Artigo

Simulados, por que fazê-los?

Olá, pessoal, tudo bem?

Meu nome é Lucas Evangelinos, professor aqui do Estratégia Carreiras Jurídicas, e gostaria de tratar sobre a importância dos simulados.

Vejamos, apesar da recente discussão na Audiência Pública do Conselho Nacional de Justiça do dia 10 de junho de 2019, a respeito da possibilidade de inversão das fases dicursiva e objetiva nos concursos da magistratura, ainda estamos longe dessa (im)provável implementação.

Por outro lado, é notório que o gargalo dos concursos públicos ocorre na fase objetiva. De 5, 10, 15 e 20 mil inscritos, o certame passa a contar com menos de mil candidatos.

E quais as razões de reprovação em massa nessa fase?

  • (a) Falta de conhecimento da legislação;
  • (b) Falta de conhecimento da jurisprudência;
  • (c) Falta de conhecimento da doutrina;
  • (d) Falta de tempo para encerrar a prova e;
  • (e) Falta de condicionamento mental.

Em relação à falta de conteúdo (legislação, jurisprudência e doutrina), acompanhemos alguns dados.

A partir da análise das provas objetivas do TJAC/2019 (VUNESP), TJSP/2018 (VUNESP), TJPR/2018 (CESPE), TJSC/2019 (CESPE) e TJSC/2017 (FCC), alcançamos a seguinte média entre as bases para resolução de questões teste:

  • I. 66% das questões foram resolvidas com base em legislação;
  • II. 22% das questões foram resolvidas com base em jurisprudência e;
  • III. 12% das questões foram resolvidas com base em doutrina.

Note, então, que se sua dificuldade está na primeira fase, vale a pena rever sua rotina de estudos para se adequar, por ora, ao que é mais cobrado nessa etapa.

No que tange ao tempo de prova, em regra, são 5 (cinco) horas, com exceção do TJSP, que exige o encerramento em 4 (quatro) horas, sob a justificativa de serem apenas 4 (quatro) alternativas por questão.

“E a nota de corte?”

A média das provas analisadas (TJAC/2019, TJSP/2018, TJPR/2018, TJSC/2019 e TJSC/2017) ficou entre 75 e 81 pontos.

Depois desse panorama, questiona-se: “E por que fazer os simulados do Estrágia Carreiras Jurídicas?

Descrição: C:\Users\rafael.almeida\Downloads\Corujas_Estratégia_Concursos-2016-01-14\Corujas Estratégia Concursos\novas-corujas-11.png

Primeiro, os simulados são feitos a partir da análise das últimas provas (inclusive conteúdo programático dos editais), sendo voltados, exclusivamente, para magistratura estadual.

Descrição: C:\Users\rafael.almeida\Downloads\Corujas_Estratégia_Concursos-2016-01-14\Corujas Estratégia Concursos\novas-corujas-10.png

Não é novidade que cada instituição (Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos Estaduais, Defensorias Públicas Estaduais, Procuradorias etc.) tem um estilo de prova, de modo que a elaboração de questões de um simulado deve respeitar as peculiaridades de cada carreira.

Dessa forma, ao elaborarmos nosso simulado, temos a intenção de proporcionar ao estudante não só o que possivelmente será cobrado em sua prova, mas também um modelo próximo ao real para que possa treintar seu condicionamento mental e seu tempo de resolução.

Em segundo, será fornecido espelho comentado de cada questão, com apontamento da legislação, jurisprudência e/ou doutrina necessária(s) para resolução.

Descrição: C:\Users\rafael.almeida\Downloads\Corujas_Estratégia_Concursos-2016-01-14\Corujas Estratégia Concursos\novas-corujas-12.png

E este é um ponto muito importante para o estudante. Além de confirmarmos nosso entendimento, a leitura do gabarito comentado auxilia memorização da matéria.

“E se eu errar muitas questões?”

Descrição: C:\Users\rafael.almeida\Downloads\Corujas_Estratégia_Concursos-2016-01-14\Corujas Estratégia Concursos\novas-corujas-06.png

Olhe o lado positivo! Cada erro é uma possibilidade de acerto! “Quê?!” Quando acertamos um teste, a regra é desdenhar o espelho comentado e logo esquecer-se do seu teor. Por sua vez, quando erramos, a frustração nos marca e não esquecemos do teste nem do gabarito tão cedo. Por isso, a questão que você errou hoje, vai acertar amanhã!

Para tanto, leia nosso gabarito comentado e seja honesto consigo, acertar uma questão quando ficamos entre 2 ou mais alternativas não significa, por certo, que a matéria esteja bem fixada. Logo, leia o gabarito comentado sempre que ficar em dúvida!

E, mais, nossos erros são essenciais para corrigirmos nossa rotina de estudos. Não é eficaz – aliás, é muito frustrante – notarmos dificuldades apenas na hora da prova, principalmente quando poderíamos tê-las superado antes.

O resultado dos simulados representa reflexo da sua rotina de estudos! Se não vai bem em Direito Tributário, mas gabarita Direito Penal, está na hora de alterar as cargas horárias para não ser surpreendido na hora da prova!

Portanto, não tenha medo de resolver os simulados. Eles são feitos por nós para lhe ajudar a descobrir e sanar seus obstáculos.

Em terceiro, para aqueles que possuem melhor memória visual ou preferem utilizar aquele tempo perdido no trânsito, também teremos vídeos de resolução no nosso Canal do YouTube, com possibilidade de tirar dúvidas ao vivo ou, caso necessário, por meio do e-mail do(a) professor(a).

Descrição: C:\Users\rafael.almeida\Downloads\Corujas_Estratégia_Concursos-2016-01-14\Corujas Estratégia Concursos\novas-corujas-2-13.png

Por fim, o simulado, o espelho escrito resolvido e a resolução em vídeo são todos GRATUITOS, inclusive com descontos na aquisição dos nossos cursos para os(as) primeiros(as) colocados(as) do ranking.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.