Artigo

Servidor Público: Conheça cada perfil

Introdução

Uma boa parte da população sonha em se tornar servidor público. Os concurseiros, especialmente os mais jovens, são atraídos pelas carreiras promissoras, que prometem alta remuneração e muitos benefícios.

Mas será que toda pessoa tem aptidão para qualquer cargo público? Ou será que existem perfis mais adequados a grupos com habilidades específicas? Neste artigo, vamos procurar esclarecer essas dúvidas, apresentando os perfis de diversas áreas do serviço público da atualidade. Ao término, faremos uma comparação esquematizada dos principais requisitos e disciplinas elencadas nos perfis analisados. Seguem os tópicos que serão abordados ao longo da leitura:

  • Servidor da Área Policial
  • Servidor da Área Fiscal
  • Servidor da Área de Tribunais
  • Servidor da Área de Controle
  • Servidor da Área Militar
  • Servidor de Carreira Específica
  • Servidor de Nível Médio
  • Comparação dos Requisitos por Área
  • Comparação das Disciplinas por Área

Não se preocupe que o artigo não será muito longo. Você não vai perder muito tempo de estudo lendo o conteúdo. Ademais, é importante investir uns minutos para entender qual carreira é mais apropriada para você antes de tomar posse como servidor público, não acha? Então, vamos começar.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos.

Servidor da Área Policial

Antes de mais nada, pense na área Policial. Suas carreiras destacam-se pela grande quantidade de vagas abertas nos últimos anos, reflexo da política de investimento do governo atual na segurança pública.

Além disso, o trabalho do policial é facilmente conhecido pela população: normalmente o profissional atua nas ruas, muitas vezes em situação de risco, lidando com pessoas dos mais diferentes tipos.

Igualmente, para exercer bem a profissão, é recomendável também que o servidor público esteja com o físico em forma. O Teste de Aptidão Físico, inclusive, é uma das etapas da seleção para a maior parte dos concursos dessa área.

Adicionalmente, uma característica marcante da área Policial é a quantidade significativa de jovens atraídos pela carreira. Os motivos são diversos: sonho de mudar a realidade em que vivem, influências de outros familiares e amigos que já ingressaram na profissão etc.

Requisitos: estar com físico em forma, manuseio de armas de fogo, trabalho dinâmico.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Informática.

Servidor da Área Fiscal

Uma área bastante visada pelos concurseiros é a Fiscal. O profissional desse ramo lida essencialmente com os tributos federais, estaduais ou municipais, de pessoas físicas ou jurídicas.

O trabalho requer gosto pelas disciplinas de exatas e correlatas, atraindo muitos profissionais das áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação. Além disso, proporciona teletrabalho e oferece flexibilidade na carga horária semanal a ser cumprida.

A área Fiscal também é conhecida pelo alto número de disciplinas cobradas. Certamente, o concurseiro que estuda para esse ramo precisa ter muita dedicação e tempo de estudo para conseguir a sonhada aprovação.

Requisitos: conhecimento tributário, teletrabalho, carga horária flexível.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Penal, Legislação Tributária, Tecnologia da Informação, Raciocínio Lógico-Matemático, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Auditoria, Administração Geral, Administração Pública.

Servidor da Área de Tribunais

Outra opção bastante procurada e concorrida é a área de Tribunais. Os servidores públicos, em sua maioria, lidam com processos constantemente, mas isso é ainda mais forte nessa área.

Nos Tribunais, tramitam processos administrativos e judiciais. No seu dia a dia, o profissional deverá conhecer vários ramos do Direito para desempenhar o seu trabalho. Além disso, precisará escrever bem e com clareza.

A principal vantagem de quem estuda para Tribunais é a variedade de oportunidades na área, em âmbito federal e estadual. O candidato consegue aproveitar diversas disciplinas de um concurso para outro, otimizando assim muito tempo de estudo.

Requisitos: conhecimento jurídico, hábitos de leitura e escrita.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Legislação Específica, Regimento Interno, Tecnologia da Informação.

Servidor da Área de Controle

Quem não se identificou com as anteriores, pode buscar a área de Controle. À primeira vista, em um contexto mais abrangente, o servidor público realiza um trabalho de análise e conformidade em alguns tipos de processos da Administração Pública. A maior parte deles trata de recursos públicos.

Além de necessitar de grande atenção, paciência e leitura, o trabalho da área de Controle exige responsabilidade no mais alto grau por quem o executa. Em razão disso, os profissionais contam com o respeito e o reconhecimento da sociedade pela sua atuação. 

É comum a migração dos concurseiros da área Fiscal para a de Controle e vice-versa, haja vista que muitas disciplinas da preparação são semelhantes e o salário é bem próximo. Entretanto, as atividades desempenhadas no dia a dia pelos servidores costumam ser diferentes.

Requisitos: capacidade analítica, paciência, hábitos de leitura e escrita.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Controle Externo, Tecnologia da Informação, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Raciocínio Lógico-Matemático, Auditoria, Administração Geral, Administração Pública.

Servidor da Área Militar

Quem nunca sonhou com a área Militar? Frequentemente, concursos públicos e processos seletivos são abertos para o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Os certames oferecem vagas efetivas e temporárias espalhadas por diversos Estados do Brasil.

A carreira militar é conhecida por oferecer muitos benefícios ao servidor público. No entanto, é preciso muita disciplina para ingressar em uma das instituições. Além disso, é fundamental possuir idade igual ou inferior ao limite estabelecido para cada corporação. Por essas razões, o público jovem é bastante atraído para a carreira.

Da mesma forma que a área Policial, também é exigido que o servidor se mantenha em forma durante o período em que estiver na ativa. Os requisitos do perfil das duas áreas são bem semelhantes.

Entretanto, como existem muitas possibilidades de carreiras distintas na área Militar, as disciplinas variam bastante.

Requisitos: estar com físico em forma, manuseio de armas de fogo, trabalho dinâmico.

Servidor de Carreira Específica

Há ainda carreiras desenvolvidas para profissionais com formação específica, com necessidade de experiência prévia. Entre os exemplos, podemos destacar especialmente a Magistratura, que só pode ser exercida por graduados em Direito, com no mínimo 3 anos de prática jurídica.

Situação semelhante envolve as diversas Perícias, que podem requerer formação em Medicina, Engenharia ou até mesmo Tecnologia da Informação, dependendo do cargo. As Perícias Criminais encontram-se inclusas na carreira Policial.

Em razão desse cenário complexo, é difícil definir requisitos e disciplinas prováveis para os mais diversos perfis aceitos.

Servidor de Nível Médio

Por outro lado, quem não possui nível superior também pode se tornar servidor público. Praticamente todas as instituições contam com cargos para quem apenas possui o nível médio, independentemente de estar ou não cursando nível superior.

Em contrapartida, o tipo de atividade exercida por esses profissionais é meramente administrativa, com baixa complexidade. Consequentemente, os cargos caracterizam-se pela alta rotatividade, pois muitos servidores que os ocupam são aprovados em concursos mais favoráveis posteriormente.

Por esses motivos, o número de vagas em concursos públicos para este perfil costuma ser alto e atrair muitos candidatos, especialmente aqueles que estão iniciando na carreira pública.

Da mesma forma que nas áreas com carreiras específicas, não é possível restringir facilmente os requisitos e as disciplinas nesse contexto.

Comparação dos Requisitos por Área

Agora, apresentaremos uma comparação esquematizada dos principais requisitos do perfil do concurseiro para as áreas elencadas. No entanto, não abordaremos as áreas de Carreira Específica e Nível Médio, em razão dos requisitos serem muito variados.

Tabela 1 - Servidor Público: Comparação dos Requisitos por Área.
Tabela 1 – Comparação dos Requisitos por Área.

Comparação das Disciplinas por Área

Da mesma forma que fizemos com os requisitos, apresentaremos agora uma comparação esquematizada das disciplinas envolvidas na preparação das áreas anteriormente citadas. Entretanto, não analisaremos as áreas Militar, Carreira Específica e Nível Médio, em razão da grande variedade das disciplinas.

Tabela 2 - Servidor Público: Comparação das Disciplinas por Área.
Tabela 2 – Comparação das Disciplinas por Área.

Conclusão

Em suma, é normal que surjam muitas dúvidas ao término da leitura deste artigo, especialmente se o concurseiro está iniciando a jornada de estudos para ingressar no serviço público agora. Não existe o certo nem o errado na escolha da carreira mais apropriada. À vezes, o que é melhor para uma pessoa pode não ser melhor para a outra.

Em outras palavras, analise novamente os perfis e veja o que é melhor para você. O mais importante é focar em uma das áreas. Independentemente da escolha feita, tenha certeza de que o Estratégia Concursos irá apoiá-lo com todo o material necessário para a sua preparação.

O Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, recomendamos também a utilização do Sistema de Questões do Estratégia. As questões são fundamentais para praticar o conteúdo e testar seu nível de conhecimento. O acesso é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação e o cargo em comissão de Coordenadora de Desenvolvimento em TI no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

CURSOS SEFAZ MG

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos Abertos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.