Artigo

Recursos de administração – TJ-SC – AJAA

Oi, tudo bem?

A prova de AJAA do TJ-SC foi de nível intermediário-difícil – algumas questões muito difíceis, poucas questões interpretativas e muitas questões totalmente dentro do que estudamos (mesmo que de nível intermediário-dificil).

Esse é o tipo de prova que nos mostra que é impossível estudar administração querendo saber de absolutamente tudo. Mostra ainda que é preciso estudar a matéria em grau de profundidade elevado, como fazemos, e não com simplificações excessivas baseadas em questões anteriores.

Tenho certeza que, apesar dos problemas da prova, meus alunos se deram muito melhor do que aqueles que não estudaram comigo, dada a grande aderência da prova ao que estudamos.

A FGV, como lhe é tradicional, resolve fazer questões considerando pontos extremamente detalhados de algumas visões específicas (e, por vezes, controversa) da teoria, o que leva os candidatos que estudaram muito a terem novas mais baixas, se aproximando dos candidatos que não estudaram. Isso aconteceu, ao meu ver:

1) na escolha para a questão de inovação, que considera subtipos de inovação que incluem até mesmo as incrementais;
2) na escolha teórica de quais seriam os fatores contingenciais que influenciam no sistema de controle (claramente relacionando itens de algum autor e que a banca não aceita contestações);
3) na técnica de negociação aplicada a uma negociação financeira específica, não seus aspectos gerais;
4) nos pesos específicos usados no cálculo PERT; e técnica específica EVA em gestão de projetos (que é de administração financeira!).

No mais, as questões estavam totalmente dentro do conteúdo. Apesar disso, percebo duas possibilidades concretas de recursos na prova de analista administrativo – Tipo 1:

Q33) Segundo Nonaka e Takeuchi a criação de manuais de procedimento realmente é um tipo de interação de conhecimento conhecida como combinação, mas o comando da questão fala que a interação seria do tipo tácito-explícito, o que levaria o candidato a pensar na “externalização”. Como o comando aponta para duas respostas possíveis, solicite anulação da questão.

Q37) Apesar do gabarito apontado estar correto, também é possível considerar o turnover como indicador de clima organizacional, já que funcionários insatisfeitos com o clima tendem a sair da organização. O grau de satisfação com a organização também cai quando a percepção de clima se reduz. Assim, a questão deve ser anulada por múltipla possibilidade de resposta.

Não deixe de participar do Ranking TJ SC para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Abraço e sucesso!!
Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.