Artigo

Sistema de Informação Geográfica: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre o Sistema de Informação Geográfica, com foco no CNU.

Sistema de Informação Geográfica: Resumo CNU
Sistema de Informação Geográfica: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU está se aproximando.A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre o Sistema de Informação Geográfica – SIG, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Caracterização da Paisagem no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Sistema de Informação Geográfica – SIG;
  • Composição do SIG;
  • Relevância do SIG;
  • Estrutura de Dados;
  • Entrada de Dados.

Animados?

Vamos lá.

Sistema de Informação Geográfica – SIG

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional que permite a coleta, armazenamento, manipulação, análise e visualização de informações georreferenciadas. As informações georreferenciadas são aquelas que possuem uma referência espacial, ou seja, que podem ser localizadas em um ponto específico da superfície terrestre.

Composição do SIG – Sistema de Informação Geográfica

O SIG é composto por cinco componentes principais:

  • Hardware: computadores, servidores, dispositivos de armazenamento e outros equipamentos necessários para operar o sistema.
  • Software: programas que permitem a manipulação e análise dos dados georreferenciados, como ArcGIS, QGIS, MapInfo, entre outros.
  • Dados: informações georreferenciadas que podem ser coletadas de diversas fontes, como mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, dados de GPS, etc.
  • Pessoas: profissionais qualificados para operar o sistema e interpretar os resultados das análises.
  • Métodos: conjunto de procedimentos e técnicas para a coleta, armazenamento, manipulação, análise e visualização dos dados georreferenciados.

Se liga!!! Um SIG é composto por hardware, software, dados, procedimentos e pessoas envolvidas.

Relevância do SIG

O SIG pode ser utilizado em diversas áreas, como:

  • Planejamento urbano: para auxiliar na gestão e planejamento de cidades, incluindo o mapeamento de infraestrutura, zoneamento urbano, análise de riscos e planejamento de transporte.
  • Gestão de recursos naturais: para monitorar e gerenciar recursos naturais, como florestas, água e minerais, incluindo o mapeamento de áreas de preservação, análise de desmatamento e monitoramento de qualidade da água.
  • Monitoramento ambiental: para monitorar e avaliar as mudanças ambientais, como desmatamento, desertificação e mudanças climáticas, incluindo o mapeamento de áreas de risco ambiental, análise de impacto ambiental e monitoramento de indicadores climáticos.
  • Defesa civil: para auxiliar na prevenção e resposta a desastres naturais, como inundações, terremotos e deslizamentos de terra, incluindo o mapeamento de áreas de risco, planejamento de evacuação e simulação de cenários de desastre.
  • Geologia: para estudar a estrutura e composição da Terra, incluindo o mapeamento de recursos minerais, análise de geologia de superfície e modelagem de processos geológicos.
  • Agricultura: para auxiliar na gestão e planejamento da produção agrícola, incluindo o mapeamento de áreas de cultivo, análise de solo e clima, e planejamento de irrigação.
  • Gestão de territórios indígenas: para auxiliar na demarcação e proteção de territórios indígenas, incluindo o mapeamento de terras indígenas, análise de conflitos territoriais e monitoramento de atividades em áreas indígenas.

Estrutura de Dados do Sistema de Informação Geográfica

Um SIG requer um banco de dados georreferenciados, gerenciados por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

Existem dois tipos de dados:

  • Espaciais: os dados espaciais podem ser vetoriais (pontos, linhas e polígonos) ou matriciais (pixels em uma grade).
  • Alfanuméricos: os dados alfanuméricos consistem em caracteres armazenados em tabelas, vinculados à estrutura espacial do sistema.

Dica: Topônimos, dados de área, população, indicadores socioeconômicos são alguns exemplos de dados alfanuméricos que podem ser vinculados a mapas em um SIG.

Entrada de Dados

Para inserir dados em um SIG, utiliza-se sensoriamento remoto, planilhas de dados, sistemas de posicionamento por satélite e digitalização/vetorização.

A digitalização envolve a cópia digital de produtos por meio de scanner, criando arquivos raster ou matricial. Já o processo de vetorização consiste na conversão de dados matriciais em dados vetoriais, o que pode ser feito manualmente ou automaticamente a partir de imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas.

Após a introdução, os dados são georreferenciados para uso em análises espaciais.

Conclusão – Sistema de Informação Geográfica – SIG

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Sistema de Informação Geográfica – SIG. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: Sistema de Informação Geográfica – SIG

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 3 – Caracterização da Paisagem no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.