Notícia

Volume elevado de inscritos em concursos públicos pode significar grandes números de abstenções

No dia 22 de julho, foram aplicadas as provas do concurso do TRT SP para os cargos de Técnico e Analista. No entanto, apesar do alto número de concurseiros que se inscreveram para fazer os exames, outro número teve grande destaque: o de abstenções.

Segundo dados divulgados pela Assessoria de Imprensa do Tribunal, mais de 55 mil candidatos faltaram a aplicação das provas, o que corresponde a 34,22% do número de inscritos. No total, 106 mil pessoas compareceram para realizar as provas do concurso.

Podemos usar os números do certame aplicado pelo TRT SP para analisar o seguinte aspecto: o número de pessoas inscritas para um concurso não reflete o número real de concorrência. Visto que, à exemplo do que aconteceu, nem todos comparecem no dia de prova.

As faltas registradas no certame do Tribunal não são um ponto fora da curva. Em grande parte dos concursos uma porcentagem razoável dos inscritos não aparece para prestar o certame, reduzindo muito o número de candidatos aptos para o cargo em questão.

E mais… Ao verificar o número total de inscritos do concurso (162 mil) cria-se a ideia de que todas essas pessoas estão totalmente aptas para disputar uma vaga. Quando na realidade, 55 mil delas nem sequer chegou a prestar o exame.

Ao afunilarmos ainda mais os números, temos os candidatos que terminam a prova assim que o tempo mínimo de saída é cumprido, muitas vezes não leram ou analisaram as questões com a devida atenção.

Também recebemos muitos relatos de pessoas que desistem logo depois do exame começar. Ao terem contato com o ambiente da prova, e depois de lerem algumas questões percebem que não estão preparadas para a passar no certame.

concurso público

Enquete

Você já se inscreveu em um concurso e não prestou a prova??

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

A concorrência alta aumenta a pressão em um concurso??

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Portanto, quando os números de inscritos do concurso que você irá prestar forem revelados, não se assuste ou se intimide. Caso você tenha se preparado da maneira correta, estará concorrendo com uma minoria dos candidatos.

Se você já desistiu de algum concurso ainda que inscrito, conta pra gente nos comentários o motivo. Conhece alguém com alguma história inusitada, compartilhe!!

Leonardo Henrique
Ascom Estratégia
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Hahaha! Nunca estudei pra prova, passei no concurso dos correios de primeira, mesmo sem ir a escola há vários anos
    Paulo Barbisan em 16/08/19 às 00:18
  • Eu sou de Jundiaí. Me colocaram para fazer o exame do TRT2 numa faculdade com 75 km de distância para chegar às 7.30hs. Achei muito longe. Uma amiga minha que mora na mesma cidade que eu foi colocada numa faculdade a 60 km de distância. Bem mais perto. De qualquer forma, irei fazer o TRT 15.
    Marilisa em 27/07/18 às 12:29
  • Uma amiga do trabalho se inscreveu pra um concurso de nivel superior na nossa cidade. Era um concurso estadual. Nao estudou, farrou a noite toda na vespera, chegou em casa, tomou um banho e foi fazer a prova. Passou em terceiro lugar e foi chamada. Incrivel!
    Aline em 26/07/18 às 20:42
  • Também não fui mas estou focado em outro.
    Eslaine em 26/07/18 às 16:48
  • É bom compartilhar com vocês.Afinal vocês são muito empenhados e têm uma visão panorâmica sobre nós e ao mesmo tempo valorizam todos os detalhes.Parabéns! Olhe eu quase faltei ao concurso.Tive um desarranjo gastrointestinal em razão de uma intoxicação alimentar que iniciou na quanta feira que antecedeu o concurso e ainda não estou bem.Mas fiz o concurso dopada para conseguir me manter na cadeira: buscopan/muitas dores abdominais, dramin/ muito vômito e um remédio caseiro para segurar a diarreia. Lia e relia as longas questões e pouco capturava, persistindo consegui fazer a prova.Nem o meu gabarito copiei e nem lembro o que de certo respondi.Pensa numa pessoa dopada...era assim que eu me encontrava.Acho que perdi. Me considerava preparada para enfrentar o concurso , mas aconteceu isto infelizmente. Com relação às abstenções na minha sala faltaram 22, eu contei. Dos trinta e oito presentes, metade saiu quando chegamos às três de prova,Quando faltava uma hora para acabar tinha apenas 8 desesperados pela aprovação.Quando a fiscal chegou perto de mim e disse que o tempo acabara coincidiu com o último pingo no i da minha redação que eu estava revisando e colocando os pingos nos is já que estou com essa mania de escrever e não pingar o i.Bem, fica aí o meu caso como dica: Concurseiros atenção: na semana da prova não arrisquem e nem abusem com alimentos fora de casa ou que não conhecem a sua boa procedência.Um fraternal abraço a todos. Rosana Moraes
    rosana moraes em 26/07/18 às 15:37
  • Por mais despreparada que estava, com apenas 3 meses de estudos, fui fazer a prova do TJ-PE e fiquei muito feliz com a colocação, entre os 900 primeiros!!
    Monique em 26/07/18 às 13:19
  • Desisti de dois concursos que me inscrevi. Um porque eu estava na faculdade ainda e não era meu real objetivo na época e o outro pq a prova foi adiada e coincidiu com outro concurso que eu ia fazer e tive que optar por um dos dois.
    Marília em 26/07/18 às 10:20
  • Boa noite. Teve prova do TJ SC no mesmo dia, provavelmente tenha contribuído para elevar esse número.
    Vanderlei em 25/07/18 às 23:52
  • Olá penso que além dos fatores destacados muita gente deixou de comparecer por causa dos problemas nos vôos, como no que ocorre no Aeroporto de Salvador.Tinha gente desesperado sem saber e como fazer pra chegar em SP.
    Mercia Alves em 25/07/18 às 21:24
  • Eu não compareci na prova de técnico pois tinha me inscrito para as duas mas achei que estava muito cansada no dia anterior, resolvi concentrar os esforços em uma única e escolhi a de analista.
    V Nascimento em 25/07/18 às 21:08
  • Boa noite, na sala que fiz a prova faltaram 30 pessoas.
    Sávio Garcia em 25/07/18 às 18:35
  • Só na minha sala faltaram 24
    José faggioni jr em 25/07/18 às 17:05
  • Olá André. Serão corrigidas as redações dos candidatos mais bem classificados até determinada posição (que varia em cada cargo). Você pode conferir a relação completa na página 15 do edital. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 25/07/18 às 15:40
  • Na minha sala eu consegui contar quantas provas deixaram de ser entregues (20) e quantas foram (37)
    Leandro Neves em 25/07/18 às 15:33
  • Estratégia, qual é o critério para ter a prova corrigida pela banca? Seria por volta de 2 mil provas, referentes às maiores notas, por exemplo?
    André Luis em 25/07/18 às 15:27
  • Talvez um dos motivos seja o fato de que na mesma data ocorreu a prova de digitação do TJ-SP, ou seja, muita gente boa deixou de prestar o TRT.....
    david santos em 25/07/18 às 15:25