Bilynskyj https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/policia-sao-paulo-20-000-vagas-para-2019/, onde constam os detalhes e distribuição dos cargos vagos nas carreiras policiais paulistas. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro deve seguir o mesmo caminho…

Diante desse cenário de fartura de vagas nas Carreiras Policiais, é importante entender a importância de iniciar a preparação o quanto antes. Nada de ficar aguardando o edital sair pra começar a estudar, pois esse é o maior erro que um concurseiro pode cometer. Quando o edital é publicado, temos cerca de 2 meses até a prova, geralmente, isso é muito pouco para garantir a aprovação.

Vejam o que vocês precisam fazer para iniciar a preparação (6 dicas para organizar os estudos):

1 – Escolha o cargo alvo (é preciso focar em uma área/cargo);

2 – Adquira o material específico para o cargo, dando prioridade ao estudo por pdf (o Estratégia tem cursos focados em cada cargo);

3 – Monte seu planejamento e crie seu ciclo de estudos (veja o Método 4.2 de Revisão, excelente ferramenta para o estudo a médio/longo prazo. Link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/metodo-4-2-de-revisao/);

4 – Defina a sua rotina de estudos (estude todos os dias, faça disso um hábito);

5 – Não deixe de fazer questões (esse é o caminho mais rápido para a excelência: a prática); e

6 – Acompanhe os seus percentuais de acerto em questões (nós só melhoramos o que medimos).

Consta no meu canal no Youtube (ProfRafaelBarbosa) um vídeo explicando o Método 4.2 de Revisão, onde deixo o link de uma planilha contendo um ciclo de estudos padrão. Basta fazer o download desse arquivo e alterar os campos com base no último edital do concurso que você escolheu.

É isso, pessoal, não deixem as coisas para a última hora, isso pode valer a sua aprovação. Espero que vocês tenham entendido a mensagem que eu quis passar (de não deixar para estudar apenas depois do edital publicado).

Desejo sucesso a todos e bons estudos.

 

Rafael Barbosa

Professor e Coach para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi tudo bem? Gostaria que fosse divulgado algum planejamento para quem trabalha o dia todo. Estudo poucas horas por dia (pra ser mais exata umas 3), sou casada e tenho um filho pequeno e muitas vezes me perco nos estudos. Procuro sempre acordar mais cedo para estudar mas como meu filho acorda muito à noite ainda, tá complicado. Até já fiz orçamento com um Coach mas no momento não tenho condições financeiras.
    Gabriela Loureiro em 06/11/18 às 07:06
  • Por onde começar?
    Caíque neves em 06/11/18 às 06:48