Artigo

Você não tem tempo para estudar?

A quantidade de pessoas que conheço que estão querendo estudar para concursos é, sem sombra de dúvida, muito maior do que o número das que conheço que estão estudando. E quando eu pergunto:  por que você não está estudando? A resposta é sempre a mesma: “Não tenho tempo. ”

Se você se inclui nesse grupo, espero que, depois da leitura deste artigo, você encontre uma solução para o problema ou  que, pelo menos, consiga fazer uma reflexão quanto ao que verdadeiramente lhe impede de estudar,  pois, na prática, tudo depende de sua percepção.

A primeira coisa que vou lhe dizer é que você tem razão. Você não tem mesmo tempo para estudar. Mas, por quê? Por que você trabalha? Tem casa? Faz faculdade? Tem filho? Atividades domésticas? Tem que fazer o social com a família e amigos? Gasta um tempo enorme no trânsito e nas redes sociais? Só você pode responder.

Agora  eu posso lhe afirmar uma coisa. Não é só você que não tem tempo para estudar. Poucas pessoas têm tempo para estudar. Para pessoas como eu e você, que trabalham, têm família, uma casa para cuidar, gato, cachorro… o  tempo para estudar não existe como uma coisa dada.

O tempo para estudar não existia para pessoas como o prof. Ricardo Vale, que trabalhavam mais de 8 horas por dia. O tempo não existia também para tantas outras pessoas que já passaram em concursos, mesmo com uma jornada de trabalho exaustiva, e para outras que estão estudando agora.

Tomar consciência de que o tempo para estudar não existe é importante para que você entenda que tem a responsabilidade de inventá-lo, seja abrindo mão de algumas coisas inúteis da sua rotina, seja abrindo mão de seu lazer, vida social, de modo que você redefina suas prioridades.

Os grandes artistas, atletas, profissionais altamente credenciados, geralmente, são pessoas que aprenderam a maximizar sua criatividade e eficiência organizando suas vidas de modo a gastar menos tempo com o mundano e mais tempo com suas prioridades.

Aqui vão algumas ideias para ajudá-lo a inventar tempo:

  1. Não espere pelas condições ideais:

Eu adoraria que você pudesse separar um tempo por dia, no mínimo três horas, num cantinho tranquilo, onde ninguém pudesse interrompê-lo. Isso é o ideal. Mas tenho percebido que, muitas vezes, a ausência de condições ideais é a desculpa perfeita e o que impede muitas pessoas de começarem, pois elas ficam esperando o dia em que essas condições sejam atendidas.

  1. Qualquer tempo é tempo:

Certa vez, eu mandei uma mensagem às 3:oo da madrugada para um professor. De imediato, ele me respondeu. Surpresa por encontrá-lo acordado, perguntei:Você não dorme?

Ele replicou: “Rai, o tempo é o tempo que se tem.”

Às 7:00 da manhã, eu aposto  que ele já estava malhando.

Você entende o que quero dizer?

Se você tem compromissos e não deu conta deles no seu horário normal,  talvez você precise ir até a madrugada.

Mas você não precisa ser tão radical quanto o professor.

Apareceu uma brecha de meia hora, de vinte minutos? Estude. Agora, e não daqui a pouco.

  1. Qualquer lugar é lugar:

Ah, você só estuda em seu quarto e em completo silêncio?

Desenvolva a capacidade de estudar em qualquer lugar. No metrô, no carro (áudios), na fila, no intervalo do trabalho, na sala de espera do médico, no salão de beleza, no horário do almoço, no aeroporto, no avião, no ônibus, enfim, em qualquer lugar.

Combine essa capacidade com a de usar qualquer tempo,   você vai ver o quanto pode avançar.

  1. Estude à noite ou de madrugada:

Você só estuda durante o dia, à noite você não é ninguém?

Desculpe,  eu também não sou ninguém à noite, mas isso não me impede de escrever e trabalhar.  Se você começar a estudar e se interessar, logo vai esquecer o cansaço. Faço isso e tem funcionado. Por que você não tenta?

Outra ideia é você dormir mais cedo e acordar de madrugada para estudar. Teste para ver em qual dessas situações seu rendimento é melhor.

  1. Para onde você for, leve seu material de estudo:

Você não precisa andar com um monte de apetrechos, aplicativos, cadernos, apostilas, notebook, tablet.  Facilite sua vida, tenha sempre em mãos algum material de estudo,  se os vinte minutos aparecerem, você vai poder aproveitá-los.

  1. Aprenda a dizer “não”:

Certo dia, eu parei para refletir sobre o porquê de  eu me sentir tão sobrecarregada, constatei que era porque eu não seguia a minha agenda, mas a agenda dos outros. Eu não sabia dizer não. Sempre que alguém me convidava para o aniversário, festa do papagaio, exposição de telas com rabiscos,  eu podia estar morrendo de cansada, terminava aceitando o convite. A partir daquele dia, eu me decidi:  Ninguém mais vai definir a minha agenda. Vou aceitar convites quando eu puder e passarei a selecionar melhor quem merece minha atenção. Isso melhorou bastante a minha vida.

Será que você também não tem esse problema? Reflita.

  1. Não queira ter uma vida normal:

Você quer levar uma vida “normal”? Você quer ter final de semana livre, relaxar nos feriados, viajar nas festas? Tomar cerveja com os amigos?

Desculpe, se você se comportar igual à média da população, você vai colher exatamente o que a média colhe, um resultado muito baixo.

Se você quer resultados extraordinários, tenha uma dedicação extraordinária.

  1. Faça por merecer:

Eu acho muito engraçado quando alguém me diz: “Ah, mas para eu passar no concurso de Auditor Fiscal da Receita, eu tenho que estudar por 2 anos! É muito tempo.”

Será que alguém merece ganhar uma renda certa e vitalícia de cerca de 15k/mês investindo apenas alguns meses de sua vida? Qual o investimento que oferece esse retorno? Nenhum!

Que me perdoem os que pensam o contrário, mas acho que é pura malandragem alguém achar que vai ter algo de valor sem fazer o esforço correspondente.

O seu desempenho é diretamente proporcional à sua dedicação, à qualidade de seu material de estudo e, sobretudo, à qualidade de sua aprendizagem.

  1. Eleve seu padrão de esforço:

Pode ser que você seja bastante esforçado, mas o que tenho percebido é que a maioria das pessoas não sabe o que é esforço, o que é empenho, o que é disciplina, dedicação.

Adote um referencial, pode ser alguém que você ouviu falar ou que conhece e que pode servir de inspiração para você.

Focalize em melhorar um pouco a cada dia, se esforçando mais um pouco. Em vez de focalizar no esforço que vai precisar fazer durante toda a jornada, focalize no esforço do dia.

Agora cuidado, o esforço em si não é garantia de nada. Você deve aprender a aplicar sua energia da maneira correta. Não é o esforço em si que vai lhe garantir a vaga, mas o que você aprendeu.

  1. Quem quer insiste, resiste e persiste:

Resista à tentação de parar, à gratificação imediata, à preguiça, ao conformismo.

Insista diante das dificuldades.

E persista.

Veja o que diz Anthony Robbins sobre persistência.

“Ao estudar a fonte do sucesso das pessoas, descobri que a persistência prevalece até mesmo sobre o talento como o recurso mais valioso e eficaz para criar e moldar a qualidade de vida. A maioria das pessoas desiste a três passos do objetivo!” (Desperte o gigante interior. Robbins, Anthony)

Se você conseguiu ler este textão  até aqui é um sinal de persistência. Concluo que você tem potencial para ser um bom  concurseiro. Ler é o começo de tudo. Então, o que lhe impede de começar a estudar? Comece o quanto antes. O desafio está lançado.

Que a boa energia dos inícios lhe dê aquele impulso!

Grande abraço.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente texto!
    CHRISTIANE em 18/09/18 às 16:23
  • Que alegria ler esses comentários. Muito obrigada, queridos. Eu me sinto especial com o carinho de vocês. Gracias. Não respondi antes por falta de tempo. Karolina, adorei sua determinação. Gostei muito do que você disse sobre não ficar lamentando. “Ok, vamos adiante!”. Espero seu convite para a posse. Beijos Que legal, Diogo, essa forma de conhecer: conhece, mas não conhece. Mas a gente nunca conhece bem ninguém mesmo!!! Já descobriu "pq está fazendo isso mesmo?!" Desejo a todos muita persistência até a conquista da aprovação.
    Rai Olivenza em 12/09/18 às 20:29
  • Tenho vivido esse drama... Trabalho, tenho casa pra cuidar, filho pequeno e etc... A partir do momento que aceitei que para alcançar resultados acima da média eu deveria me esforçar também acima da média, estou evoluindo cada dia mais nos estudos! Parece lógico, mas muitas vezes o cansaço nos faz querer desistir... Se um dia não cumpro meu cronograma, não fico mais me lamentando. Apenas penso: "Ok, vamos adiante!". Obrigada pelo excelente texto! E até a posse! rs
    KAROLINA em 10/09/18 às 09:54
  • Obrigada por suas palavras. Apesar de atualmente estar me dedicando algumas horas do dia a estudar pra concurso, me vi em praticamente todas as situações descritas. Isso só me faz enxergar que é preciso mais. Deus te abençoe!
    Stella em 10/09/18 às 01:00
  • Mensagens assim nos dão vigor para persistir e superar as dificuldades da vida de concurseiro.
    Nelson Alves em 09/09/18 às 02:55