Artigo

TJ MG anuncia deflagração de processos para novos concursos

Plano envolve novos certames para servidores e magistrados

Durante a solenidade de apresentação do Relatório de Desempenho e Produtividade dos seis meses da Gestão 2020/2022 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 20 de janeiro, foram assinados oito novos atos de governança dentre os quais se destacam dois que visam a deflagração de procedimento administrativo para realização de novos concursos TJ MG.

Um dos atos se refere à realização de concurso para provimento dos cargos vagos de Juiz de Direito Substituto e o outro a um novo concurso de servidores para o quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais em que não há certame válido.

Além desses atos, foi assinada também a implantação do serviço de voluntariado no âmbito das unidades administrativas e judiciárias, a fim de aumentar a eficiência destas unidades e consequentemente a boa prestação jurisdicional.

No Relatório de Empenho e Gestão também consta a meta de digitalizar 3 milhões de processos físicos até o final de junho de 2022. Parte dela já vem sendo cumprida, já que mais de 310 mil processos já foram virtualizados, sendo 170 mil deles indexados ao Processo Judicial eletrônico (Pje).

Foram mencionadas também a instalação de novas varas, a alteração de competência de unidades judiciárias, a realização de cursos à distância, lives e  webinários, as parcerias e participações em encontros diversos, bem como o lançamentos de novos projetos, que trouxeram muitos avanços.

Em razão da pandemia da Covid-19, o documento foi apresentado em sua versão virtual, pelo Desembargador-Presidente, Gilson Soares Lemes, para atingir maior número de magistrados, servidores e colaboradores, mas o lançamento conseguiu reunir presencialmente ao menos toda a alta direção da Corte mineira.

O superintendente de Comunicação Social do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, disse que “este relatório contempla informações detalhadas sobre as atividades realizadas nos eixos de atuação definidos no processo de planejamento institucional, confirmando ações estratégicas, projetos integrados, destaques de gestão e indicadores.”

O último concurso para Juiz de Direito Substituto no TJ MG, realizado em 2018, foi homologado em 20 de agosto de 2019, mas teve seu prazo de validade suspenso até 31 de dezembro de 2020 devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) que atingiu o país.

Já os concursos para servidores se mostravam pendendetes devido à unificação do quadro de servidores no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e a própria crise sanitária decorrente da pandemia de coronavírus.

O próprio tribunal encaminhou um pedido de rescisão contratual amigável para o Instituto AOCP, então escolhida para organizar um novo concurso TJMG para servidores da 1ª instância, e a abertura do processo licitatório para escolha da organizadora de um novo certame para o quadro unificado de servidores aguardava um parecer favorável da Presidência da Corte.

Evento ao vivo: TJ MG – Concurso Próximo?

Após essa boa novidade quer saber mais sobre as reais perspectivas e formas de preparação para os novos concursos TJ MG para a Magistratura e para servidores? Não perca o evento exclusivo que será transmitido hoje, 21 de janeiro de 2021, ao meio dia, pelo professor Thiago Zanolla diretamente do canal do Estratégia Concursos no Youtube:

Mais informações, acesse:

Concurso TJ MG

Concurso Magistratura MG

Quer se preparar para o TJ MG?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Concursos de Direito

Vagas para a área jurídica

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.