Artigo

TRE-PE Analista de Sistemas – Questões: ISO 38500, COBIT 5 e PMBOK 5

Olá Pessoal! Mais uma vez aqui para comentar algumas questões. Desta vez são as questões sobre ISO 38500, PMBOK 5 e COBIT 5 que o CESPE cobrou na prova do TRE-PE do último final de semana! Adianto que não vejo qualquer possibilidade de recurso. Vamos aos comentários!


TRE-PE 2017 – Cargo 3: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: ANÁLISE DE SISTEMAS


Questão 27 – De acordo com a ISO 38500, o princípio que define que o modelo de parceria entre a organização e a área de T I seja baseado em um relacionamento positivo, confiável e que demonstre clareza em relação às responsabilidades denomina-se
A estratégia.
B confiabilidade.
C outsourcing.
D responsabilidade.
E governança.

Comentários: Bom, temos seis princípios previstos na ISO 38500 e apesar do examinador ter mudado um o “texto clássico” da definição do princípio da responsabilidade, este é o gabarito da questão. Vamos analisar cada uma das alternativas:


Confiabilidade, “outsourcing” e governança não são princípios na ISO 38500. Já eliminamos as letras B, C e E,


Definição do princípio da Estratégia – A estratégia de negócio da organização tem em conta as capacidades de TI atuais e futuras. A estratégia diz respeito ao como será realizada a abordagem da organização para o contexto de Governança.


Definição do princípio da Responsabilidade – Os indivíduos e grupos na organização devem compreender e aceitar as suas responsabilidades no fornecimento e na procura de TI. Isso para garantir que a conduta ética da gestão para com o mercado, seus colaboradores, seus parceiros, na gestão financeira e fiscal.

Portanto, gabarito letra D.

Questão 28 – No COBIT 5, quando a implementação de um processo definido permite o alcance dos objetivos, o processo atinge o nível de capacidade


A 2, denominado processo gerenciado.
B 3, denominado processo estabelecido.
C 4, denominado processo previsível.
D 5, denominado processo otimizado.
E 1, denominado processo executado.

Comentários: para acertar a questão tínhamos que lembrar da seguinte figura e da descrição do processo estabelecido (nível de capacidade 3).

 

3 Processo Estabelecido: O processo controlado (gerenciado – Nível 2) agora é implementado utilizando um processo definido capaz de atingir seus resultados.
Não há o que se discutir. Gabarito letra B

Questão 31 – No PMBOK 5, os ciclos de vida projetados para reagir a altos níveis de mudança, com envolvimento contínuo das partes interessadas, são denominados
A projetáveis.
B preditivos.
C incrementais.
D adaptativos.
E produtivos.

Comentários: Pessoal, os ciclos de vida dos projetos são definidos ou moldados de acordo com características da organização. Os ciclos de vida denominados adaptativos são aqueles projetados para reagir a altos níveis de mudança e envolvimento contínuo das partes interessadas, tendo iterações rápidas, com tempo e recursos fixos. Gabarito letra D.

É isso galera!  Espero que tenham acertado essas aí e muitas outras….rsrs… aí é esperar a classificação!  Aos que não foram tão bem assim… lembrem-se que só não passa quem desiste!  Juntem os "cacos" e retornem aos estudos!

Abços e Sucesso!

Fábio Alves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente!
    Elisângela em 24/06/17 às 16:01