Mindfulness para concursos. Entenda como funciona!
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Mindfulness para concursos. Entenda como funciona!

Como a prática de Mindfulness pode ajudar o concurseiro

Já aconteceu contigo de estar lendo um PDF e ter que voltar, pois não lembrava o que leu na página anterior? Em uma vídeoaula percebeu que estava “viajando” e não entendeu nada do que foi explicado pelo professor? 

Foi feito um estudo na Universidade de Harvard que chegou a conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí.

Isso mostra que perdemos quase metade da nossa vida sem realmente viver no momento presente, e consequentemente sem atingir os resultados que poderíamos. 

Existe também o estado de flow, que significa fluir. É um estado mental em que o indivíduo sente-se realizado e completamente envolvido na atividade que ele está realizando. Seja trabalhar em um projeto ou estudar para uma prova de concursos.

Não é fácil entrar nesse estado, porque estamos sempre tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e estamos sempre nos distraindo com redes sociais. Mas com um treino diário de foco, é possível chegar lá. 

Nós sabemos que a rotina de quem presta concurso público não é fácil. Trata-se de uma preparação intensa durante um bom tempo para ser testado em apenas um dia. Por isso, administrar a ansiedade não é uma tarefa fácil. Muitas vezes a mente viaja para bem longe. Quando você se dá conta, perdeu horas de sono ou de estudo e acaba se cobrando ainda mais. É um ciclo vicioso.

Entenda o problema da falta de foco: Estudo x Distrações

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a habilidade que todos possuímos de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem se deixar levar pela distração ou problemas causados pelo estresse. 

Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas específicas de Mindfulness, que possuem resultados científicos comprovados.

Muita gente não sabe como meditar, acha que não consegue, que é muito agitado para conseguir ficar parado sem pensar em nada. Mas posso dizer que não é tão difícil assim. O segredo é se concentrar unicamente na respiração. Vou trazer umas dicas para ajudá-lo a meditar, mas antes disso, vamos falar dos benefícios dessa prática.

Durante a meditação, é possível ver seus pensamentos surgindo na sua mente, mas sua concentração está voltada para sua respiração. Assim, seus pensamentos vêm e vão e você não se deixa ser dominado por eles. Fica claro que são transitórios e que você tem a opção de não agir com base neles.

Sua percepção sobre as coisas mudará. Quando algo ruim ou estressante ocupar a sua mente, você entenderá como algo que logo vai passar, porque você não tem controle sobre tudo, e não se deixará ser tomado pela negatividade.

Ao longo do tempo, a técnica provoca mudanças no humor e nos níveis de estresse e bem-estar. Afeta produtivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade. Há estudos que afirmam que meditadores são mais felizes e satisfeitos com a vida. O estresse e a ansiedade diminuem. A memória melhora, as reações são mais rápidas e o vigor mental e físico aumentam.

De início, pode parecer que a meditação irá deixá-lo uma pessoa passiva e que aceita tudo. Mas o intuito é ver o mundo com clareza, ser capaz de tomar atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mudado.

Asseguro que irá te ajudar! Eu sou uma pessoa extremamente acelerada!!! Sou ansioso e estressado também. E foi com o Mindfulness e práticas diárias de medição que estou conseguindo ficar mais tranquilo e focado no dia a dia.

Para ajudá-los, vou passar um passo a passo para uma meditação de 1 minuto, que foi retirada do livro Atenção Plena – Mindfulness, dos autores Mark Williams e Danny Penman, publicado pela Editora Sextante:

1 – Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.

2 – Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Não há necessidade de alterar o ritmo natural. Apenas acalma-se.

3 – Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga a sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.

4 – Sua mente poderá ficar tranquila como um lago.

5 – Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente.

Viu que não é preciso muito tempo, não é mesmo? Você pode meditar em apenas 1 minuto. Mas é preciso ter paciência e persistência. Mesmo quando tiver dificuldade para meditar, você irá aprender algo sobre o funcionamento da sua mente. 

Mindfulness para concursos

Com a sociedade cada vez mais trabalhando no “piloto automático” devido à correria do dia a dia, a equipe de professores do Estratégia Concursos desenvolveu uma aula para saber quais são os benefícios do Mindfulness e como praticar, principalmente, para aqueles que querem prestar concursos públicos.

O evento acontece nesta segunda-feira, 2 de setembro, às 19:00. Os professores Rosenval Júnior, Victor Tanaka e Marina Beccali vão ministrar a aula ao vivo e gratuitamente. Você acompanha através do canal do Estratégia Concursos no Youtube.

Aguardo você lá!

Prof. Rosenval
Estratégia Concursos

Para participar basta clicar no vídeo abaixo:

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Rosenval Júnior

Rosenval Júnior

Ex-servidor público federal. Diretor e Professor do Estratégia Concursos e Estratégia OAB. Aprovado em 15 concursos públicos como Analista Ambiental do  IBAMA; Analista Pericial do Ministério Público da União (MPU); Analista do Ministério Público de Minas Gerais; Analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados; entre outros. Autor do livro "Direito Ambiental para Concursos e Exame de Ordem". Alguns concursos em que foi aprovado:  1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais do IDAF; 2° lugar para Analista do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva);  2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação área meio ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Youtube e facebook: Rosenval Júnior Instagram @profrosenval      

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