Artigo

Como otimizar seu tempo de estudo para o TRT 4 (RS)

Saiba como otimizar seu tempo de estudo em preparação para o TRT 4 (RS)

O edital TRT4 (Tribunal Regional da 4ª Região) foi publicado com a oferta de 7 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, nos cargos de técnico e analista. A prova objetiva ocorrerá na data provável do dia 10 de julho, nos períodos da tarde e da manhã, em Porto Alegre – RS.

Sendo assim, com a data já definida, começa a contagem regressiva para a preparação pós-edital. Mais do que nunca, este é o momento de acelerar o ritmo, pegar pesado nos estudos e conseguir fazer valer sua carga horária para chegar bem preparado no dia da prova.

No entanto, infelizmente esta é uma das grandes dificuldades de muitos concurseiros, seja porque não dispõem de tanto tempo de estudo ou porque, ainda que tenham muitas horas livres, não conseguem obter um bom aproveitamento.

Se você se identificou com esta situação, acompanhe até o final desta leitura, pois traremos várias estratégias para tirar um maior aproveitamento de sua carga horária e te ensinaremos a otimizar seu tempo de estudo em preparação para o TRT4(RS).

  • Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região diversos cargos
  • Status: edital publicado!
  • Banca: FCC
  • Vagas: 7 imediatas + CR
  • Edital 2022: concurso TRT4

A remuneração inicial é de até R$ 12.455,30, para candidatos de nível superior, e R$ 7.591,37, para candidatos de nível médio.

otimizar tempo TRT 4 - banner

Sabemos que o tempo é um dos recursos mais importantes de um concurseiro, afinal é o modo que ele aproveita seu tempo que vai determinar, em grande parte, o sucesso de sua empreitada nos concursos públicos.

Por outro lado, a falta de organização de uma rotina de estudos, o cansaço mental e as interrupções constantes são alguns pontos que podem ficar no caminho de um bom aproveitamento do nosso tempo disponível e acabar por prejudicar nossa preparação.

Nessa linha, a manutenção de uma rotina de estudos sólida que possa tirar o máximo que nossa carga horária tem a nos oferecer se faz essencial. Pensando nisso, listamos uma série de estratégias que você pode começar a utilizar hoje para conseguir estudar mais horas com qualidade e ainda otimizar seu tempo de estudo  em preparação para o TRT 4(RS).

1ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o TRT 4 (RS) – Blocos de estudo

A primeira estratégia para otimizar seu tempo de estudo para o TRT4 é rastrear suas horas disponíveis no dia. Feito isso, divida seu tempo de estudo em intervalos menores, algo em torno de 1 a 3 horas. A ideia aqui é dividir sua meta de horas em pequenos objetivos pré-estabelecidos que você deve cumprir.

Quando tentamos estudar muitas horas de uma só disciplina, não somente você começa a saturar daquele assunto, como seu nível de compreensão e aprendizado reduzem significativamente, prejudicando a fixação dos conteúdos.

Estudar 4 horas pode parecer difícil, mas se você fizer 1 hora pela manhã ao acordar, 1 hora no período da tarde e 2 à noite, já não soa tão difícil e cansativo assim, correto? Também fique atento a si mesmo: se estiver cansado após uma longa sessão, não adianta insistir, por isso vale tirar uma pausa ou talvez seja o momento de partir para outra disciplina.

 2ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o TRT4 (RS) – Previsibilidade

Quando o assunto é organizar sua rotina, um ponto crucial a se considerar a fim de otimizar seu tempo de estudo para o TRT4 (RS) é a previsibilidade. Isso significa não somente saber qual momento estudar e por quanto tempo estudar, mas também definir quantos e quais intervalos você vai tirar, qual hora acordar, qual hora ir dormir, etc. 

Esse tipo de previsibilidade diminui o escopo de decisões que você precisa fazer ao longo do dia, algo que vem bem a calhar, considerando que nossa capacidade de tomar decisões é limitada. Desse modo, pouco a pouco você vai tornando essas ações automáticas, o que aumenta a chance de seguir sua rotina de estudo de forma sistemática.

3ª Dica para otimizar seu tempo de estudo – Crie uma métrica mínima de horas

Uma meta de horas será mais fácil de ser cumprida com contundência se você estabelecer parâmetros ou métricas. Assim, se você quiser aumentar ou aproveitar mais seu tempo de estudo, é necessário ter um limite mínimo de horas a cumprir.

Este será seu parâmetro e compromisso pessoal. Haja o que houver, seu piso mínimo de horas será cumprido. Com efeito, sabemos que nem todos os dias de nossa preparação são perfeitos e que imprevistos acontecem aqui e ali. Por esta razão, nos dias em que houver algum imprevisto e não conseguir bater a meta de horas, tente ainda assim cumprir o mínimo que estipulou.

Desta forma, você fica mais perto de bater a meta semanal e não perde o ritmo, mesmo tendo estudado menos naquele dia em particular.

4ª Dica para otimizar seu tempo de estudo – Lidando com as disciplinas mais desafiadoras

Uma boa estratégia para lidar com disciplinas que exigem uma maior carga mental ou oferecem mais dificuldade é reservar o período do dia em que você rende mais. Você rende mais pela manhã ou será que é alguém com hábitos noturnos?

Por exemplo, uma disciplina que muitos concurseiros têm dificuldade é Português. Vai ser muito mais vantajoso para alguém com hábitos matinais estudar Português logo no começo do dia, quando se está mais “esperto” e atento para os obstáculos que a disciplina pode oferecer.

Você vai perceber que, com essa estratégia, as disciplinas nas quais temos dificuldades não parecerão tão desafiadoras assim.

5ª Dica para otimizar seu tempo de estudo – Revisões e disciplinas fáceis para o final

Aqui seguimos a lógica inversa à nossa estratégia anterior. Você sempre consegue esticar mais uma horinha ou duas com disciplinas que sejam do seu agrado ou nas quais ao menos você possua mais facilidade.

O mesmo vale para revisões. Este é um bom artifício para driblar o cansaço e não saturar a cabeça com assuntos muito complexos logo no fim de sua jornada de estudo.

6ª Dica para otimizar seu tempo de estudo – Cronometre Intervalos

Ok, imagino que você já ouviu algo sobre cronometrar suas horas líquidas de estudo, mas nosso conselho aqui vai também para cronometrar intervalos.

Os intervalos podem ser verdadeiros vilões quando se trata de cumprir nossa carga horária. Com efeito, basta um pequeno relapso de sua parte para 15 minutos de Netflix se tornarem 3 horas de maratona rapidinho.

Portanto, para trazer mais previsibilidade para sua rotina e otimizar seu tempo de estudo, programe de antemão suas pausas e defina um tempo limite através de um cronômetro com alerta. Assim, vai ficar muito mais difícil perder a hora de estudo e desperdiçar minutos preciosos, especialmente agora em preparação para o TRT 4 (RS)

7ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o TRT4 (RS) – Método Pomodoro  

O método Pomodoro pode ser particularmente interessante se você for do tipo que se distrai com facilidade e acaba interrompendo o estudo e sua linha de pensamento. A técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo e consiste basicamente em fracionar seu tempo de estudo em blocos de 25 minutos (cronometrados) de atenção plena, intercalados com intervalos de 5 minutos de intervalo/descanso.

Nesses 25 minutos seu foco deve ser total, sem olhadinha no celular, nem levantar para beber água. Após 4 ciclos de 25 você pode aumentar seu intervalo gradativamente, algo entre 15 e 30 minutos.

À medida que for sentindo melhora na concentração, pode aumentar os intervalos de estudo para 30, 35 minutos e assim por diante.

8ª Dica para otimizar seu tempo de estudo – Dias de referência

Comece a fazer uma avaliação dos dias em que você cumpriu sua carga horária ou até conseguiu estudar mais horas com relativa tranquilidade. Pergunte a si mesmo o que deu certo nesse dia.

Você se distraiu menos? Acordou mais cedo? Seja o que for, tenha esse dia em mente como uma referência para seus próximos dias de estudo e tente sempre alcançar essa marca. Deste modo, você naturalmente vai buscar ter mais constância na sua rotina de estudos e ainda estará nivelando por alto, isto é, pelos seus melhores dias.

Então é isso, pessoal

Usem essas dicas com sabedoria para tirar o melhor proveito possível de sua carga horária. É evidente que, quanto mais você estudar, a tendência é ficar cada vez mais preparado. Porém, lembre-se de que mais importante do que fazer muitas horas de estudo em um dia, é ser capaz de estudar com qualidade. Por isso, faça sempre um estudo ativo e observe seu desempenho, para assegurar de que está no caminho certo! Estou certo de que usando essas estratégias você será capaz de otimizar seu tempo de estudo para o TRT 4 (RS), de modo que seu aproveitamento diário será significativamente melhor.

Grande abraço e bons estudos

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.