Artigo

Método 4.2 de Revisão

Meus caros amigos, tudo bem com vocês?

Muita gente tem me perguntado o que seria o Método 4.2 de Revisão, isso logo após eu divulgar em uma de minhas redes sociais alguns resultados e feedback positivos dos meus alunos do coaching.

Umas das coisas mais importantes durante o caminho da aprovação é saber quando e o que revisar, isso porque a grande quantidade de disciplinas que temos que estudar ao mesmo tempo acaba dificultando a fixação do conhecimento.

O Método 4.2 de Revisão visa encurtar o tempo entre a primeira leitura e sua correspondente revisão, sempre agregando muitas questões. Existem várias formas de organizar sua revisão e estou aqui trazendo para você mais uma opção.

Vamos aos passos para organizar sua revisão segundo o Método 4.2 de Revisão:

1 – Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;

2 – Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;

3 – Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;

4 – Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);

5 – No dois dias de revisão, releia todos os grifos e anotações feitos durante a semana, em cada disciplina;

6 – Além disso, faça quantas questões puder de todas as disciplinas nesses dois dias de revisão (distribua as questões de forma proporcional entre as disciplinas revisadas);

7 – Procure fazer entre 200 e 300 questões por semana (dos assuntos que você estudou);

8 – Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;

9 – Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!

Por trabalhar as revisões dos assuntos por blocos semanais, o estudo acaba ficando mais dinâmico. As revisões ficam mais fáceis de serem controladas no Método 4.2 de Revisão, isso tem reflexos positivos na produtividade. Faça um teste, você vai sentir a diferença.

Bom, é isso que eu gostaria de passar pra vocês. Lembrem-se que, independentemente do método, faça tudo com muita garra e força de vontade.

Até a aprovação!

Abraços

 

Prof. Rafael Barbosa

Coach para Concursos

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Fala professor, beleza? Achei interessante esse método de revisão. Mas acredito que eu precisaria de uma adaptação. Eu estudo 7 dias da semana, não descanso no domingo porque tenho cerca de 3 horas líquidas diárias de estudo (trabalho e faço faculdade). Então estudo todos os dias, porém tendo apenas 3 horas líquidas. No meu caso poderia ser mais eficaz 6x1? 6 dias de matéria e 1 de revisão? Posteriormente volto à fazer revisão deste material, por exemplo a cada 30 dias? Obrigado pela atenção.
    Andrey Ovidio Flores em 29/05/19 às 15:29
  • Alguém que está utilizando este método e sentiu diferenças consideráveis nos estudos poderia se pronunciar dando um depoimento por assim dizer?
    Marcelo Rafael em 10/04/19 às 10:04
  • Bom dia, Rafael! Até que enfim algo próximo da realidade da maioria das pessoas que estão estudando para concursos. No mundo dos concursos, só vemos pessoas bancadas pelos pais, que estudam 8 a 10 horas por dia e que passam em concurso estudando de 3 meses a um ano. Isso deveria ser um fator motivacional, só que não! Quando nós (meros mortais) vemos esse tipo de divulgações, ficamos mais desmotivados, pois não dispomos de tanta grana assim (mesmo que seja racionalizada, mas, na maioria, não sai dos próprios bolsos), muito menos de tempo. Gostaria muito que os cursinhos nos mostrassem a realidade de pessoas como eu (Pai de família e com trabalho de 8 hrs na iniciativa privada). Coisas desse tipo, acho que nunca vi. Mesmo assim, estudo 4 horas por dia e faço minhas revisões do dia anterior no horário de almoço. Sempre lutando contra o tempo e contra os imprevistos do dia-a-dia de pai de família, subindo nível em passos curtos, mas sempre com a crtz de que chegarei lá. Não me considero concurseiro, pois não quero seguir carreira nisso...rs, sou um empregado estudando para ser servidor público, sempre com o foco em proporcionar tranquilidade e estabilidade à minha família.
    Juliano B. em 29/03/19 às 10:24
  • Professor, vc pode listar em quais concursos passou usando este método? Obrigado desde já!!!
    Eduardo Rocha em 04/09/18 às 19:06
  • Olá, Rafael, Sou aluno do estratégia, e acompanhei sua monitoria do dia 01/08, e gostaria de receber a planilha do método 4.2 revisão, pois não consegui em seu instagram. Obrigado!
    marcio galhardo machado em 02/08/18 às 22:55
  • Muito bom este método!
    Eronildo em 04/05/18 às 17:00
  • Fico muito grato!a dica é muito boa e rentável.
    Eronildo em 04/05/18 às 16:59
  • Michael, o segredo deste método está justamente em conseguir bater o edital mais rapidamente e assim poder ver todo o conteúdo do zero, e uma nova leitura. Para fixação de qualquer conteúdo, mais vale a leitura por mais de uma vez do que se "agarrar" na primeira leitura e não sair mais dela.
    Rafael Barbosa em 15/04/18 às 18:03
  • Muito bom o método 4.2, iniciei na última semana e os resultados sao animadores! Parabéns professor!
    Alcir em 20/02/18 às 16:28
  • A ideia é avançar no conteúdo, fazendo a segunda revisão na etapa de sedimentação de conhecimento.
    Rafael Barbosa em 20/02/18 às 14:20
  • Aguardo o feedback! ;)
    Rafael Barbosa em 20/02/18 às 14:18
  • No meu coaching temos duas etapas (cíclicas) de estudos: a) acúmulo de conhecimento - onde vemos a teoria + revisão no Método 4.2; e b) sedimentação do conhecimento - onde praticamos exaustivamente as questões (incluindo os comentários). Isso sempre batendo todo o edital. Só passamos para a próxima etapa após ter visto todo o conteúdo programático. Fazemos isso repetidas vezes até o nome constar no diário oficial. :)
    Rafael Barbosa em 20/02/18 às 14:17
  • Parece uma ótima ideia! Vou testar :) Muito obrigada por compartilhar!!
    Tamiris em 20/02/18 às 11:22
  • Preciosa dica. Prática e direta. Espero por mais dicas com essa.
    Larissa em 20/02/18 às 11:03
  • Vou Testar !!! Obrigada Professor !
    Sibelle em 20/02/18 às 08:07
  • Irei realizar o teste, ótima dica. Valeu Professor.
    Maria em 19/02/18 às 23:22
  • Interessante, depois de revisado na primeira semana, quando o assusto é estudado novamente?
    Lauro em 19/02/18 às 18:34
  • Achei excelente dica, principalmente para quem trabalha, ocupa menos tempo na carga horária diária e dá para avançar melhor nas disciplinas.
    Pamella em 19/02/18 às 17:54
  • Vou testar a revisão 4.2!
    Claudio em 19/02/18 às 15:31
  • Simples e objetivo, vou colocar em prático e passo um feedback. Muito obrigada professor!
    Rosana em 19/02/18 às 15:06
  • Achei muito interessantes esse método, professor. Mas tenho uma dúvida: em relação aos assuntos já estudados nas semanas anteriores, como revisar?
    michael em 19/02/18 às 14:50