Artigo

STN – Expectativas de carreira após a aprovação

Concurseira(o) imparável, o edital para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi publicado com 40 vagas para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Já sabe o que fazer na carreira depois da sua aprovação?

O que é a STN?

A Secretaria do Tesouro Nacional é um órgão do Governo Federal criado no ano de 1986. O objetivo era trazer melhorias para a gestão dos recursos públicos, além de obter um sistema integrado que proporcionasse um melhor controle e acompanhamento dos responsáveis pelo uso do dinheiro público.

Atualmente, esse sistema é o SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

Em seu organograma, a STN é composta pelo seu Gabinete, bem como por Assessorias e por Subsecretarias subdivididas em Coordenações.

STN
Organograma da STN

Ademais, a STN é vinculada ao Ministério da Fazenda.

Auditor Federal de Finanças e Controle

Inicialmente, o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), de nível superior, compõe a Carreira de Finanças e Controle, assim como o cargo de Técnico de Finanças e Controle, de nível médio. Porém, vamos nos ater ao primeiro.

Primeiramente, a progressão funcional do cargo de AFFC acontece através da mudança de classes e padrões. A servidora ou servidora que acabou de entrar em exercício começa na classe A, e no padrão I, auferindo um subsídio de R$ 20.924,80, conforme imagem abaixo.

STN
Tabela de remuneração do Governo Federal – 2023

Nesse contexto, temos duas formas de desenvolvimento de carreira:

  • promoção: acontece a mudança de classe, por exemplo, de A para B;
  • progressão: acontece a mudança para o padrão superior, dentro da mesma classe, por exemplo, de A-I para A-II.

A progressão depende da avaliação de desempenho. Cada servidora ou servidor obterá uma pontuação como resultado dessa avaliação de desempenho. Assim, essa pontuação indicará quanto tempo de intervalo a(o) profissional deverá aguardar até poder progredir novamente.

Assim, esse intervalo entre uma mudança e outra pode ser de 12 a 24 meses, a depender da pontuação obtida e obedecidos os limites previstos em levantamento das vagas existentes.

Por outro lado, para ter direito à promoção é necessário ter passado por um curso de aperfeiçoamento ministrado por escola de governo.

Além disso, só dá para ir para outra classe, quem estiver nas últimas referência de classe. Por exemplo, quem estiver na referência B-I (classe B, padrão I) não tem como passar direto para C-I (classe C, padrão I), porque ainda precisa chegar até a última referência da classe, que é B-III (classe B, padrão III).

STN – Pós-aprovação

Pois bem, a ideia aqui é te mostrar as possibilidades depois de conhecer um pouco como funciona o desenvolvimento da carreira dentro da STN.

Então, fazendo um resumo, seu cargo possui uma classe e um padrão inicial logo quando você entra em exercício. No decorrer da carreira você pode ir avançando para as demais referências dentro de um intervalo de tempo, que pode ir de 12 a 24 meses.

Além disso, sua progressão e sua promoção irão depender muito da sua atuação no cargo. Ou seja, a forma como você se “movimenta” seja através do aperfeiçoamento contínuo (com os cursos), ou pelo excelente desempenho enquanto responsável por um serviço público de qualidade, poderão contribuir para que você consiga avançar satisfatoriamente na sua carreira.

STN – Edital na área

Com inscrições abertas até o dia 04 de março de 2024, a banca FGV será a responsável pela organização do certame. As provas objetiva e discursiva devem ocorrer no dia 02 de junho de 2024, nos períodos da manhã e da tarde.

Ao todo, serão 40 vagas, sendo 28 delas para ampla concorrência, 4 para pessoas com deficiência e 8 para pessoas negras.

Além disso, o cargo está dividido em áreas do conhecimento, mas não exige escolaridade específica. O diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área é suficiente.

Uma curiosidade: a STN chamou mais do que o previsto no edital do ano de 2012, na época em que o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle ainda era denominado de Analista de Finanças e Controle.

Foram 255 vagas totais, porém, as convocações contemplaram mais de 470 candidatas e candidatos até o ano de 2015.

STN
Convocações do concurso STN 2012

Portanto, observe que as convocações correspondem a quase o dobro da quantidade de vagas iniciais. A área Econômico-Financeira foi a que previu maior número de vagas. Já Desenvolvimento Institucional e Gestão em Infraestrutura de TI se aproximaram do dobro de oportunidades.

E agora?

Já viu o material do Estratégia para AFFC? Pois saiba que sua preparação precisa começar agora!

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.