5 dicas para estudar para qualquer concurso com sucesso
Área Fiscal

5 dicas para estudar para qualquer concurso com sucesso

Você quer ter sucesso na sua seletiva? Muitas pessoas fazem mais de um concurso público antes de serem aprovadas. Isso é muito comum. E essa atitude tem a ver com um fato muito importante: há padrões e ações que podem fazer sucesso em qualquer concurso, independentemente da área. Quando você os compreende, consegue grandes resultados, mesmo sendo um iniciante. Vamos abordar nesta matéria 5 dicas essenciais para estudar em qualquer concurso com sucesso.

1) Tenha tempo

Não passa quem não tem tempo se preparar. Isso é um fato que você tem que compreender de uma vez por toda. E a mais frequente desculpa para o fracasso entre os concurseiros é justamente a falta de tempo. Digo desculpa, pois não é real.

Qual o seu nível de comprometimento em passar em um concurso público? Seja honesto: você faz dos seus estudos uma prioridade, já que passar é também uma prioridade? Se ser aprovado é algo importante para você, dará um jeito de arranjar mais tempo. Como? Primeiro organizando a sua rotina diária e implantando o tempo suficiente para você estudar o suficiente. E como fazer isso? Adotando a gestão do tempo, organizando um cronograma de estudos realistas, acordando mais cedo, etc. Sem tem como dar um jeito quando a gente quer passar!

Para definir quantas horas você deve estudar por dia, este vídeo pode ajudar:

2) Tenha uma metodologia

Quando tiver consciência de que a responsabilidade da sua vida é EXCLUSIVAMENTE sua e que você pode fazer escolhas a todo o momento (e se não as fizer, alguém fará por você) e começar a arranjar tempo organizado para estudar, escolha uma metodologia assertiva.

Há muitas e aqui na coluna no Blog do Estratégia já falamos de várias. A metodologia deve trabalhar juntamente com o seu tempo útil, sem deixar passar aquilo que necessita na sua preparação.

Veja exemplo de duas metodologias neste vídeo:

3) Aprenda a aprender

A próxima dica é muito importante e serve para qualquer coisa que deseja fazer na vida: não basta aprender algo, é preciso aprender a aprender. Quando você aprende de forma correta e assertiva, você é capaz de aprender qualquer coisa.

sucesso

O modelo de aprendizado adotado no Brasil – este que você se deparou na escola – é limitado e atrasado pelo menos 200 anos. Há uma imensidão entre apenas decorar, reler e fazer esquemas para poder lembrar o conteúdo – falaremos mais sobre isso nos próximos posts. É preciso que o que está aprendendo tenha sentido para você, tenha valor, sendo possível usar diferentes recursos mentais, comportamentais e físicos para aprender melhor, mais rápido e de forma efetiva. Cada pessoa aprende de uma forma e o aprendizado não pode ser mecanicista.

Além de aprender a aprender, outra dica importante é transformar a sua preparação em um hábito. Isso fará com que você aprenda com mais facilidade e conforto. Veja mais no vídeo abaixo:

4) Faça sempre 10% a mais do que o esperado

Se fizer sempre um pouco mais do que esperou fazer (nunca menos), você terá ganhos todos os dias e cada vez mais estará mais perto da sua provação. Pratique isso em todas as suas coisas e atividades durante um período e veja o que acontece!

Veja um vídeo sobre motivação e sua importância a seguir:

5) Assuma o seu concurso público

É chegada a hora de assumir o seu compromisso em passar no concurso público. É hora de se jogar sem limites a uma rotina que pode até ser muito gratificante. Enquanto você pensar apenas em fazer um concurso só para ver como é ou dar outras desculpas, jamais terá êxito. E nem adianta vir dizer “eu nem queria mesmo” quando não for aprovado. Assuma-se!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre estudar para qualquer concurso com sucesso? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados