Artigo

Assustado com a quantidade de inscritos?

Olá, Corujas, tudo bem? Está assustado com a quantidade de inscritos no seu concurso? A divulgação da quantidade de inscritos no concurso desejado pode trazer ansiedade aos candidatos, logo, fazendo-os acreditar que não irão conseguir vencer a enorme concorrência apesar de seus esforços.
Então, neste artigo, vamos desmistificar a concorrência e detalhar a concorrência qualificada, ou seja, aquela é composta por candidatos que realmente têm possibilidade de garantir a vaga.

Análise de Concursos Anteriores

Assim, vamos analisar concursos finalizados recentemente que deixaram até mesmo o concurseiro mais experiente assustado com a quantidade de inscritos. E, também, já vamos ficar de olho no aguardado Concurso Público Unificado.


INSS 2022


O concurso para Técnico do Seguro Social, realizado no ano de 2022, reuniu mais de um milhão de inscritos.

Assustado com a quantidade de inscritos? Páginas especializadas e até telejornais divulgavam a grande concorrência inscrita para disputar as 1.000 vagas oferecidas.
Em um primeiro momento, o número choca, afinal foram um milhão de inscritos. Entretanto, devemos entender que muitos inscritos são “aventureiros” atraídos pelo farto número de vagas.
Outro ponto a ser observado é que o concurso fora regionalizado, sendo assim, os candidatos estavam espalhados entre as 97 gerências com vagas abertas. Ainda assim, há locais mais concorridos, como, por exemplo, Distrito Federal que teve mais de 5 mil candidatos por vaga.
O Blog do Estratégia divulgou, à época, que a abstenção média ficou em torno de 30 a 45%, portanto, a abstenção ficou em torno de 53,14%. Você pode ver a matéria completa clicando aqui.
Dentro dos 70% dos inscritos que compareceram para a realização das provas, temos aqueles que foram se aventurar sem estudar, aqueles que foram treinar visando a outro concurso, aqueles que pouco estudaram e a minoria, também chamada de concorrência qualificada que está apta a alcançar a aprovação, que gira em torno de 5% dos presentes.
Sendo assim, no último concurso do INSS podemos dizer que 35 mil concurseiros estavam efetivamente brigando pelas 1.000 vagas distribuídas, fazendo com que a concorrência geral caísse para algo em torno de 35 candidatos por vaga.

Polícia Civil do Rio de Janeiro – 2022


Aplicando a métrica explicada acima ao Cargo Auxiliar Policial de Necropsia do Rio de Janeiro, que teve uma relação candidato-vaga de 4.103,70, temos que dos possíveis 70% presentes, apenas 5% destes integram a concorrência qualificada.
Assim, de mais de 4 mil por vaga, chegamos a 143 candidatos qualificados a disputar uma das dez vagas oferecidas no certame.
Em concursos policiais, ainda há de se considerar que o número de convocados para as fases seguintes às provas objetivas é bem superior ao número de vagas, tendo em vista que muitos ficam pelo caminho, sendo reprovados na investigação social, exame médico ou exame físico.
Aqui, este artigo do estratégia corrobora a tese de que abstenção média gira em torno de 30%.

Receita Federal 2023
A Banca Organizadora do Concurso foi a temida FGV. Após a realização das provas, a banca não divulgou o percentual oficial de abstenção.
Vamos utilizar a média habitual de 30% de ausentes para calcularmos a concorrência qualificada.
Para o cargo de Auditor da RFB a demanda candidato-vaga ficou em 232,68, enquanto que para o cargo de Analista Tributário da RFB foi de 219,31.
Temos, então, que a demanda qualificada dos cargos respectivamente ficou em 8,14 e 7,67.
Desse modo, se formos considerar o total de aprovados efetivamente no concurso para Analista Tributário, a concorrência qualificada fica ainda menor. Vejam só, de acordo com o resultado final da prova objetiva disponibilizado neste link, podemos perceber que apenas 1.290 candidatos foram aprovados. Se dividirmos o número de aprovados pelo número de vagas (469), temos a surpreendente concorrência qualificada de 2,75 candidatos por vaga.

E agora, ainda assutado com a quantidade inscritos?



Enfim, esperamos que ao fim das estatísticas reais, você, querido concurseiro, não esteja mais assutado com a quantidade de inscritos. É apenas um número que sequer indica com quantos efetivamente está concorrendo.

O Concurso Público Nacional Unificado teve o total de 2.144.435 inscritos. Vamos dar uma olhada na divisão por blocos na tabela abaixo:

Quantidade de inscritos no CNU

Assim, o Bloco mais concorrido foi o número 8 que contém vagas de nível médio. Aplique a métrica aprendida neste artigo para saber qual é a concorrência qualificada do bloco que você escolheu.

Enfim, agora que você já sabe a verdade sobre os números, não se assuste!


A verdade é que, no final das contas, é você contra você mesmo. Há sempre vagas para candidatos preparados.

Até a próxima!
Tharcylla Paiva

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.