Artigo

Senado Federal se movimenta para próximo concurso!

consultor do senadoAcaba de ser publico pelo Senado Federal ato do Primeiro-Secretário da Mesa do Senado, Senador Vicentinho Alves, Ato nº 6/2016, de 25 de agosto de 2016, divulgando regras para participação de servidores na comissão de organização do concurso Senado Federal.

Na prática, o ato visa a proteger o concurso de eventuais conflitos de interesses entre servidores da Casa e candidatos às vagas nas carreiras legislativas.

Confira abaixo a íntegra do documento:

ATO DO 1º SECRETÁRIO NO 6, de 2016 – SENADO FEDERAL

O PRIMEIRO-SECRETÁRIO DO SENADO FEDERAL, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, RESOLVE:

Art. 1º As Comissões Organizadoras e as Bancas Examinadoras dos Concursos Públicos realizados pelo Senado Federal não poderão ser integradas por cônjuge, companheiro ou parente, por consanguinidade ou afinidade até o terceiro grau, inclusive, de candidato inscrito no certame.
§ 1º O mesmo impedimento se aplica ao exercício de magistério em cursos formais ou informais de preparação a concurso público para ingresso nos quadros de pessoal do Senado Federal, nos seis meses anteriores à publicação do edital que regule o certame.
§ 2º Os membros das Comissões Organizadoras e das Bancas Examinadoras firmarão termo declarando que não são cônjuges, companheiros ou parentes, por consanguinidade, ou afinidade até o terceiro grau, inclusive, de candidato inscrito ou a ser inscrito no certame, bem como não ser ou ter sido professor de curso preparatório para concurso público para ingresso nos quadros de pessoal do Senado Federal nos seis meses anteriores à publicação do edital que regule o certame.
Art. 2º É vedada a participação de qualquer pessoa em ato, fase, rotina ou procedimento relacionado com a execução ou preparativos para realização dos Concursos Públicos realizados pelo Senado Federal que seja cônjuge, companheiro ou parente, por consanguinidade, ou afinidade até o terceiro grau, inclusive, de candidato inscrito ou a ser inscrito no certame.
Parágrafo único. Os participantes de qualquer ato, fase, rotina ou procedimento relacionado com a execução ou preparativos de Concursos Públicos realizados pelo Senado Federal firmarão termo declarando que não são cônjuges, companheiros ou parentes, por consanguinidade, ou afinidade até o terceiro grau, inclusive, de candidato inscrito ou a ser inscrito no certame.
Art. 3º Este ato entra em vigor na data de sua publicação.
Senado Federal, 25 de agosto de 2016. Senador Vicentinho Alves, Primeiro-Secretário.

QUAIS OS EFEITOS PRÁTICOS PARA O CONCURSO SENADO?

Quem nos acompanha sabe que não compactuamos com especulações. Assim, nossa opinião é pautada pelos fatos, dados concretos.

Pois , analisemos os fatos:

  • em março de 2016 o Senado faz um corte no número de vagas. Trata-se de um ajuste irrisório frente ao número total que ainda permanece. A interpretação que nós do Estratégia fizemos foi que esse corte sinalizou que, em pano de fundo, o Senado estava dando atenção ao concurso. Isso porque é como se ele tivesse dito: “ok, retiramos essas vagas que consideramos desnecessárias, logo, todo o resto de fato reflete a necessidade de órgão.”
  • veio o auge da crise politica que fez ambas as Casas Legislativas Federais pararem
  • agora é publicado esse ato que regula as relações entre os servidores da Casa na Comissão e Banca Organizadora do concurso Senado.
  • o Senado está em polvorosa por conta do julgamento de Dilma Rousseff, situação que vem desde o retorno do recesso parlamentar, e mesmo assim houve tempo/ disposição para publicar esse ato

Acesse o nosso Guia Completo Carreiras Legislativas.

Guia Completo Carreiras Legislativas

Com isso, vemos que, ainda que a passos curtos, o Senado Federal caminha para a realização de um certame para preenchimento de parte ou total dos atuais 1089 cargos vagos.

Como diz o nosso professor Carlos Xavier, o concurso Senado costuma ser imprevisível. Pode aparentar estar tudo quieto e, num mesmo dia, ser publicada autorização, dispensa de licitação e assinatura do contrato com banca examinadora. Claro que se trata apenas de uma observação baseada no último concurso Senado.

Enfim, há colegas aqui no Estratégia que interpretam esse ato como uma formação de comissão organizadora do concurso Senado em curso. Embora eu tenha tendência a acreditar nisso, prefiro ser mais prudente nessa avaliação.

Querendo ou não, amigos, se trata de um importante ato para a realização do concurso!

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital Senado. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia.

Cursos p/ Senado

Segue abaixo a íntegra do Ato:

Ato do Primeiro-Secretário

Quadro de cargos do Senado

Forte abraço

Fabrício Rêgo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A tendência é de quais cargos serem abertos no futuro próximo concurso do Senado? Analista com certeza deverá ter, mas será igual à Câmara (quatro áreas apenas: documentação, arquivo...)?
    Bruno em 30/08/16 às 15:26
  • Olá Liziane! Se você mandar um email para [email protected], eles irão esclarecer todas as suas dúvidas para esses concursos! Att, Coordenação
    Coordenação em 30/08/16 às 15:08
  • Olá! Gostaria que se possível, vocês descobrissem quais serão as áreas para consultoria que estão vagas?? Obrigada!
    Nina em 30/08/16 às 11:49
  • copiado!
    J Marques em 29/08/16 às 20:28
  • Boa noite. Quero saber se tem vaga para Pedagogo neste concurso.
    Marilsa Maria de Brito em 29/08/16 às 19:06
  • Excelente noticia . Estou me preparando para outro concurso ,mas sempre focado no senado . Particularmente com todas essas'' especulações '',creio que até o termino do primeiro semestre do ano que vem , sai o edital . Que rufem os tambores ...
    Carlos Augusto em 29/08/16 às 18:57
  • gostaria de fazer estes concurso todos sou di Xambioá Tocantins adoro este Paulão do estratégia
    Deuzuita Pereira mendes em 29/08/16 às 18:15
  • De fato, pode sair de uma hora pra outra? E se sair (repetindo-se o ocorrido no último concurso), quanto tempo hábil haveria até a realização das provas?
    Wilian Barboza em 29/08/16 às 17:40
  • Não precisa de autorização na LDO pra fazer o concurso? Ou pode mesmo sair de uma hora para outra?
    RUTH OLIVEIRA FEITOSA em 29/08/16 às 17:05
  • É possível que tenha vagas para o cargo de Fisioterapeuta no concurso do Senado?
    Tuyra em 29/08/16 às 16:59
  • Quanto custa o curso da câmara do senado federal pra nível superior e nível médio
    Liziane em 29/08/16 às 16:39