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Recursos administração – MPU – Técnico

Oi!

Bem vindos a uma das piores provas que o examinador do Cespe já fez.

Nível prova da ABIN: questões extremamente controversas, teorias mal colocadas, interpretações confusas… enfim, uma zorra total. Lamentável. Uma loteria.

Vamos às possibilidades de recursos  (lembre-se: você tem que fazer os recursos com suas próprias palavras, se copiar e colar daqui seus recursos serão anulados):

Q: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.
Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação.
A existência de roteiros-padrão se associam à Teoria da Administração Científica de Taylor, que faz parte da Abordagem Clássica da Administração, e não da Teoria Clássica (de Fayol), conforme apontado pela banca – que se preocupa com o estabelecimento da estrutura organizacional. Apesar disso, reconhecemos que alguns autores trazem Taylor e Fayol como parte da “Teoria Clássica”, o que torna o ponto controverso e a questão impossível de ser respondida com 100% de certeza.

Q: Em função da evolução da administração pública brasileira, a visão globalizada da gestão deve prevalecer sobre uma visão analítica
Gabarito Preliminar: Certo. Solicitar anulação.
A visão globalizada da administração realmente prevalece, nos dias de hoje, nas organizações privadas, sobre uma visão analítica. Apesar disso, tal visão não se dá como consequência da evolução da administração pública brasileira, mas da evolução da ciência da administração e de sua aplicação prática (tomadas em conjunto). Na prática, inclusive, ainda prosperam na administração pública brasileira visões analíticas sobre políticas públicas, planejamento, orçamento, etc.
Entendemos a possibilidade de compreensão diversa e, por isso, solicita-se a anulação da questão.

Q: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição
Gabarito preliminar: certo. Solicitar anulação.
Práticas de reconhecimento e valorização dos empregados favorecem a motivação dos funcionários, não há dúvidas, mas a questão induz o candidato ao erro ao deixar subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados, o que está errado, uma vez que sua não aplicação aos funcionários mais engajados geraria perda de sua motivação. Por essa razão, você deve solicitar a anulação.

Q: Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.
Gabarito preliminar: Errado. Solicitar anulação.
Entende-se a existência de diferentes modelos de planejamento estratégico e supõe-se a existência de algum em que a banca tenha baseado seu gabarito. Apesar disso, aponta-se o Modelo de Djalma Pinho de Oliveira, no qual o planejamento estratégico é dividido em 4 fases: diagnóstico, missão, instrumentos prescritivos e quantitativos e controle e avaliação. Bem, A análise do ambiente acontece no diagnóstico (1ª fase) e a definição acontece no uso de instrumentos prescritivos e quantitativos (3ª fase). Desta forma, a assertiva deveria ser considerada correta.
Assim, é mister solicitar a inversão do gabarito ou anulação da questão, dada a existência de múltiplas respostas com base em outros modelos.

Q: Situação hipotética: Uma instituição de serviços públicos realizou um levantamento e constatou que, no decorrer de dez anos, a maioria dos seus clientes preferiu os atendimentos virtuais aos presenciais. Assertiva: Esse fato é considerado um indicador de tendência do comportamento do consumidor.
Gabarito preliminar: certo. Solicitação: inversão de gabarito.
A banca considerou a evolução das preferências do consumidor como um indicador de tendência, e não de resultado da ação organizacional. Ora, foi necessário que a organização tivesse múltiplos padrões de atendimento (virtual e presencial – um esforço, a incorporação de uma tendência tecnológica) para que isso se revertesse em um resultado – a mudança de preferências do consumidor. Além disso, por não apontar tendência para um resultado, o indicador também não faz sentido como de tendência, mas sim de resultado. Por esta razão, solicite a inversão do gabarito para errado.

Q: O escopo de um projeto para automação de processos judiciais em um órgão público deve ser definido durante a fase de concepção do projeto, para que haja uma clara delimitação das atividades que farão parte do planejamento.
Gabarito preliminar: Errado. Solicitar anulação da questão.
Ocorre que o escopo começa a ser definido na concepção e sua definição se aprofunda no planejamento. Desta forma, dependendo da interpretação, podemos considerar a questão como correta ou errada e, por isso, a questão merece ser anulada.

Q: Durante a fase de monitoramento e controle de um projeto, a identificação da necessidade de ajustes pode implicar o retorno à fase de planejamento.
Gabarito preliminar: Certo. Solicitar anulação.
Ora, ocorre que as atividades de planejamento seguem acontecendo ao longo do projeto, mas isso não significa o “retorno” ou “volta atrás” para realizar um novo planejamento após o monitoramento, mas um “andar para frente” através da construção de um novo planejamento de ação, considerando o feedback obtido. O uso de informações para um novo planejamento apontam claramente que não se retorna (abandonando as ideias anteriores), mas se caminha para frente em direção ao novo planejamento, considerando as informações do planejamento anterior e o feedback obtido no monitoramento.
Como duas interpretações são possíveis por conta da imprecisão na linguagem utilizada pelo examinador, você deve solicitar anulação da questão.

Bem, é isso. A prova foi uma lástima. Mesmo que seu resultado não tenha sido tão bom, fique tranquilo(a): as notas de aprovação nessa prova serão mais baixas do que o normal, você ainda tem chances!

Abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

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Veja os comentários
  • Prova média em dificuldade.
    Alex Sandro dos Santos em 31/10/18 às 18:31
  • As bancas organizadoras olham pra gente e pensam "alá, bando de trouxa".
    Mercia em 25/10/18 às 14:53
  • RECURSO - Entre os esilos de liderança, o democrático é, em regra (...) LIVRO de Idalberto Chiavenato - Introdução à Teoria Geral da Administração, 9ª Ed., Manole, 2014: "Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade e qualidade. Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo de produção equivalente à liderança autocrática, com qualidade de trabalho surpreendentemente superior".
    Marcelo Augusto de Oliveira em 25/10/18 às 13:05
  • Bom dia professor, realmente a prova foi bem divergente e confusa, e com certeza cabe muitos recursos e não só da sua matéria. Agora uma dúvida minha: tem a possibilidade de aplicação de um nova prova? Por conta dessa zorra total que foi essa prova?
    Priscila em 25/10/18 às 09:39
  • Desde que faço concurso (alguns anos) nunca vi algo parecido como foi essa prova de administração. Que issso, loteria msm! Me lasquei em tentar chutar, pq qm acertou isso foi no chute né. Se deu bem quem deixou qse td de administração em branco.
    amanda em 25/10/18 às 08:51
  • Pô, professor, o senhor quer anular todas as questões que eu acertei! Hahahaha Fala que não dá pra interpor recurso não, deixa quieto isso aí! XD Numa coisa tenho que concordar, essa prova de administração foi muito mais uma prova de "conhecer as mecânicas das provas do CESPE" do que propriamente Administração. Acho que por isso que me saí bem. Espero que não alterem muitos gabaritos, nem anulem questões, pois se o gabarito definitivo permanecer da mesma forma que o gabarito preliminar, é bem capaz que essa seja a minha vez de ser nomeado. ;) Um abraço a todos!
    Lucas em 25/10/18 às 02:44
  • Q: Em função da evolução da administração pública brasileira, a visão globalizada da gestão deve prevalecer sobre uma visão analítica Na evolução das funções administrativa deixamos simplesmente de ter uma visão analítica interna e externa de forma regional, restrita, para uma visão macro, necessariamente ampla e global, assim ampliando diversos elementos que influenciam seu funcionamento, tendo uma maior efetividade de visão ao longo prazo no planejamento estratégico.
    MARIO MESQUITA em 24/10/18 às 18:41
  • Olá Professor! Obrigada pela excelente correção! Permita-me discordar do seu posicionamento em relação à seguinte questão: Q: Durante a fase de monitoramento e controle de um projeto, a identificação da necessidade de ajustes pode implicar o retorno à fase de planejamento. O examinador, por utilizar o verbo PODE, ao meu ver, não induz ao pensamento de que a regra seria refazer todo o processo, mas sim, que em algumas situações, o processo teria mesmo que ser refeito. Um grande abraço!
    Erika Krauss em 24/10/18 às 16:38
  • a questão de análise SWOT. Forças e Oportunidades geram Estrategia de DESENVOLVIMENTO. Não achei em lugar algum que diga fortalecimento. ( eu achei uma tabela na internet com o nome (Oliveira, 1999. ) fonte
    Jose Ataide em 24/10/18 às 15:53
  • Professor, por favor comente a questão sobre análise SWOT. o CESPE considerou esta questão como certa. Porém, se ambos os cenários são positivos, não se trata de estratégia de desenvolvimento??? Não encontrei enbasamento para justificar o 'fortalecimento' citado pela banca.
    Ana Paula em 24/10/18 às 15:18
  • Professor faltou a questão da Análise SWOT. Eles consideram Certa.
    Jacy em 24/10/18 às 14:43
  • Concordo com a opinião do Bruno, professor, e discordo também, respeitosamente, da sua quanto à questão Q: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição. Gabarito preliminar: certo. Solicitar anulação. A questão não disse em momento nenhum a palavra APENAS, portanto, não diz que apenas os menos engajados são motivados. Portanto, não consigo ver o erro.
    Karen em 24/10/18 às 14:12
  • Caramba, Se tivesse feito a prova, o professor teria errado menos que eu.
    Oldboy em 24/10/18 às 13:56
  • Prezado professor Carlos Xavier. Parabéns pela correção padrão CIA. Corroborando, no que se refere as duas últimas questões que trata de conhecimento sobre "Ciclos de" PROJETOS, e baseado no PMBOK 5ª, reitero suas observações e respostas, em que todas as fases de um projeto é susceptível ao controle por iterações e incrementos ou seja, um ciclo PDCA. Quanto ao escopo, diria que este - oficialmente -, nasce na fase inicial do planejamento. Novamente parabéns, de fato uma prova controversa. Um abraço a todos.
    PAULO VALERIO em 24/10/18 às 12:43
  • Quanto à questão do funcionário que não se identifica com o propósito da organização, eu entendi como errada com base na teoria dos dois fatores. Considerando que os fatores colocados pela questão são fatores higiênicos e não de fato motivacionais, não fariam diferença em termos de motivação para este funcionário, que não se identifica com o trabalho em si.
    Jo em 24/10/18 às 12:33
  • Professor, no gabarito a questão "Se um sistema de análise eletrônica de dados realiza sessenta análises em um período de seis horas, então se trata de uma análise de velocidade, haja vista as técnicas de análise o mensuração de processos." e "A retenção do conhecimento científico pelos administradores de uma instituição e o compartilhamento das experiências práticas entre técnicos e analistas, ainda que exista segregação clara das etapas de retenção e compartilhamento, promovem um adequado processo de gestão do conhecimento organizacional." estão como polêmicas, mas não consigo achar fundamentos para elas. Obrigada!
    Luisa em 24/10/18 às 12:18
  • Olá! Posso pedir recurso em questões que não marquei?
    Karina Gomes em 24/10/18 às 12:01
  • Obrigado professor, mas discordo da sua análise dessa questão: Q: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição. Gabarito preliminar: certo. Solicitar anulação. O professor diz que deixou subentendido que as referidas práticas só se aplicam àqueles menos engajados. A questão não diz isso em nenhum momento, nem deixa subentendido. Ela apenas diz que favorece os menos engajados, e isso está correto.
    Bruno em 24/10/18 às 11:58
  • Eliane, concordo com você, também não achei em lugar nenhum fortalecimento. Na hora pensei em desenvolvimento.
    Fernanda em 24/10/18 às 11:46
  • Bom dia Professor. Obrigada por toda ajuda. Gostaria de saber se haverá recurso para arquivologia.
    Dinha em 24/10/18 às 11:40
  • Boa tarde professor, você poderia informar a fonte da sua explicação para embasar o recurso das questões supracitadas?
    Renato Paes da silva em 24/10/18 às 11:29
  • Professor, na questão de análise Swot oportunidade e força podem gerar DESENVOLVIMENTO ou ALAVANCAMENTO, e não fortalecimento da organização como mencionado na questão.
    Fabiana em 24/10/18 às 11:25
  • Bah, esse CESPE hoje tá querendo simplesmente ferrar o cara. Não tem mais intenção de medir conhecimento. Que sacanagem essa prova. Obrigado pelas dicas de recursos, Carlos, e obrigado Estratégia pelo suporte que vocês nos dão.
    Gustavo em 24/10/18 às 11:21
  • Q: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração. Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação.Sobre essa questão coloquei como errada rs acertei mais para o cespe o gabarito esta como correta. loucura, loucura, loucura... rsrs
    Jero em 24/10/18 às 11:14
  • Eliane, tb não encontrei "fortalecimento".
    kleber em 24/10/18 às 11:07
  • Professor, na primeira questão comentada pelo senhor, o gabarito preliminar da banca foi certo.
    Francisco Elivelton da Costa Alencar em 24/10/18 às 11:05
  • Q: A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração. Gabarito preliminar – Errado. Solicitar anulação. Sobre essta Questão eu coloquei errado no gabarito, mais no gabarito do Cespe esta como CERTA. rs Como faço pra pedir anulação?
    Jerônimo Júnior em 24/10/18 às 10:58
  • Valeu professor Deus ilumine ainda mais os seus passos
    Dalmo Aguiar em 24/10/18 às 10:56
  • por mais baixa que seja, eu fiz 60 pontos para técnico no Df, estou perdido, não sei o que fazer...
    MARCELO em 24/10/18 às 10:54
  • Obrigado pelo ajuda, professor. Uma pena a banca não ter seriedade o suficiente para fazer questões um pouco mais objetivas, sem tanta margem pra interpretação. Desse jeito, ficamos reféns do examinador.
    Raul Leite em 24/10/18 às 10:07
  • Deus te ouça professor, com o gabarito oficial fiquei com -1 de saldo em ADM.. Foram 4 anos de faculdade de ADM e muito estudo pra concurso jogados no lixo com essas questões.. A única coisa que sei é que nada sei sobre a Cespe.. Prova que nivelou quem estudou a quem não estudou.. Triste..
    Luciana Brandão em 24/10/18 às 08:48
  • Assim fica dificil conseguir aprovação, pois fica a critério da banca qual a resposta certa ou errada.
    Eleosmar em 24/10/18 às 08:13
  • Professor a questão de análise SWOT. GERA forças e oportunidades geram DESENVOLVIMENTO. Não achei em lugar algum que diga fortalecimento.
    Eliane em 24/10/18 às 08:04
  • Professor, eu até entendo que alguns autores tomam fayol e Taylor como teoria clássica. Mas o edital se refere a "abordagem classica", o que, ao meu ver, acaba diferenciando clássica de científica, como duas espécies.
    Hugo em 24/10/18 às 07:58