Artigo

TCU: Dicas para vencer a preguiça e render melhor nos estudos

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre algumas dicas para você vencer a preguiça e rendes melhor nos estudos para o TCU. Vamos lá?

TCU: Dicas para vencer a preguiça e render melhor nos estudos
TCU: Dicas para vencer a preguiça e render melhor nos estudos

Vamos falar um pouco sobre como vencer a preguiça e conseguir render melhor no estudo para concursos públicos, em especial para o concurso do Tribunal de Contas da União?

TCU: Dicas para vencer a preguiça – Preguiça x Pós-edital

Como a preguiça de começar os estudos no pré-edital impacta o pós-edital?

Um ótimo exemplo para ilustrar isso é o concurso do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, após ter sido decretada a situação de emergência no Estado de São Paulo, devido à pandemia de COVID-19, publicou-se a Portaria n° 143 de 2020, essa portaria suspendeu a realização desse concurso. Com isso, muitas pessoas que estavam estudando diminuíram o ritmo ou até pararam.

O fato de não ter uma previsão de normalização, aliado à preguiça de começar o estudo sem nem o concurso encontrar-se “certo” de ser retomado, fez com que muitos concurseiros que estavam focados no estudo para esse concurso, ficassem desmotivados, até pelo cenário instável que estava, mas e ai?

Se o concurso for retomado, será que o pós-edital vai ser suficiente para você conseguir dominar o assunto? Será que você vai estar competitivo neste certame?

As pessoas costumam deixar para amanhã: “Amanhã começo a estudar para esse concurso”. Mas quando sai o edital, ou nesse caso, quando ele for retomado, muitos vão se perguntar: “Por que não comecei a estudar antes?”

E falando a verdade, a preguiça contribui para essa procrastinação, não é mesmo?

Garanto que várias vezes você estava lá “de boa” na sua zona de conforto e não faz o que deveria fazer por preguiça, prefere “deixar para amanhã”.

TCU: Dicas para vencer a preguiça – Preguiça de Estudar e Trabalhar ao mesmo tempo

Com certeza você já ouviu alguém questionando se é possível ser aprovado em concurso público trabalhando. Ou será que você mesmo se perguntou isso?

É uma pergunta recorrente no mundo dos concursos. E sim, inúmeros concurseiros são aprovados em concursos extremamente concorridos trabalhando ao mesmo tempo. O que determinou a vitória deles foi a força de vontade de manter uma rotina diária de estudos, mesmo com o dia tão corrido e cheio.

Caso você pesquise vai encontrar vários relatos de pessoas que trabalhavam e estudavam, mesmo assim obtiveram resultados excelentes nos concursos. Além de, muitas vezes, resultados até melhores do que pessoas que tinham dedicação exclusiva aos estudos.

Um estudo elaborado pela revista Exame, realizado com oito aprovados em primeiro lugar em vários concursos públicos muito disputados, percebeu que vários deles conciliavam uma rotina de trabalho com os estudos para concursos públicos. Porém, para isso eles tiveram que espantar qualquer sombra de preguiça, certo?

TCU: Dicas para vencer a preguiça – Dicas para vencer a preguiça e render melhor nos estudos

1° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Crie o hábito de estudar

Alguns hábitos são considerados “normais”, como: escovar os dentes, tomar banho, se alimentar, dormir, entre outros. Mas porque esses hábitos são considerados normais no seu dia? Quem determinou isso?

Eles são considerados normais porque em algum momento da sua vida você definiu aquilo como normal. Então, você precisa transformar o estudo em mais um dos seus hábitos “normais”, até o momento que ele vai se tornar algo comum no seu dia.

Durante nossas vidas criamos e alteramos vários hábitos, sejam eles bons ou ruins. Esses hábitos possuem como principal função organizar nossos afazeres diários, ou seja, eles facilitam nosso dia, dado que fazemos eles até sem pensar.

Assim, você deve colocar o estudo como uma prioridade na sua vida e transformá-lo em um hábito. Desse modo, estudar vai ser uma coisa tão natural na sua rotina como escovar os dentes.

2° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Crie um planejamento de estudo

Criar um planejamento de estudo ajuda você a dar a atenção necessária a cada disciplina que você precisa estudar para o seu concurso. É necessário que esse plano seja adaptável a sua realidade, ele precisa ter objetivos claros e possíveis.

Ademais, você deve alocar as disciplinas exigidas no seu concurso ao tempo que você possui disponível para estudo.

O seu plano de estudo precisa se adequar ao tempo que você dispõe para estudar, bem como ao seu ritmo de aprendizado, devendo sempre que necessário ser alterado.

3° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Estabeleça metas

Você precisa colocar metas e se esforçar ao máximo para conseguir cumprir.

Uma ótima ideia é criar um sistema de metas e recompensas, o que faz com que você consiga manter o ânimo para continuar os estudos.

Passar em concurso público é um planejamento de médio e/ou longo prazo, por isso é primordial você estabelecer metas claras e aliar o alcance delas a algo prazeroso (um período de descanso, um dia de folga, uma viagem).

4° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Estabeleça metas

O tempo que você destinar aos estudos deve ser PARA O ESTUDO, você deve interromper o mínimo possível. 

Você pode inclusive utilizar a técnica Pomodoro, nessa técnica você divide o estudo em pequenos blocos. 

Ela visa estudar com foco extremo dentro de cada bloco. Assim, você aumenta a agilidade do cérebro e melhora a concentração. Dado que, essa técnica melhora o gerenciamento do seu tempo disponível, tornando-o mais eficiente.

Para montar os blocos de estudo, você deve primeiro elaborar uma lista de tarefas que você pretende realizar durante o dia. Essa lista precisa corresponder aos objetivos de médio e/ou longo prazo que você quer alcançar. 

Após elaborar a lista, você precisa dividir o seu tempo disponível em períodos de 25 minutos e tentar manter o foco máximo durante aquele período. Após esses 25 minutos, você precisa fazer uma pausa que pode variar entre 5 a 20 minutos.

Os intervalos são importantes para oxigenar o cérebro e melhorar a concentração no próximo bloco.

Você pode criar, por exemplo, blocos de 1 hora de estudo e 15 minutos de intervalo por disciplina.

5° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Escolha um ambiente sem distrações ou com o mínimo possível

O seu ambiente de estudo deve ser escolhido de acordo com o lugar que te deixe o maior tempo possível focado nos estudos.

Para isso é preciso que esse lugar: seja iluminado (até para evitar que você sinta sono, dificuldade de leitura, entre outros), silencioso (para evitar ao máximo que barulhos externos te tirem do foco) e confortável (até porque você vai estudar horas do seu dia nele, precisa ser um lugar que você consiga fazer isso).

6° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Determine os horários de estudo e cumpra-os

Como falamos, é muito importante você criar um planejamento de estudo, até para você ter em mente a atenção necessária que você deve dar a cada disciplina do seu concurso. Você deve levantar suas obrigações diárias, para ver quanto tempo você pode alocar para o estudo. 

Além disso, você deve ver em qual horário você rende melhor nos estudos (pela manhã, tarde ou noite). Ao estipular isso fica mais fácil você conseguir cumprir sua rotina de estudo. Pode parecer besteira, mas algumas mudanças mínimas na sua rotina podem impactar muito na sua produtividade. 

Por exemplo, caso você sinta muito sono pela manhã, pode ser melhor você dormir mais um pouco e estudar até mais tarde, se você se forçar a “madrugar”, além de gerar um sofrimento a mais, não vai ser produtivo. 

Já se você tem dificuldade de estudar à noite, se não consegue se concentrar direito e sente muito cansaço, pode ser melhor você acordar mais cedo para estudar e a noite deixar para ver um vídeo ou algo que não precise de tanta concentração.

7° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Comemore suas vitórias, mesmo que pequenas

O nosso cérebro tem muitos neurotransmissores, eles nos dão a sensação agradável de bem-estar e de fazer algo que nos dá prazer.

Uma experiência realizada com ratos constatou que os que possuíam pouca dopamina (neurotransmissor) procuravam comida mais fácil mesmo que ela fosse pior e menor. No entanto, os ratos com muita dopamina procuravam comidas melhores, mesmo que para isso tivessem que fazer uma corrida mais longa.

Assim, a dopamina é um neurotransmissor que possui vários papéis importantes no cérebro humano. Quando estabelecemos um sistema de recompensas, aumentamos o nível de dopamina no nosso cérebro, o que faz com que seja mais fácil continuarmos empenhados para cumprir nossos objetivos.

Estudar para concurso não é uma tarefa fácil, por isso você deve comemorar cada pequena vitória que você conseguir nesse caminho para o concurso público dos seus sonhos, por menor que ela seja, demonstra que você está mais perto da sua aprovação.

Pequenas vitórias são muito importantes, por isso comemore cada uma delas.

8° Dica para vencer a preguiça e render melhor: Mescle técnicas de estudo ativo com de estudo passivo

O estudo passivo é quando lemos algum assunto ou quando assistimos às aulas. Nessa modalidade de estudo, estamos apenas recebendo as informações, não as questionamos. Quando lemos uma disciplina ou quando assistimos às aulas, nós concordamos com o que o professor está dizendo, ficamos apenas recebendo aquela informação.

Nesse estudo assimilamos menos o conteúdo, além de ser mais fácil “viajar” no assunto. Já no estudo ativo, o objetivo principal é o aprendizado. Dado que, quando aprendemos algo, aquela informação fica consolidada e pronta para ser aplicada em inúmeras situações.

No estudo ativo, você se envolve e se aprofunda no conhecimento, assim as informações são melhor captadas e fixadas. Quando realizamos esse estudo, trabalhamos mais áreas do cérebro. Assim, nossa memória consegue armazenar as informações de maneira mais fácil.

O estudo por questões passadas, por exemplo, é um exemplo de estudo ativo que ajuda a reter melhor as informações, além de ser uma técnica de revisar a disciplina, tornando o processo de memorização da matéria mais simples e eficiente.

Para ser aprovado no concurso dos seus sonhos você deve buscar mecanismos para controlar essa preguiça, até porque você não deve deixá-la te controlar.

Afinal, não é à toa que a preguiça é um dos sete pecados capitais, não é mesmo?

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.