Artigo

De trás para frente

Bata um papinho com algum idoso. Verá que ele terá MUITA clareza sobre o que gostaria de ter feito e não fez na vida. Como ele gostaria de ter priorizado mais certas coisas em detrimento de outras. Eles possuem uma clareza que a gente não consegue ter com 30, 35, 40, 50 anos. Não consegue porque ninguém curte pensar que a vida é finita. Melhor abstrair esse fato e ir vivendo, muitos pensam. Mas como priorizar com assertividade e tomar decisões com mais precisão se você não consegue nem pensar em estimar o tempo que tem? Complicado feat impossível!

Corta para o assunto CONCURSO. Quando sai o edital você deve PROJETAR como serão os próximos 2 meses até a data da sua prova. Já ensinei em outros artigos que se você não escolher o que vai estudar e o que vai deixar de fora porque simplesmente não vai dar para ver tudo, o tempo vai escolher por você. E o tempo não sabe priorizar. Ele corre linear e as coisas acontecem em sua ordem natural. Você vai seguir o edital na ordem dos assuntos estipulada pelo examinador. Assim, pode (e vai) acabar estudando coisas que não caem muito e deixando de fora coisas muito importantes só porque elas apareceram lá no final do conteúdo de cada matéria.

Para seu “Projeto Reta Final” ser bem-sucedido, o que você precisa é determinar a ordem de estudos dos tópicos do edital de modo que os assuntos importantes sejam revistos primeiro (para garantir que serão – de fato – bem revisados) e os menos relevantes fiquem para o final. Assim, se houver atraso, os temas com menos chances de cair serão sumariamente cortados (e isso não gerará um prejuízo irreparável para sua aprovação).

Também já disse para vocês que o modo de fazer essa projeção dos estudos no tempo é via criação de metas de volume. Semana a semana do edital até a prova você tem que estipular o que vai ver e em quanto tempo vai ver. Assim, fica fácil saber o tempo de que realmente dispõe e o que consegue fazer com ele. E quem não está com edital na praça e precisa criar metas de volume para se manter “na linha” e motivado? Fixe uma data qualquer para acabar de ver um certo tanto de matéria. Simule o edital. A criação de metas de volume só é possível quando temos uma data final. Isso porque a gente precisa se imaginar no dia da prova/data estipulada com resultado pretendido. Você está com o edital recém-saído do forno nas maõs e pensa: “Como eu chego ao dia D muito afiado em Constitucional, Administrativo, Português, Raciocínio Lógico…? Você pode não perceber, mas é desse questionamento quase automático (e tão rápido que é até imperceptível) que todas as ações descritas acima se desenrolam. Prestem atenção em um detalhe: Você se colocou lá na frente, na data final, na linha de chegada e olhou para trás até o dia do edital. Você pensou no tempo DE TRÁS PARA FRENTE.

Quando olhamos o tempo de forma não natural, não linear, temos muito mais clareza para tomar decisões e priorizar. Para fazer um excelente plano Reta Final terá que se colocar no dia da prova e pensar “O tempo acabou. O que eu fiz de bom? O que eu priorizei? Onde eu errei? Onde eu acertei? O que eu deveria ter feito de diferente se pudesse voltar no tempo?”. Esse deve ser seu pensamento. Repare que a chave para acertar uma projeção, independente de sua natureza, é OLHAR O TEMPO DE TRÁS PARA FRENTE.

Mas esse artigo não é sobre metas de volume no concurso. Sobre isso nós já conversamos antes. Meu objetivo hoje é que vocês usem esse ensinamento de tempo finito, priorização, metas de volume e olhar o tempo de trás para frente NA VIDA.

VAMOS VOLTAR PARA A FILOSOFIA. O que é a vida senão o tempo entre o edital e a prova? Ui… tô profunda…rs.. Mas gente, o princípio é o mesmo. Tudo converge em usar sabiamente o curto tempo que se tem, certo? 2 meses ou 90 anos.

O que quero sugerir nesse artigo é o uso do conceito de metas de volume para motivar e balizar a tomada de decisões NA VIDA. “Ah… mas o que uma coisa tem a ver com outra?” Já explico.

Sabe uma das coisas mais legais que aprendi estudando (não só para concurso, mas a vida toda, lendo sobre assuntos diferentes…)? É que o conhecimento EXTRAPOLA e verdadeiramente INUNDA todas as outras áreas da sua vida. Cara, poucas coisas são tão maneiras quanto isso. Sério! É o fator multiplicador da inteligência, o crescimento exponencial da capacidade de pensar, entender e interpretar o mundo. Eu era péssima em matemática quando estava na escola. Eu tirava ótimas notas sempre, mas enquanto meus irmãos (de exatas e eu – claramente – de humanas) estudavam… sei lá… 15 minutos para uma prova, eu estudava dias a fio. Meu pai sempre tinha que sentar comigo e pacientemente explicar mil vezes que (X + 2) ao quadrado não era X ao quadrado + 2 ao quadrado. Dei trabalho. Séculos depois, já formada em Jornalismo, fiz o Teste ANPAD para o mestrado de Administração na UFES. Caia matemática, meu terror. Chamei meu pai para me ajudar. Sabe que conclusão nós 2 chegamos? Que eu tinha ficado muito sinistra em matemática, modéstia à parte… sem ter estudado nada de matemática por anos! Foi milagre? Não! Foi resultado de leitura e muitos estudos em áreas diferentes que “abriram” minha mente para TUDO – inclusive para matemática. E é assim que “uma coisa tem a ver com a outra”.

Para os curiosos: Arrasei na prova, mas não ingressei no mestrado pois escolhi estudar para concursos.

Você tem uma data final na vida. Todos nós temos. A gente não sabe qual é. Falei hoje que sem ter uma data final, não dá para priorizar direitinho, tomar decisões embasadas e criar as metas de volume na vida (de modo que cada marco aconteça quando puder ser curtido ao máximo) para garantir que vamos priorizar o que realmente importa. O que fazer então? O mesmo que fazemos quando simulamos a existência de um edital: fixar uma data imaginária! Imagine que viverá até os 90 anos. Olhe a vida de trás para frente no dia do seu aniversário de 90 anos.

Ok… mas como fazer isso pode me ajudar a passar em um concurso?

Pode ser que hoje você esteja dedicando grande parte do seu tempo para algo abstraindo o fato de que a vida é finita. Se você estivesse bem idoso olhando para como dividiu seu tempo hoje, ficaria arrependido? Será que as 3 horas que passa na internet vendo bobagens não teriam sido melhor aproveitadas papeando com sua avó? Ou estudando para algo que gerasse um enorme impacto positivo na sua vida e na vida de quem te rodeia?

CORTA, POR FIM, PARA SEU ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS. Imagine-se vendo as fotos da viagem para as Maldivas na comemoração das primeiras férias como servidor. As fotos da mudança para a casa dos seus sonhos que comprou alguns anos depois de aprovado. Imagine você conversando com seu filho, que está super feliz fazendo muito sucesso na carreira que ele adora e que só rolou porque você conseguiu dar uma boa escola para ele depois que virou servidor. Tudo se resume a que fotos você quer ver no seu aniversário de 90 anos. Como você gostaria de ter vivido sua vida? Quem você gostaria de ter sido? O que você pode fazer agora para que tudo isso aconteça?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Agora foi no âmago do problema. És o nosso "Anjo da Guarda". Deus te abençoe.
    Alexandre Guerra de Guerra em 22/07/17 às 16:10
  • Concordo que " tá profunda mesmo" rs. Leituras sempre muito valiosas por aqui, Gabriela. Já sou teu fã. Parabéns!!!!!
    Ericson em 19/07/17 às 23:39
  • Mais uma vez, maravilhoso seu texto. Obrigada pelo "acorda!!" Fizeste falta, menina. Abração.
    Gisele em 12/07/17 às 18:03
  • Gabriela, estava lamentando a sua falta por aqui... Que bom que está de volta! Beijos!
    Bianca Marinho em 12/07/17 às 05:03
  • Gabriela, estava lamentando a sua falta por aqui. Que bom que voltou! Beijos!
    Bianca Marinho em 12/07/17 às 05:01
  • Olá professora Gabriela ! Texto maravilhoso e bastante reflexivo. Forte abraço !
    Silvio Martins em 11/07/17 às 23:33
  • Gabi, Venho notando que meus txtos não estão aparecendo nos comentários do Estratégia. Bjos.
    Sheila em 11/07/17 às 22:41
  • Nossa Gabi! Arrasou. É isso mesmo. Mas estou perdida. Estou com edital para dois meses, achei complicada a colocação das matérias, como Direito Processual Penal, só puseram o número do Código não os artigos. Enfim, 1001 leis e sinceramente, direcionada exclusivamente para o Estado. Sinceramente, não posso perder tempo e não sei como fazer. O artigo é perfeito, mas pelo que expus... estou mais perdida do que "cego em tiroteio". Como verificar provas anteriores se não são da mesma Banca? E o tempo? Vou tentar de todas as formas e espero que dê certo desta vez. Beijos;
    Sheila em 11/07/17 às 22:37
  • Gabi, que texto!!! Vc é vidente mesmo kkkkk Este texto veio para acabar com qualquer tipo de dúvida sobre "investir" tempo nos estudos. Amei! Obrigada.
    Dilva Joppert em 11/07/17 às 21:18
  • Gabi, que texto!!! Vc é vidente mesmo kkkkk Este texto veio para acabar qualquer tipo de dúvida sobre "investir" tempo nos estudos. Amei! Obrigada.
    Dilva Joppert em 11/07/17 às 21:15
  • Meu Deus, olha eeeeelllllaaaaaaaaaa de voooollllltaaaaaa!! Que saudade dos seus textos, Gabi!!! Como sempre eu nem preciso dizer que é sensacional, né =)
    Mônica em 11/07/17 às 19:08
  • Gabriela - artigo muito bom!!! Concordo totalmente com vc que sem um planejamento nesse nível ficamos à deriva... Eu preciso colocar o meu em prática - já pensei na data do meu edital "fake but true"...tks a lot!
    ana paula em 11/07/17 às 18:45
  • sensacional...!!!
    Giovani Pepe em 11/07/17 às 18:08
  • Seu texto veio na melhor hora... Obrigado e parabéns!!!
    Flávio em 11/07/17 às 18:06
  • Profa... Quando recebo sua newsletter vibro e tenho certeza de que vou usar bem meu tempo lendo o que escreve. Super obrigado mais uma vez! Sabedoria assim é mais que valiosa.
    Francisco Valdez em 11/07/17 às 17:47
  • Obrigada pelo comentário, Joselito. Abs e bons estudos
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:42
  • Voltei com tudo, Andresa! Adorei que o artigo te ajudou. Bjs
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:42
  • Muito obrigada, Rai! Fico feliz que tenha gostado. :)
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:41
  • Obrigada, Dani! :)
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:41
  • Pensar assim ajuda a tomar decisões. As coisas ficam mais claras. Bjs
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:41
  • Que bom, Tati! Obrigada! :)
    Gabriela Knoblauch em 11/07/17 às 17:40
  • Amei Gabi texto sensacional. Bjs
    Tati Antonelli em 11/07/17 às 16:41
  • Nossa Gabi amei vc realmente tocou la no fundo.Kkkk vou pensar sempre desta forma a partir de agora. Bjs
    Tati Antonelli em 11/07/17 às 16:39
  • Textos sempre maravilhosos!!!!
    Daniela Nakamura em 11/07/17 às 15:59
  • Parabéns, texto rico e excelente!!! ;)
    Joselito Abreu em 11/07/17 às 12:45
  • Já estava com saudades! Que bom que voltou, vc arrasa, turbinas motivadoras religadas!
    Andresa em 11/07/17 às 12:42
  • Adorei, Gabi, poderosa, escritora. Parabéns!
    Rai Oliveira em 11/07/17 às 11:27