Artigo

“Tenho o dia todo para estudar, mas não consigo completar as metas e me sinto culpado(a).”

Fala, pessoal! Como estamos?

Vocês já passaram por isso? Eu já! E vocês não têm ideia da quantidade de mensagens que recebo de amigos concurseiros com exatamente as mesmas palavras desse título. Isso é muito comum, principalmente em relação às pessoas que – como eu – estudam em casa.

Galera, já posso adiantar que isso pode ser resolvido. No vídeo dessa semana, eu mostro de maneira bem simples um turno meu de estudos prestando bastante atenção à contagem das horas líquidas e ao controle de intervalos.

Os motivos para um baixo rendimento podem ser muitos, mas a solução pode ser simples. Pra mim, sempre funciona determinar a quantidade de horas que vou estudar diariamente. Estudar sem hora pra acabar pode gerar uma certa ansiedade e não dá aquela sensação de dever cumprido no fim do dia pois sempre haverá mais matéria a ser estudada.

Mas, no início, é preciso fazer um plano que você vá conseguir cumprir em qualquer circunstância. Caso o seu número de horas ideal seja – por exemplo – 6h, defina que vai estudar 4h diárias nos próximos 7 dias. Faça um calendário e pinte de alguma cor que você goste o quadradinho do dia que você cumpriu a meta. No final da semana, aqueles sete quadradinhos coloridos vão dar muito orgulho e uma injeção de energia para uma meta de, quem sabe, 4h30 na próxima semana.

Essa é uma maneira bem objetiva de “botar ordem na casa”. Eu sempre gostei de manter as coisas simples, no entanto, nem sempre é assim:

Uma coisa que eu percebi sobre essa “culpa” de que os colegas concurseiros tanto falam é que grande parte dela não vem de dentro. Exatamente. É fácil falar para esquecer a opinião alheia, mas não é bem assim que funciona e precisamos lidar com isso.

NINGUÉM sabe pelo que você passa. Sempre haverá um fracassado pra dizer que tem gente que “só estuda” e que ele trabalha 8h por dia e por isso não pode passar em concurso. O que esse tipo de pessoa não consegue enxergar é que há pessoas que só estudam o dia todo porque estão desempregadas; que há pessoas que ficam em casa estudando, mas com uma situação familiar tóxica; que há pessoas sem problemas financeiros que vão no conforto do seu carro para uma cabine maravilhosa de estudos, mas com depressão ou TDAH. E com certeza nunca vai enxergar que há pessoas que trabalham 12h por dia e passam em concurso do mesmo jeito.

Fazer mais coisas não significa necessariamente fazer mais. Eu já trabalhei e estudei. Trabalhar 12h muitas vezes era menos cansativo que 2h de Português e 1h de Raciocínio Lógico. Quem trabalha e tem mais responsabilidades vai estar mais cansado; quem estuda horário integral vai sofrer mais pressão. Cada um com seu fardo. Nada disso importa.

Acalmem esse coração pois cada um tem o seu tempo. Tudo vai dar certo! Larguem esse peso desnecessário e deem seu máximo que as coisas vão se ajeitar! Confiem em mim!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vou colocar em ação às dicas coach Luís Eduardo ?. Realmente estudar em casa tem que ter muita disciplina. ?
    Adriana em 08/07/19 às 18:07
  • Obrigada! Como estava precisando dessa injeção de ânimo! Deus te Abençõe!
    Keyla em 08/07/19 às 09:05
  • Texto muito bom
    Cleiton de Araujo em 08/07/19 às 08:28