Artigo

Mindfulness para concursos. Entenda como funciona!

Como a prática de Mindfulness pode ajudar o concurseiro

Já aconteceu contigo de estar lendo um PDF e ter que voltar, pois não lembrava o que leu na página anterior? Em uma vídeoaula percebeu que estava “viajando” e não entendeu nada do que foi explicado pelo professor? 

Foi feito um estudo na Universidade de Harvard que chegou a conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí.

Isso mostra que perdemos quase metade da nossa vida sem realmente viver no momento presente, e consequentemente sem atingir os resultados que poderíamos. 

Existe também o estado de flow, que significa fluir. É um estado mental em que o indivíduo sente-se realizado e completamente envolvido na atividade que ele está realizando. Seja trabalhar em um projeto ou estudar para uma prova de concursos.

Não é fácil entrar nesse estado, porque estamos sempre tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e estamos sempre nos distraindo com redes sociais. Mas com um treino diário de foco, é possível chegar lá. 

Nós sabemos que a rotina de quem presta concurso público não é fácil. Trata-se de uma preparação intensa durante um bom tempo para ser testado em apenas um dia. Por isso, administrar a ansiedade não é uma tarefa fácil. Muitas vezes a mente viaja para bem longe. Quando você se dá conta, perdeu horas de sono ou de estudo e acaba se cobrando ainda mais. É um ciclo vicioso.

Entenda o problema da falta de foco: Estudo x Distrações

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a habilidade que todos possuímos de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem se deixar levar pela distração ou problemas causados pelo estresse. 

Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas específicas de Mindfulness, que possuem resultados científicos comprovados.

Muita gente não sabe como meditar, acha que não consegue, que é muito agitado para conseguir ficar parado sem pensar em nada. Mas posso dizer que não é tão difícil assim. O segredo é se concentrar unicamente na respiração. Vou trazer umas dicas para ajudá-lo a meditar, mas antes disso, vamos falar dos benefícios dessa prática.

Durante a meditação, é possível ver seus pensamentos surgindo na sua mente, mas sua concentração está voltada para sua respiração. Assim, seus pensamentos vêm e vão e você não se deixa ser dominado por eles. Fica claro que são transitórios e que você tem a opção de não agir com base neles.

Sua percepção sobre as coisas mudará. Quando algo ruim ou estressante ocupar a sua mente, você entenderá como algo que logo vai passar, porque você não tem controle sobre tudo, e não se deixará ser tomado pela negatividade.

Ao longo do tempo, a técnica provoca mudanças no humor e nos níveis de estresse e bem-estar. Afeta produtivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade. Há estudos que afirmam que meditadores são mais felizes e satisfeitos com a vida. O estresse e a ansiedade diminuem. A memória melhora, as reações são mais rápidas e o vigor mental e físico aumentam.

De início, pode parecer que a meditação irá deixá-lo uma pessoa passiva e que aceita tudo. Mas o intuito é ver o mundo com clareza, ser capaz de tomar atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mudado.

Asseguro que irá te ajudar! Eu sou uma pessoa extremamente acelerada!!! Sou ansioso e estressado também. E foi com o Mindfulness e práticas diárias de medição que estou conseguindo ficar mais tranquilo e focado no dia a dia.

Para ajudá-los, vou passar um passo a passo para uma meditação de 1 minuto, que foi retirada do livro Atenção Plena – Mindfulness, dos autores Mark Williams e Danny Penman, publicado pela Editora Sextante:

1 – Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.

2 – Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Não há necessidade de alterar o ritmo natural. Apenas acalma-se.

3 – Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga a sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.

4 – Sua mente poderá ficar tranquila como um lago.

5 – Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente.

Viu que não é preciso muito tempo, não é mesmo? Você pode meditar em apenas 1 minuto. Mas é preciso ter paciência e persistência. Mesmo quando tiver dificuldade para meditar, você irá aprender algo sobre o funcionamento da sua mente. 

Mindfulness para concursos

Com a sociedade cada vez mais trabalhando no “piloto automático” devido à correria do dia a dia, a equipe de professores do Estratégia Concursos desenvolveu uma aula para saber quais são os benefícios do Mindfulness e como praticar, principalmente, para aqueles que querem prestar concursos públicos.

O evento acontece nesta segunda-feira, 2 de setembro, às 19:00. Os professores Rosenval Júnior, Victor Tanaka e Marina Beccali vão ministrar a aula ao vivo e gratuitamente. Você acompanha através do canal do Estratégia Concursos no Youtube.

Aguardo você lá!

Prof. Rosenval
Estratégia Concursos

Curso para concurso

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu comprei o Pacote INSS, mas ainda não comecei estudar .
    Cecilia em 02/09/19 às 21:12