Artigo

10 coisas que você precisa saber sobre concursos para auditores fiscais

Se você é um concurseiro iniciante e almeja alcançar uma das vagas para auditores fiscais deve ter muitas dúvidas sobre esta área. Selecionei 10 coisas importantes que precisa saber antes de prestar concursos públicos para as áreas fiscais, a fim de solucionar dúvidas frequentes entre os leitores. Confira!

1) Principais requisitos para ser aprovados em concursos para auditores fiscais

Em geral, os concursos públicos para auditores fiscais não exigem formação específica, salvo algumas exceções. Concurseiros formados em história, geografia, direito, física, matemática, administração, nutrição, contabilidade e outras graduações são vistos entre os concorrentes dos processos seletivos.

Isso é uma grande vantagem para o concurseiro que deseja ser aprovado, mas também atrai muitos concorrentes das mais diversas áreas. Em geral, os concursos são para cargos em exigem formação superior, mas há editais focados em cargos técnicos de nível médio. Outros requisitos variam conforme o edital.

2) Você pode aproveitar os seus estudos em diferentes oportunidades de concursos dentro da área fiscal

Nos concursos públicos para auditores fiscais, as matérias são comuns também de outros concursos públicos, o que faz com que muitos prestem outros processos seletivos. Há ainda diferentes cargos de atuação dependendo do edital oferecido.

3) Trata-se de uma área sem grandes mudanças

Uma vantagem na hora de estudar para concursos de auditores fiscais é que a área não possui mudanças bruscas nos períodos entre um concurso e outro. Desta forma, fica mais fácil para o concurseiro estudar através de editais anteriores antes mesmo de sair o edital do concurso em questão.

auditores fiscais

4) Disciplinas comuns nas áreas fiscais

Entre as disciplinas geralmente exigidas em edital estão:

  • Português
  • Matemática Financeira/Raciocínio Lógico/Estatística
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário
  • Contabilidade
  • Administração Geral
  • Administração Pública
  • Economia

As disciplinas e os conteúdos podem variar conforme o cargo oferecido no edital dentro da área fiscal, conforme a instância da auditoria fiscal (federal, estadual e municipal) e conforme a banca organizadora. Em geral, as provas contêm de 15 a 20 discplinas.

5) O que fazem os auditores fiscais

Saber mais sobre a função de auditor fiscal é essencial para decidir se esta é uma área a qual deve investir os seus esforços. Não se pode optar por esta área apenas pela promessa de altos salários. O auditor fiscal possui várias responsabilidades junto ao órgão onde atua, como fiscalizar comerciantes e prestadores de serviços, desenvolver atividades de inteligência do órgão, atuar junto aos órgãos previdenciários, atuar em atividades administrativas correlatas à atividade tributária, atuar em planejamento da arrecadação tributária, e muitas outras atividades, que variam conforme a instância do órgão. O seu trabalho é essencial para o poder público.

6) Diferentes concursos para auditores fiscais

Há diferentes instâncias de concursos para auditores fiscais, ou seja, há concursos na área fiscal que são municipais, estaduais e federais. Os federais, em geral, são os mais concorridos. É uma escolha pessoal que deve ser feita com atenção. O que faz a diferença entre eles são os tipos de tributação. Vejamos a seguir alguns exemplos:

Federais

  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto de Exportação (IE)
  • Imposto de Renda (IR)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR)
  • Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF)

Estaduais

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Municipais

  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)
  • Impostos sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)
  • Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis Inter Vivos (ITBI)

7) É gratificante ser auditor fiscal

Ser auditor fiscal é bastante gratificante e promissor. É possível muitas vezes aproveitar a sua profissão de formação e dar um upgrade na carreira. Mas não é uma carreira para todos e vale a pena refletir antes de se esforçar em um concursos público.

8) Frequência dos concursos nas áreas ficais

Não há um padrão. Mas a maioria dos concursos públicos na área fiscal lançam novos editais entre um-três anos. É importante sempre estar se informando sobre a previsão de novos concursos.

9) Bancas organizadoras dos concursos para auditores ficais

As principais bancas de concursos públicos para auditores fiscais são: FGV, CESPE (CEBRASPE), ESAF e FCC. Mas concursos municipais e estaduais podem ter outras bancas organizadoras. É importante pesquisar a partir da sua opção de concurso. Cada banca organizadora tem o seu estilo próprio de estabelecer o edital, as disciplinas e as questões.

10) Por onde começar?

Pesquise tudo o que você puder sobre os concursos para auditores fiscais e mais especificamente para aquele que deseja prestar. Veja relatos de profissionais que já foram aprovados e aprenda com eles – o meu depoimento está neste link. Procure saber quais são os editais que devem ser lançados neste ano. Faça um planejamento mesmo antes do edital e escolha uma metodologia de estudos que atenda mais a ver com as suas necessidades. Depois, é só começar a estudar e se entregar ao processo de estudo.

Veja também: Resumo passo a passo – Crie resumos eficientes em 10 minutos

Gostou das dicas sobre concursos públicos para auditores fiscais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostei bastante dessas 10 dicas oferecidas pelo o Estratégia concursos.
    ELIDONIO em 01/11/20 às 07:44
  • Boa noite Thiago! tudo bem? estudando para auditor fiscal da receita, qual outro concurso posso aproveitar as materias
    GIUSEPPE em 03/08/20 às 21:19
  • Ola Alessandra, td bem? Fico feliz em saber que estou ajudando. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:51
  • Ola Maria, td bem? Precisamos conhecer o cargo e suas funções antes de escolher decidir estudar para concorrer a uma de suas vagas. Muitas vezes escolhem o concurso/cargo apenas pelo salário ou por notícias de que o concurso está pra sair. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:51
  • Ola Celcina, td bem? Fico feliz em saber que estou ajudando. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:50
  • Amei saber sobre esse cargo do TCU fiz técnico em serviços públicos e por aí! ! Não é fácil é muito conteúdo!
    Celcina barbosa dos Barbosa dos santos em 04/03/20 às 23:53
  • OBRIGADA. Foi gratificante poder conhecer melhor sobre o cargo e suas funções. Fazer uma boa escolha para uma futura profissão baseado na aptidão é essencial. É inviável ingressar pelo quesito salário, sem vocação para a área. Um bom profissional é resultado do amor e dedicação pelo que se faz.
    Alessandra em 19/02/20 às 18:53
  • Alessandra 19 de fevereiro de 2020 às 18: Obrigada pelas valiosas informações. Para mim foi determinante para uma melhor escolha do cargo público. Aprender melhor sobre a função do cargo de pretensão é importantíssimo. Não se deve escolher puramente pelo quesito salário. Toda profissão deve haver vocação. Amar o que se faz determina todo o diferencial da categoria em relação a outros profissionais da área. Foi muito gratificante. Meus agradecimentos.
    Alessandra Faria Garcia Vilela em 19/02/20 às 18:40
  • Gostei das dicas, mas não entendi muito bem isso: Mas não é uma carreira para todos e vale a pena refletir antes de se esforçar em um concursos público. O que quer dizer?
    maria em 12/02/20 às 23:04
  • Amei as dicas. Isso me ajuda a definir em que área desejo atuar, quais matérias devo priorizar e como organizar o meu tempo. Afinal, dicas sobre certos assuntos abrem e ampliam nosso planejamento.
    Josival de Santana Antunes em 12/11/19 às 20:00
  • Gostei muito das dicas. Parabéns pela dedicação.
    Kenia em 23/04/19 às 20:34
  • Parabéns pela dedicação e perseverança. Dicas muito boas para quem quer iniciar está carreira.
    Maúrico Epiphanio em 18/04/19 às 08:39
  • Gostei muito, obrigada pelas dicas, e parabéns por sua dedicação e perseverança.
    Ana Paula Queiroz em 23/03/19 às 10:20
  • Olá Cinthia…isso depende de cada concurso. Normalmente basta formação em nivel superior. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:16
  • Olá Luana….isso depende de cada instituição, normalmente não é autorizado tirar a OAB e quem já tem precisa "devolver" aa carteira. Pelo menos no Fisco Estadual de SC é assim. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:15
  • Tudo bem Josilene? Alguns concursos pedem formação específica mas a maioria não, basta formação em nivel superior. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:14
  • Falae Euripedes...o conhecimento mais importante atualmente na prática é de saber trabalhar com banco de dados.mas com certeza conhecer os conceitos de tributo e legislação é fundamental!!! Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:12
  • Olá Dardania.... Não, com o tempo você vai ganhando experiEncia. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:11
  • Olá Marilene Obrigado!!! Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 22/03/19 às 10:10
  • Sou formada em Licenciatura em Geografia, posso fazer o concurso ou precisa de outra formação?
    josilene araujo martins oliveira em 21/03/19 às 14:24
  • Olá!! O auditor fiscal municipal, pode atuar também como advogado?? Ou ainda ser professor de Universidade Federal, na mesma época em que atua como fiscal concursado pelo Estado? Obrigada.
    Luana em 21/03/19 às 09:17
  • Boa tarde quem é formado na área de gestão financeira pode concorrer a vaga de auditor fiscal municipal?
    Cinthia Lima Dos Santos em 15/03/19 às 16:09
  • Bom dia Larissa...td bem? Sim, é necessária formação superior e, em alguns casos, formação específica como graduação em Direito, Contabilidade ou Economia, dentre algumas outras. ica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 06/03/19 às 09:38
  • Para mim ser fazer parte dos editores fiscais, eu preciso somente ter o ensino médio concluído? Ou é exigido um curso superior?
    Larissa em 02/03/19 às 23:12
  • Muito boas as explicações, muitas dúvidas pode tirar, obrigada!
    Marilene Sales em 14/01/19 às 08:50
  • Bom dia. Sou graduada em contabilidade e pretendo fazer concurso para auditor fiscal. Preciso ter experiência, ou vai ganhando na prática? Pois o que sei é o que passaram na faculdade
    Dardania Lourenço Barbosa em 06/12/18 às 10:56
  • Quem não conhece muito matemática e muito menos o campo tributário - tem ou não dificuldade de exercer os cargos de auditor e analista fiscal? Muito grato. Att, Miguel.
    Eurípedes da Silva Miguel em 23/11/18 às 03:00
  • Não há uma rotina única. Seria interessante você saber diretamente de um auditor do concurso para o qual você pretende concurso. Bons estudos
    Thiago Cabral em 30/08/18 às 10:25
  • Bom dia, Thiago. Pretendo fazer o concurso de auditor da Bahia. Moro em outro estado. O auditor trabalha todos os dias e como seria atividade referente a tecnologia, já que atualmente temos várias atividades sendo informatizadas, por ex Nota Fiscal eletrônica etc.....ou seja, necessariamente o Auditor trabalha em campo, administrativa, trabalha em equipe ou fiscaliza sozinho etc..... Obg.
    arnon em 29/08/18 às 08:43
  • Boa noite Lecius...isso depende da lei que regulamenta a carreira em cada UF. Abraço!
    Thiago Cabral em 19/06/18 às 21:25
  • Bom dia! Gostaria de saber se caso eu faça uma especialização na área Fiscal uma vez que venha a ser aprovado no concurso, Existe algum adicional incorporado ao salário para quem tem especialização?
    Lecius em 13/06/18 às 09:07
  • Fico MUITO FELIZ em saber Elton!!!! Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 11/05/18 às 10:22
  • É isso mesmo Carla. Dedicação é o segredo para o sucesso!!! Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 11/05/18 às 10:22
  • Sim, é um processo de longo prazo de estudo, requer muita dedicação pra ser aprovado.
    Carla em 10/05/18 às 11:05
  • Muito bom! Acredite, me ajudou muito!
    Elton Carlos em 10/05/18 às 09:07