Artigo

Petrobrás  – Analista de Sistemas Júnior – Sistemas Operacionais e Infraestrutura

Olá pessoal!!!  Vamos resolver e comentar a prova de conhecimentos específicos da Petrobrás  para Analista de Sistemas Júnior.

A prova foi ministrada no último fim de semana pela banca Cesgranrio.  A banca manteve seu perfil, com questões simples e diretas.

Em nossa disciplina de Sistemas Operacionais, foram abordados apenas dois tópicos do edital. Foram 02 questões de Sistemas Operacionais  e Infraestrutura de um total de 50 de conhecimentos específicos.

A cobrança se deu em conceitos já bem estabelecidos, sem polêmicas, mas algumas novidades constaram da prova. Não identifico possibilidades de recursos.

Vamos aos comentários:
________________________________________

Com relação a fundamentos de computação, julgue os itens que se seguem.

(Questão 49 – 2018 – Cesgranrio – Analista de Sistemas Júnior) – A Tecnologia da Informação no século XXI propiciou avanços de tal ordem que a forma pela qual as organizações estruturam seus negócios modificou-se profundamente. Um exemplo que corrobora essa afirmação é a adoção, por parte das organizações,

(A) da técnica de virtualização, que cria camadas de máquinas virtuais em uma máquina lógica real e, com isso, vários equipamentos físicos aparentam ser um único lógico.

(B) das aplicações mashup, tecnologia de gerenciamento da informação que combina dados de múltiplas fontes e publica o resultado de forma organizada.

(C) das private clouds, que oferecem estrutura de armazenamento de dados e aplicações nos servidores do provedor do serviço, em vez dos da companhia contratante.

(D) dos Master Data Management (MDM), que servem como interface entre os sistemas integrados de gestão e os modelos de aplicação web feeds, screen scrapping e SOAP.

(E) dos silos de dados, que integram em sua estrutura dados de um setor específico da organização no processo de tomada de decisões, normalmente de cunho tático.

Comentários:

A meu ver, questão mal elaborada, pessoal. Digo isto não no tocante à correção das alternativas, mas à forma pela qual foi redigido o comando da questão. Vamos aos comentários das alternativas que perceberão a que me refiro:

a) Errada – a técnica de virtualização cria camadas de máquinas virtuais em uma máquina física real e, com isso, vários equipamentos lógicos aparentam ser um único físico.

Virtualização é  uma tecnologia importante, pois acarreta maior eficiência ao permitir consolidação de servidores, mas não se pode afirmar peremptoriamente que acarretou mudanças profundas na forma pela qual as organizações estruturam seus negócios.

b) Certa – aplicações mashup, tecnologia de gerenciamento da informação, combinam dados de múltiplas fontes e publica o resultado de forma organizada.

Mashup é uma tecnologia importante, pois resulta em maior flexibilidade na gestão das fontes de dados negociais, mas não se pode afirmar peremptoriamente que acarretou mudanças profundas na forma pela qual as organizações estruturam seus negócios.

c) Errada – das private clouds, que oferecem estrutura de armazenamento de dados e aplicações nos servidores da própria organização ou no provedor do serviço.

Nuvem Privada (private clouds) é uma forma de implantação de Cloud Computing. Esta última poderíamos afirmar que pode alterar a forma pela qual as organizações estruturam seus negócios.

d) A alternativa não diz respeito ao conteúdo de Sistemas Operacionais e Infraestrutura.

e) Errada – silos de dados são formas ultrapassadas de gestão de dados que isolam os dados de setores da organização e limitam que esta estrutura de dados se integre ao processo de tomada de decisões da organização.

Percebam pelos comentários e pelo gabarito preliminar apontado que a pretensão do elaborador é que o candidato indique a alternativa cuja definição está correta, e não aquela que reforça a frase do comando da questão, como dá a entender o texto.

Gabarito Preliminar: B

________________________________________

(Questão 66 – 2018 – Cesgranrio – Analista de Sistemas Júnior) –  Em ambientes computacionais, muitas aplicações que oferecem funcionalidades distintas são usadas simultaneamente pelos usuários. Para possibilitar esse uso simultâneo, sem que o usuário tenha de fazer autenticações distintas em cada uma das aplicações, os administradores podem implantar uma infraestrutura de autenticação com suporte a

(A) Unique Login Control (ULC)

(B) Single Sign-On (SSO)

(C) One-Time Password (OTP)

(D) One-Time Token (OTT)

(E) Unique-Auth Database (UAD)

Comentários:

Questão de interpretação, para testar a leitura, não é? Single Sign On é uma tecnologia de autenticação e autorização que possibilita login único de usuários, sem que estes tenham de fazer autenticações distintas em cada uma das aplicações. O gabarito preliminar apontou a alternativa B, a meu ver corretamente. As demais alternativas são totalmente descabidas.

Gabarito Preliminar: B

__________________________________________

Pessoal, é isso!!! Prova simples, e considero que bem elaborada, pois transitou por alguns tópicos importantes do edital relativos a nossa disciplina. Fico à disposição para rever possíveis divergências ou erros.

Aproveito para informar que as questões das disciplinas de Banco de Dados, Redes e Segurança, Gestão e Normas, foram corrigidas pelos nossos respectivos professores e estão disponíveis no grupo no Facebook, deixo o link

https://www.facebook.com/groups/EstrategiaConcursosdeTI/

Desejo sucesso a todos os nossos alunos. Grande Abraço!
Celson

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.