Artigo

Simulados – Como usá-los e dicas úteis de estudo – Concursos Públicos

É difícil imaginar ter bons resultados nos estudos para Concursos Públicos sem considerar utilizar os simulados na sua preparação. Eles, como o nome já diz, simulam a realidade das provas, o estilo das bancas organizadoras, as condições como as disciplinas serão cobradas na prova, etc. Além disso, é um recurso que pode ser usado em diferentes fases dos seus estudos. Veja a seguir como utilizar corretamente os simulados e ter mais resultados.

Fases de estudo

Quem estuda de forma estratégica sabe que a rotina deve ter fases distintas. Uma sugestão é o ciclo de leitura e compreensão do conteúdo, resumo, testes e exercícios e revisão do conteúdo. É comum que os simulados estejam vinculados à fase onde o concurseiro testa os seus conhecimentos – na fase dos exercícios. Mas este recurso pode ser utilizado nas outras fases de estudo, como veremos a seguir.

Simulados para teste

Exercícios de diferentes tipos são fundamentais para comprovar a si mesmo aquilo que aprendeu. É possível encontrar exercícios gabaritados na internet, em apostilas e cursos. É importante escolher materiais de qualidade para aproveitar os conhecimentos adquiridos de forma ampla.

Mas além dos exercícios comuns, opte por utilizar simulados e provas antigas do mesmo concurso para testar os seus conhecimentos com mais assertividade. Você conseguirá ter resultados melhores e irá se aclimatando com o ambiente de prova do Concurso Público. Além disso, podem surgir questões muito similares na sua seletiva, no dia da sua prova.

É possível estudar com os simulados pela técnica de resolução de questões.

Simulados para tirar dúvidas

Simulados já realizados ou mesmo na hora de fazê-los podem lhe ajudar a tirar dúvidas, pois apresentam o conteúdo em outro formato, com recortes diferentes, que dão outra perspectiva sobre o assunto. Além disso, os simulados já feitos podem ser consultados a qualquer momento, caso ainda tenha dúvidas ou se esqueceu de algum assunto.

Diferentes tipos de simulados

Há diferentes tipos de simulados. Geralmente, eles seguem as demandas de cada área do conhecimento e dos diferentes editais. Além disso, os mais comuns são os de questões objetivas, mas há simulados em que o candidato precisa desenvolver ideias de modo discursivo. A dica é utilizar simulados específicos para a área do concurso, para o edital e usar diferentes tipos de simulados.

Simulados como instrumento de revisão

Na hora de revisar, é muito importante o estudante utilizar diferentes ferramentas com conteúdo. É muito comum (e recomendável) utilizar resumos, mas varie os recursos e utilize as questões respondidas do simulado para otimizar a sua revisão. Isso estimula do cérebro e vai lhe ajudar em seus resultados.

Concursos Fiscais

Quer uma ajuda no estudo para concursos fiscais? Entre em contato e solicite os simulados para esta área, pelo e-mail: [email protected]. Você pode ainda solicitar gratuitamente o e-book Manual do Concurseiro Inteligente, que fala sobre os simulados e outros recursos e métodos de estudo eficazes. Veja mais nesta matéria! Agende no mesmo e-mail uma conversa sobre como potencializar as suas possibilidades de estudo com o Coaching para Concursos Públicos!

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.