Notícia

TJ SP Escrevente Técnico Judiciário: qual região escolher?

Foi publicado o edital do concurso TJ SP Escrevente Técnico Judiciário 2021. A seleção visa o preenchimento de 845 vagas para o cargo de nível médio, ofertado em 10 Regiões Administrativa Judiciária do Estado. Do total de vagas, 400 são para a capital e 445 para cidades do interior e grande São Paulo.

As inscrições podem ser efetuadas no site da Vunesp até o dia 02 de setembro, mediante o pagamento da taxa fixada em R$ 79,00, até 03 de setembro de 2021 . As provas estão previstas para 31 de outubro.

É importante salientar que as vagas ofertadas no concurso TJ SP Escrevente Técnico Judiciário são para contratação imediata, o que possibilita que um número maior de candidatos seja convocado ao longo da validade do concurso, visto que a vacância no Tribunal hoje é de 6.074 cargos de Escrevente.

Sede do TJSP

TJ SP Escrevente Técnico Judiciário – vagas e comarcas

Para começo de conversa, devemos rememorar que, em que pese o novo edital ter sido publicado abrangendo todas as regiões administrativas do Estado, apenas a 1ª e a 4ª Regiões (Capital e Campinas) encontram-se com o último edital expirado após duas prorrogações, sendo a última objeto de muita polêmica, tanto em relação a sua decretação como no tocante à sua expiração, que ocorreu antes do prazo previsto.

As demais regiões do interior (2ª, 3ª, 5ª a 10ª RAJs) encontram-se ainda com edital vigente, já que o concurso de 2017 foi homologado em 2019 e prorrogado até março de 2021; e, devido à pandemia de coronavírus que atingiu o país em 2020, a contagem do seu prazo de validade ficou suspensa de 28 de maio a 31 de dezembro de 2020 e de 14 de abril a 31 de dezembro de 2021. Dessa forma, a previsão de expiração do certame é apenas para junho de 2022, o que deverá impactar o momento do chamamento dos candidatos aprovados nesta nova seleção de 2021.

Não obstante, abaixo apresentamos a você a quantidade de vagas que será ofertada em cada RAJ nas respectivas Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária – CJ (que dividem a quantidade de vagas com cidades menores da Circunscrição) neste concurso e o quantitativo de candidatos que serão e convocados para a segunda etapa, consistente em uma prova de digitação, de caráter apenas eliminatório.

Tribunal de Justiça de São Paulo - Regiões Administrativas

Apontaremos também as principais características das Cidades Sede de cada uma das Regiões Administrativas, tais como: distância da capital paulista, economia local, quantidade de habitantes, índice de desenvolvimento e infraestrutura, a fim de que você, ao escolher determinada região, ainda especificamente uma cidade menor daquele grupo, que seja ou não a Sede da Circunscrição Judiciária, esteja ciente de qual metrópole terá por perto caso necessite de uma base ou uma maior infraestrutura local.

1ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO PAULO – Capital (sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. É a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11.ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é Non ducor, duco, frase latina que significa “Não sou conduzido, conduzo”.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.

O município possui o 10.º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do estado, bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de ser sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, sendo ainda responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005 e por mais de 40% das patentes produzidas no país.

É a 8.ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes é a 10.ª maior aglomeração urbana do mundo. A capital paulista também possui um caráter cosmopolita, dado que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes. 

TJ SP: Município de São Paulo

Confira abaixo a distribuição de vagas em São Paulo e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO PAULO4001500
SÃO BERNARDO DO CAMPO (Sede)
– Diadema
10120
SANTO ANDRÉ (Sede)
– Mauá
– Ribeirão Pires
– Rio Grade da Serra
– São Caetano do Sul
10120
OSASCO (Sede)
– Barueri
– Carapicuíba
– Jandira
– Santana de Parnaíba
10120
GUARULHOS (Sede)
– Arujá
– Mairiporã
– Santa Isabel
10120
MOGI DAS CRUZES (Sede)
– Ferraz de Vasconcelos
– Guararema
– Itaquaquecetuba
– Poá
– Suzano
10120
ITAPECERICA DA SERRA (Sede)
– Cotia
– Embu das Artes
– Embu Guaçu
– Itapevi
– Taboão da Serra
– Vargem Grande Paulista
10120

2ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – ARAÇATUBA (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Uma das mais importantes cidades da região noroeste paulista, Araçatuba não tem fundador e se desenvolveu no entorno da antiga ferrovia, a Noroeste do Brasil que, no começo do século XX, passava pela cidade. Sua renda per capita é a segunda maior da região. A expectativa de vida é de 75,46 anos e possui uma população próxima de 200 mil habitantes. Está localizada há 522 km da Capital Paulista.

Seu nascimento remonta à expansão cafeeira e, e seguida, sua economia foi caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. A pecuária a tornou conhecida no país como Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi realizadas na Praça Rui Barbosa. De economia diversificada, o setor de serviços é o predominante na cidade, mas caracteriza-se também por ser um polo universitário e gastronômico da região noroeste do estado.

Próxima ao rio Rio Tietê, considerado limpo na região, é a primeira cidade não ribeirinha do estado a captar água diretamente dele. Está sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo e é cortada pelo Ribeirão Baguaçú, que também a abastece. 100% do seu esgoto da cidade é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.

TJ SP: Município de Araçatuba/SP

Confira abaixo a distribuição de vagas em Araçatuba e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
ARAÇATUBA (Sede)
– Bilac
-Birigui
– Buritama
– Guararapes
– Penápolis
– Valparaíso
20150
LINS (Sede):
– Cafelândia
– Getulina
– Promissão
590
ANDRADINA (Sede)
– Ilha Solteira
– Mirandópolis
– Pereira Barreto
590
JALES (Sede)
– Auriflama
– Palmeira D´oeste
– Santa Fé do Sul
– Ufrânia
590

3ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – BAURU (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Bauru é o município mais populoso do Centro-Oeste paulista, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 326 km. Em 2020, sua população estimada pelo IBGE foi de 379.297 habitantes, sendo o 18º mais populoso de São Paulo.

Bauru foi fundada em 1896, sendo que a Marcha para o Oeste, impulsionada pelo governo de Getúlio Vargas como incentivo ao progresso e a ocupação da região central do Brasil. A indústria foi a principal responsável pela urbanização do município e hoje é, junto com o setor terciário.

A cidade vem registrando bons índices de desenvolvimento, recuperando áreas degradadas e hoje possui um parque industrial diversificado com mão de obra qualificada, tendo localização privilegiada em termos de alternativas de transporte, com o maior entroncamento rodo-hidro-aéreo e ferroviário do estado de São Paulo, oferta de energia e rede telefônica.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Bauru é considerado muito elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu valor é de 0,801, sendo o 20º maior de todo o estado de São Paulo (em 645 municípios); o 24º de toda Região Sudeste do Brasil (em 1666) e o 37° de todo Brasil (entre 5565). O município possui a maioria dos indicadores muito elevados e acima com os da média nacional segundo o PNUD

Município de Bauru/SP

Confira abaixo a distribuição de vagas em Bauru e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
BAURU (Sede)
– Agudos
– Duartina
– Lençóis Paulista
– Pirajuí
– Piratininga
20150
AVARÉ (Sede)
– Cerqueira Cesar
– Fartura
– Itaí
– Paranapanema
– Taquarituba
590
BOTUCATU (Sede)
– Conchas
– Itatinga
– São Manuel
590
JAÚ (Sede)
– Bariri
– Barra Bonita
– Dois Córregos
– Macatuba
– Pederneiras
590
OURINHOS (Sede)
– Chavantes
– Ipauçu
– Pirajú
– Santa Cruz do Rio Pardo
590

4ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – CAMPINAS (sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Campinas é um município distante 99 km a noroeste da capital estadual. Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 1.213.792 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, com base nos dados do Censo 2010 do IBGE e do Ideb.

Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774 e teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.

Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Possui também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada uma das principais do país.

Campinas (SP)

Confira abaixo a distribuição de vagas em Campinas e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
CAMPINAS (Sede)
– Cosmópolis
– Paulínia
– Valinhos
– Vila Mimosa: Foro Regional
20150
JUNDIAÍ (Sede)
– Caieiras
– Cajamar
– Campo Limpo Paulista
– Francisco Morato
– Franco da Rocha
– Itatiba
– Itupeva
– Louveira
– Várzea Paulista
– Vinhedo
590
BRAGANÇA PAULISTA (Sede)
– Atibaia
– Jarinu
– Nazaré Paulista
– Pinhalzinho
– Piracaia
590
MOGI MIRIM (Sede)
– Arthur Nogueira
– Conchal
– Itapira
– Mogi Guaçu
590
RIO CLARO (Sede)
– Brotas
– Itirapina
590
LIMEIRA (Sede)
– Araras
– Cordeirópolis
590
PIRASSUNUNGA (Sede)
– Leme
– Porto Ferreira
– Santa Rita do Passa Quatro
590
PIRACICABA (Sede)
– Capivari
– Cerquilho
– Laranjal Paulista
– Monte Mor
– Rio das Pedras
– São Pedro
– Tietê
590
SÃO JOÃO DA BOA VISTA (Sede)
– Aguaí
– Espírito Santo do Pinhal
– Vargem Grande do Sul
590
AMERICANA (Sede)
– Hortolândia
– Nova Odessa
– Santa Bárbara D´oeste
– Sumaré
590
AMPARO (Sede)
– Águas de Lindoia
– Jaguariúna
– Pedreira
– Serra Negra
– Socorro
590

5ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – PRESIDENTE PRUDENTE (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, distante 558 quilômetros da capital. Sua população estimada no ano de 2020 era de 230.371 habitantes, sendo o 36º mais populoso de São Paulo.

O município foi emancipado de Conceição de Monte Alegre (hoje Paraguaçu Paulista) na década de 1910. Seu nome é uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais, que foi um advogado e político brasileiro, tornando-se o primeiro governador paulista (1889-1890). Atualmente é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do oeste de São Paulo, tanto é que passou a ser conhecida como a “Capital do Oeste Paulista”.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. O principal clube de futebol da cidade é o Grêmio Prudente, cujo estádio é o Estádio Paulo Constantino (Prudentão). Existem ainda o Parque do Povo e o Teatro Municipal Procópio Ferreira, além de outros teatros e pequenos parques. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, Presidente Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.

Presidente Prudente

Confira abaixo a distribuição de vagas em Presidente Prudente e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
PRESIDENTE PRUDENTE (Sede)
– Iepê
– Martinópolis
– Pirapozinho
– Presidente Bernardes
– Rancharia
– Regente Feijó
20150
ASSIS (Sede)
– Cândido Mota
Maracaí
Palmital
Paraguaçu Paulista
Quatá
590
DRACENA (Sede)
– Junqueirópolis
– Pacaembu
– Panorama
– Tupi Paulista
590
PRESIDENTE VENCESLAU (Sede)
– Mirante do Paranapanema
– Presidente Epitácio
– Rosana
– Santo Anastácio
– Teodoro Sampaio
590
TUPÃ (Sede)
– Adamantina
– Bastos
– Flórida Paulista
– Lucélia
– Osvaldo Cruz
590
MARÍLIA (SEDE)
– Gália
– Garça
– Pompéia
590

6ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – RIBEIRÃO PRETO (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Ribeirão Preto é sede da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Ribeirão Preto, localizando-se a nordeste do estado, distando da Capital do Estado cerca de 315 km. Com 711 825 habitantes, é a nona cidade mais populosa do País sem contar as capitais – no geral é a 27ª no Brasil e a sétima no Estado, incluindo a capital paulista, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 2020.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2010 era de 0,800, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o vigésimo segundo maior do estado. Várias rodovias ligam Ribeirão Preto a diversas cidades paulistas, tais como a Rodovia Anhanguera e a Rodovia Cândido Portinari, havendo ainda disponibilidade de ferrovias e um aeroporto, denominado Doutor Leite Lopes.

Ribeirão Preto foi fundada em 1856, quando recebia muitos mineiros que saíam de suas terras já esgotadas para a mineração e procuravam pastagens para a criação de gado. No começo do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes, que foram trabalhar na agricultura ou nas indústrias abertas na década de 1910. Na segunda metade do século XX foram incrementados investimentos nas áreas de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, sendo declarada em 2010 como “polo tecnológico”. Atualmente essas atividades fazem com que Ribeirão tenha o 21º maior PIB brasileiro.

Ribeirão Preto/SP

Confira abaixo a distribuição de vagas em Ribeirão Preto e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
RIBEIRÃO PRETO (Sede)
– Cajuru
– Cravinhos
– Jardinópolis
– Pontal
– Santa Rosa do Viterbo
– São Simão
– Serrana
– Sertãozinho
20150
SÃO CARLOS (Sede)
– Descalvado
– Ibaté
– Ribeirão Bonito
590
ARARQUARA (Sede)
– Américo Brasiliense
– Borborema
– Iacanga
– Ibitinga
– Itápolis
– Matão
590
FRANCA (Sede)
– Patrocínio Paulista
– Pedregulho
590
BATATAIS (Sede)
– Altinópolis
– Brodowski
– Morro Agudo
– Nuporanga
– Orlândia
590
ITUVERAVA (Sede)
– Guará
– Igarapava
– Ipuã
– Miguelópolis
– São Joaquim da Barra
590
JABOTICABAL (Sede)
– Guariba
– Monte Alto
– Embu Guaçu
– Pirangi
– Pitangueiras
– Taquaritinga
590
CASA BRANCA (Sede)
– Caconde
– Mococa
– Santa Cruz das Palmeiras
– São José do Rio Pardo
– São Sebastião da Grama
– Tambaú
590

7ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SANTOS (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Santos é um município portuário sede da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado no litoral do estado de São Paulo. É uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.

Com a maior participação econômica da citada região, abriga o maior porto da América Latina, o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio, ocupando a 5ª colocação entre as não capitais mais importantes para a economia brasileira e 10ª colocada segundo a qualidade de vida.

Santos possui uma economia crescente. Em 2016, a cidade era a 33ª mais rica do país. Sua origem econômica remonta a 1922, quando foi inaugurada a Bolsa Oficial do Café, onde eram negociadas riquezas do mercado cafeeiro para o país. O local resultou no atual Museu do Café, abrigado no atual Centro Histórico, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.

Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio ambiente da região, muitas vezes ligados a universidades ou a instituições científicas. A estimativa de população em 2020 era de 433.656 habitantes.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2010 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na lista dos municípios brasileiros por índice de desenvolvimento humano, e em terceiro lugar na lista dos municípios de São Paulo pelo mesmo índice.

TJ SP: Município de Santos

Confira abaixo a distribuição de vagas em Santos e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SANTOS (Sede)
– Bertioga
– Cubatão
– Guarujá
– Praia Grande
– São Vicente
20150
REGISTRO (Sede):
– Cananéia
– Eldorado
– Iguape
– Jacupiranga
– Juquiá
– Miracatu
Pariquera-açu
– Promissão
590
ITANHAÉM (Sede)
– Itariri
– Mongaguá
– Peruíbe
590

8ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São José do Rio Preto localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 442 km. A população estimada para 1.º de julho de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 464.983 habitantes, sendo o décimo primeiro mais populoso de São Paulo e o 52º do país.

Emancipado de Jaboticabal na década de 1850, o nome do município é uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que banha o município. É um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, São José do Rio Preto é a 18ª colocada no ranking das cidades brasileiras mais promissoras para se construir uma carreira profissional. 

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Dentre eles podem ser citados o Arquivo Público Municipal, o Estádio Anísio Haddad, o Estádio Benedito Teixeira, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa e o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

TJ SP: Município de São José do Rio Preto/SP

Confira abaixo a distribuição de vagas em São José do Rio Preto e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Sede)
– José Bonifácio
– Macaubal
– Mirassol
– Monte Aprazível
– Neves Paulista
– Nova Granada
– Palestina
– Paulo de Faria
– Potirendaba
– Tanabi
20150
BARRETOS (Sede)
– Bebedouro
– Colina
– Guaíra
– Monte Azul Paulista
– Olímpia
– Viradouro
590
CATANDUVA (Sede)
– Itajobi
– Novo Horizonte
– Santa Adélia
– Tabapuã
– Urupês
590
VOTUPORANGA (Sede)
– Cardoso
– Nhandeara
590
FERNANDÓPOLIS (Sede)
– Estrela D´Oeste
– General Salgado
– Ouroeste
590

9ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São José dos Campos está situado no Vale do Paraíba Paulista, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 81 km. Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 729.737 habitantes, sendo o quinto mais populoso de São Paulo e o 23.º de todo o país, além de ser o segundo município mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás somente de Campinas.

É um importante centro cultural do Vale do Paraíba. A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, o distrito de São Francisco Xavier e o Banhado configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana, além dos projetos e eventos culturais realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), órgão responsável por projetar a vida cultural joseense.

O município está integrado — junto com as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os trinta milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.

Na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, quando a cidade descobriu sua vocação para a área da tecnologia. O município é a sede de importantes empresas, como: Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, Ball Corporation, General Motors (GM), Petrobras, Monsanto, Embraer (sede), entre outras. Possui também relevantes centros de ensino e pesquisas, tais como: o DCTA, o INPE, a UNESP, o ITA, a FATEC, e a UNIFESP, sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior do tipo no país, sedia unidades de pesquisa de grandes empresas, sendo a única cidade do mundo com centros de pesquisas das três maiores fabricantes mundiais de aeronaves, a Embraer, a Boeing e a Airbus.

TJ SP: Município de São José dos Campos

Confira abaixo a distribuição de vagas em São José dos Campos e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO JOSE DOS CAMPOS (Sede)
– Jacareí
– Paraibuna
– Salesópolis
– Santa Branca
20150
TAUBATÉ (Sede)
– Caçapava
– Campos do Jordão
– Pindamonhangaba
– São Bento do Sapucaí
– São Luiz do Paraitinga
– Tremembé
590
GUARATINGUETÁ (Sede)
– Aparecida
– Bananal
– Cachoeira Paulista
– Cruzeiro
– Cunha
– Lorena
– Piquete
– Queluz
– Roseira
590
CARAGUATATUBA (Sede)
– Ilhabela
– São Sebastião
– Ubatuba
590

10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SOROCABA (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sudeste paulista com uma população de 687.357 habitantes, estimada pelo IBGE para 2020, sendo uma capital regional. Localiza-se a 87 km da capital paulista.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.

As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras, tornando-se assim uma cidade dinâmica e de boa situação econômica.

TJ SP: Município de Sorocaba/SP

Confira abaixo a distribuição de vagas em Sorocaba e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SOROCABA (Sede)
– Ibiúna
– Mairinque
– Piedade
– Pilar do Sul
– Salto de Pirapora
– São Roque
– Votorantim
20150
ITU (Sede)
– Boituva
– Cabreúva
– Indaiatuba
– Porto Feliz
– Salto
590
ITAPETININGA (Sede)
– Angatuba
– Capão Bonito
– Cesário Lange
– Porangaba
– São Miguel Arcanjo
– Tatuí
590
ITAPEVA (Sede)
– Apiaí
– Buri
– Itaberá
– Itaporanga
– Itararé
590

Mais informações: Concurso TJ SP

Quer estudar para o TJ SP?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.