Artigo

Técnica de Estudo Repetição em Intervalos – O que é? Como funciona?

Também conhecida como técnica de revisão espaçada, a técnica de estudo Repetição por Intervalos está cada vez mais popular no Brasil. É muito conhecida por estudantes estrangeiros, principalmente na Ásia. O objetivo da repetição espaçada é garantir a memorização dos conteúdos, mas também o rápido aprendizado.

O que é a Repetição em Intervalos?

Trata-se de um método de estudo muito prático e eficiente, perfeito para aquele concurseiro que não tem nada a perder. Mas para utilizar a técnica, é preciso que você faça a revisão de tudo o que aprendeu – uma vantagem, já que a revisão é imprescindível para a sua aprovação.

Você pode utilizar apenas os seus resumos para fazer a revisão ou outro método – como mapas mentais ou flashcards, mas é importante gerir o recurso utilizado, já que vai utilizar várias vezes. Quem utiliza aplicativos de cards ou resumos também poderá utilizá-los. Uma sugestão de aplicativo para usar nesta técnica é o Anki – é só uma sugestão, ele não é necessário para usar a técnica. Há ainda o Memrise e o Quizlet.

Como funciona?

O ponto de partida será a revisão. Não qualquer tipo de revisão, mas uma revisão estratégica, em intervalos de tempo crescente. Por exemplo, amanhã você já deverá revisar um conteúdo novo que acabou de aprender hoje.

Logo, a revisão seguinte será na semana seguinte (do mesmo conteúdo) e a próxima revisão poderá ser daqui a um mês. Veja que há uma repetição em intervalos crescentes de tempo. Uma vez por dia a revisão da matéria com o método de repetição em intervalos já basta para ter resultados, mas é importante mantes a frequência.

Como utilizar? Em quais matérias?

Você pode utilizar a repetição por intervalo no estudo de todas as suas matérias, não importa o grau de dificuldade. É indicada para um grande fluxo de conteúdo de diferentes tipos que implica na memorização. Tudo o que é denso e abundante em termos de informações pode ser estudado com esta técnica. Ela é perfeita para lidar com a curva do esquecimento – saiba mais sobre este fenômeno nesta matéria com vídeos.

Um abraço e bom estudos!!!

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • OI tudo bem? Eu comecei a estudar para um concurso de auxiliar de ensino, primeira vez que faço concurso , queria lhe pedir se voce me passaria um ciclo de estudos para mim? obrigado !!
    Lisiane Souza em 08/05/20 às 19:28
  • Cara Josilene. Me manda um email que te retorno com um modelo de ciclo de estudos q uso no coaching: [email protected] Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:50
  • estou precisando estudar pro concurso público em minha cidade Belém do Pará, para pedagogia. como organizar esses estudos?
    josilene silva em 04/03/20 às 15:52
  • Onde posso adquirir decks específicos para o conteúdo das disciplinas do meu edital ? Obrigado
    Renan em 22/07/19 às 14:24