Sun Tzu era concurseiro
Concursos Públicos

Sun Tzu era concurseiro

A arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo general, estrategista e filósofo Sun Tzu. Mesmo depois de tantos anos, é um best-seller e já foi traduzido pra várias línguas, uma vez que muitas de suas premissas seguem válidas. E o melhor: podem ser aplicadas no nosso mundo dos concursos.

Lendo uma das suas citações mais famosas, me convenci que Sun Tzu era concurseiro. Veja:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

A primeira pergunta que faço é: quem é o inimigo do concurseiro? Outro concurseiro??? Não! Esse é um aprendizado que muitos demoram a ter. Contra quem você está duelando. Quando se entende que você e seu amigo não são inimigos, tanto você quanto eles têm a ganhar  com isso.

Afinal, vocês dois enfrentarão a verdadeira “vilã”: a banca examinadora. Por isso, é tão importante trabalhar com muitas questões de concursos anteriores. Saber o “estilo” da banca: se cobra mais literalidade, se cobra mais jurisprudência, se cobra mais questões teóricas ou aplicadas.



Mas cuidado! NÃO estude com questões sem comentários. O que agrega mesmo é ler os comentários de um professor gabaritado. Sou suspeito pra falar, mas aqui no Estratégia Concursos você tem à disposição os melhores!

Os cursos são estruturados de modo que, ao final de cada aula, você tenha dezenas de questões comentadas à disposição. Não achou suficiente? Assine o Tec Concursos, um site com milhares de questões (muito bem!) comentadas e seja feliz!


E a incidência de um determinado assunto? Muitas vezes, escutamos de um professor: esse assunto é muito cobrado. Mas será que é mesmo? Para ajudar você a entender o gosto de uma determinada banca sobre um determinado assunto, temos aqui no Estratégia o Passo Estratégico, no qual analistas avaliam a incidência, com dados estatísticos, de cada assunto para ajudar a avaliar a sua relevância e consequentemente priorizá-lo em caso de necessidade.

Mas Sun Tzu também fala da necessidade em conhecer a si mesmo. Para o artigo não ficar longo demais, convido você a ler o meu artigo   Autoconhecimento gera alto rendimento . Nele, fica clara a importância de conhecer a si mesmo.

É isso, meus amigos! Tiro, porrada e bomba nas bancas examinadoras!

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Posts Relacionados

Alberto Kovarik

Alberto Kovarik

 Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro (ICMS-RJ), tendo sido aprovado no concurso de 2011 Desde Janeiro de 2015 trabalhando com a preparação de alunos para os principais concursos do país (alunos aprovados no ISS Cuiabá, ISS Niterói, ICMS PI, ICMS MA, ICMS SC etc.). Primeiro contato com coaching na condição de aluno (coachee) ainda em 2011.  Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aprovado nos concursos: Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (3 vezes entre os 3 primeiros colocados); Analista de Planejamento e Orçamento (APO) da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (2010); Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2012).

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados