TCDF: Como aproveitar o estudo do concurso da SEFAZ DF
Concursos Públicos

TCDF: Como aproveitar o estudo do concurso da SEFAZ DF

Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF): aprenda neste artigo como aproveitar os estudos do concurso da SEFAZ-DF.

Na última semana foi publicado o edital para o concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para o cargo de Auditor de Controle Externo.

concurso TCDF

Este ano, outro certame atraiu a atenção de muitos candidatos no Distrito Federal: o SEFAZ DF. Sua prova foi aplicada no dia 02 de fevereiro e seu conteúdo programático foi muito extenso.

Muitos candidatos prestaram o concurso e estamos recebendo muitos questionamentos se é possível aproveitar os estudos para concurso do TCDF.

Por isso, iremos realizar uma análise completa sobre as similaridades entre os dois certames e estabelecer um plano de ação para o candidato que fechou o edital da SEFAZ DF e deseja prestar concurso do TCDF.

Semelhanças SEFAZ-DF e TCDF

Banca

Ambos os certames são organizados pelo Cebraspe/CESPE, que é muito tradicional nos concursos públicos, principalmente os da área de controle, como o TCDF. Essa banca segue uma abordagem de prova muito peculiar, o que requer um direcionamento maior por parte dos candidatos.

É um ponto muito positivo, já que o candidato que prestou o concurso da SEFAZ-DF provavelmente vem treinando com questões da banca e já está habituado ao seu estilo.

Lotação

Tanto a SEFAZ-DF quanto o TCDF estão localizados na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Por serem órgãos do DF, ambos estão submetidos à Lei 4.949/12 que estabelece que todos os concursos realizados devem conter em sua ementa conhecimentos a realidade do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

Mais um ponto positivo, já que é uma disciplina cobrada apenas nos concursos dessa região. O candidato que prestou o certame da SEFAZ-DF já elimina essa disciplina tão específica do concurso do TCDF.

Disciplinas

DISCIPLINASSEFAZ-DFTCDF
Português
Raciocínio Lógico
Matemática Financeira
Estatística
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Civil
Direito Empresarial
Direito Penal
Direito Processual Civil
Direito Tributário
Legislação Tributária
Controle Externo e Legislação TCDF
Contabilidade Geral
Contabilidade Pública
Contabilidade de Custos
Auditoria Fiscal/Governamental
Finanças Corporativas
Administração Financeira e Orçamentária
Economia
Tecnologia da Informação
Administração Pública
Conhecimentos do DF e RIDE
Lei Orgânica do DF

Podemos considerar que o conteúdo programático do concurso do TCDF é mais enxuto do que o da SEFAZ-DF, pois o primeiro possui 18 disciplinas, enquanto o último possui 20 disciplinas.

Disciplinas em comum

Em 14 disciplinas, é possível aproveitar tudo o que foi estudado para a SEFAZ-DF. São elas:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Matemática Financeira
  • Estatística
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade Pública
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Economia
  • Conhecimentos do DF e RIDE
  • Lei Orgânica do DF

Vale ressaltar que cada concurso exige um enfoque distinto de cada disciplina. Por exemplo, Direito Administrativo e Administração Financeira e Orçamentária possui uma importância muito maior no concurso da TCDF. Isso ocorre porque o Auditor de Controle Externo irá atuar diretamente em assuntos pertinentes a essas áreas.

Também vale observar que o conteúdo de Direito Constitucional exigido no concurso da TCDF é mais completo do que o da SEFAZ-DF. Portanto, o candidato que pretende aproveitar essa nova oportunidade deve dedicar um pouco mais de tempo à essa disciplina para cobrir todos os assuntos.

Disciplinas exclusivas do TCDF

A disciplina de Controle Externo e Legislação TCDF está diretamente relacionada às atribuições do Tribunal e sempre aparece em concursos da área de controle. No pacote completo do Estratégia, essa disciplina possui um total de 8 aulas, o que é plenamente possível fechar nesse pós-edital.

Direito Processual Civil e Finanças Corporativas aparecem apenas no concurso do TCDF, mas não são motivo de desespero. Os assuntos exigidos dentro de cada uma são explanados em pouquíssimas aulas.

Em Auditoria, no certame da SEFAZ-DF houve um enfoque na Auditoria Fiscal. No do TCDF, a Auditoria é Governamental. Podemos dizer, em resumo, que a base das duas disciplinas é a mesma, adaptando apenas ao fim para qual a auditoria é direcionada.

Plano de ação para TCDF

Esse plano de ação é uma sugestão para cobrir o edital da TCDF aproveitando o que já foi estudado para a SEFAZ DF.

  1. Dedicar muita atenção à disciplina de Controle Externo e Legislação TCDF, pois é uma das principais do certame e pode ser alvo de questões discursivas.
  2. Estudar assuntos de Direito Constitucional que são exigidos apenas no concurso da TCDF. Atenção especial à aula sobre Poder Legislativo, principalmente sobre as competências dos Tribunais de Contas.
  3. Estudar Direito Processual Civil e Finanças Corporativas.
  4. Em Auditoria, o candidato não precisará estudar a disciplina do zero, mas apenas as aulas que tratam da Auditoria Governamental.
  5. Nas demais disciplinas, é necessário continuar fazendo revisões e questões constantemente. Uma dica para se familiarizar com o enfoque de uma prova da área de controle é fazer apenas questões de provas aplicadas para Tribunais de Contas e Controladorias.

ASSINE AGORAAssinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

TCDF: https://www.tc.df.gov.br/

SEFAZ-DF: https://www.site.fazenda.df.gov.br/

Bons estudos!

Carolina Teixeira

Carolina Teixeira

Auditora Municipal de Controle Interno na CGM-Niterói, aprovada em 1º lugar na especialidade de Auditoria Governamental, e coach do Estratégia Concursos. Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados