Artigo

TRF4 – Comentários PMBOK e ITIL – Analista – Sistemas

Olá galera! Agora as questões do TRF para área de sistemas. Prova 004 – Tipo 01.

28. Suponha que o TRF4 esteja migrando, em relação aos projetos, de uma organização do tipo 1 para do tipo 2. No tipo 1, atual, há apenas uma coordenação geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, com autoridade considerável, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos. De acordo com o PMBOK 5a edição, os tipos 1 e 2 são, correta e respectivamente, estrutura organizacional
(A) matricial fraca e projetizada balanceada.
(B) funcional fraca e funcional projetizada.
(C) funcional clássica e matricial forte.
(D) matricial balanceada e matricial forte.
(E) matricial funcional e matricial projetizada.

Comentários: PessoALL… considerando o PMBOK 5ª Ed temos apenas:

• Funcional – A empresa é organizada por funções e cada colaborador tem um chefe imediato, seja ele um coordenador, supervisor, gerente, etc. dependendo do nível hierárquico.
• Matricial – A empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, e onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional, quanto para um ou mais gerentes de projetos. Este “modelo” se subdivide em matricial fraca, moderada e forte.
• Projetizada (ou por projetos) – A empresa é organizada por projetos, muito comum em empresas como consultorias e empresas de engenharia que tem como o negócio principal, os projetos

Percebam que não existe “projetizada balanceada” (eliminamos a alternativa A). Também não existe “funcional fraca” nem “funcional projetizada” (eliminamos a alternativa B). Não existe “matricial projetizada” (eliminamos a alternativa E).
Ficamos então entre as alternativas C e D. Desta maneira, já sabemos que a estrutura tipo 2 mencionada no comando da questão é um matricial forte. Para corroborar isso, devo lembra-los que na nossa aula vimos o seguinte diagrama:

Galera… eu falei pra vocês que na estrutura matricial forte, temos muitas das características da organização projetizada, e gerentes de projeto de tempo integral com autoridade considerável e pessoal administrativo de tempo integral trabalhando no projeto. Percebam que aqui o gerente de projetos não responde a nenhum gerente funcional, mas sim a chefe dos gerentes de projetos.

Agora precisamos saber se a estrutura do tipo 1 é funcional clássica ou matricial balanceada! Neste sentido, falamos também que na funcional clássica temos departamentos muito bem definidos e os projetos em geral são gerenciados pelos gerentes funcionais que que acumulam esta função e vimos a seguinte figura:

Lembrando disso, sabemos que o gabarito da questão é a letra C.

29. Considere o gráfico abaixo.

De acordo com o PMBOK 5a edição,
(A) os níveis de custo (caixa I) são altos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado.
(B) os níveis de custo de pessoal (caixa II) são baixos no início, atingem um valor mínimo enquanto o projeto é executado e sobem rapidamente conforme o projeto é finalizado.
(C) o gráfico se refere aos ciclos de vida de adaptativos, que são desenvolvidos com o intuito de manter o grau de influência dos stakeholders mais baixo e os custos das mudanças mais altos do que nos ciclos de vida previsíveis, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.
(D) os riscos e incertezas (caixa I) são maiores no início do projeto e esses fatores diminuem ao longo da vida do projeto à medida que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas.
(E) os custos das mudanças e correções de erros (caixa I) geralmente diminuem significativamente à medida que o projeto se aproxima do término.

Comentários: Questão relativamente tranquila. O examinador quase se complicou na alternativa A, mas precisamos interpretar o comando da questão como um todo, inclusive o gráfico apresentado.

Pessoal, os riscos e a incertezas caem com o passar do tempo em um projeto… o escopo vai “tomando forma”, as premissas vão se confirmando… Imaginem o projeto “Clube no Domingo”. Já na terça-feira você marca com a família um lindo passeio no clube, com direito a churrasco num domingo ensolarado. Bom… primeiro, você precisa reservar uma churrasqueira (incerteza), mas o clube só aceita as reservas a partir de quinta-feira. O tempo passa… chega quinta-feira e você consegue reservar a churrasqueira. Concordamos que nesse momento, o grau de risco e incerteza do seu projeto diminuiu? Ótimo! Gabarito letra D.

36. A fim de realizar alguns testes para preparar um relatório gerencial, um Analista necessitava obter informações e mídias físicas contendo os itens de configuração de alguns softwares, bem como suas licenças e documentação, cuja fonte fosse uma versão definitiva, autorizada e estivesse armazenada de modo seguro. Conhecedor da ITIL v3 adotada na organização, ele localizou facilmente essas informações e m um ambiente específico denominado
(A) biblioteca de mídia definitiva.
(B) portfólio de projeto.
(C) catálogo de serviços.
(D) base de conhecimento.
(E) funil de serviço.

Comentários: Essa deve ter pego um bocado de gente… e o examinador poderia ter sido “mais mau” se tivesse colocado “Base de Conhecimento” na letra A. Isso porque não acho que todos os(as) candidatos(as) lembraram que o “Definitive Media Library – DML” ou “Biblioteca de Mídia Definitiva – BMD” que armazena, de modo seguro, cópias-mestre de versões autorizadas e definitivas de itens de configuração (softwares). Gabarito letra A.

37. Suponha que um Analista do Tribunal Regional Federal da 4a Região – TRF4 esteja atuando na gestão da melhoria contínua de serviços. A fim de executar uma gestão que garanta o sucesso, a manutenção e a evolução positiva das melhorias conquistadas, ele vem realizando periodicamente uma atividade que deve ser praticada constantemente na ITIL v3. Essa atividade, que aborda o estudo e meios de prevenção das ameaças e oportunidades externas, bem como a verificação de medidas corretivas possíveis dos pontos fortes e fracos internos do Tribunal, é conhecida como
(A) gestão de tendência.
(B) abordagem custo/benefício.
(C) gestão de impacto no negócio.
(D) análise SWOT.
(E) análise AIFC.

Comentários: Galera… falou em pontos fortes e fracos, ameaça e oportunidades, está falando de matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities & Threats). Gabarito letra D.

É isso pessoal… se a FCC não aprontar no gabarito preliminar, não teremos possibilidade de recursos.

Abços e até a próxima!
Fábio Alves
Instagram: @prof_fabioalves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.