Artigo

Senado Federal deve readmitir servidores aposentados

Sem movimentação real para realizar um novo concurso, a Diretoria Geral do Senado Federal expediu ato que permite a readmissão de aposentados para preenchimento do quadro de servidores da casa legislativa. 

Com a decisão, o Senado Federal deve reverter a aposentadoria de 20 servidores com o objetivo de diminuir o déficit de pessoal que, segundo o portal da transparência, no final de 2019 alcançou 1.422 vacâncias.

O concurso do Senado, que estava autorizado desde 2019, teve sua comissão organizadora revogada em agosto de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19. Apesar da revogação, o órgão enfatizou, em nota, que o concurso segue autorizado e que aguarda o melhor momento para dar continuidade à seleção.

De acordo com o projeto básico simplificado divulgado, o certame ofertaria 40 vagas imediatas e oportunidades para cadastro de reserva para os cargos de Técnico Legislativo (Policial Legislativo), Advogado e Analista Legislativo.

Último concurso do Senado Federal

O último concurso do Senado Federal aconteceu no ano de 2011 sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na ocasião, o edital ofereceu 260 vagas para os cargos de Analista Legislativo, Consultor Legislativo, Técnico Legislativo e Técnico Legislativo da área de Polícia Legislativa.

Etapas do concurso do Senado

O concurso do Senado Federal foi constituído pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova Prática, para Analista Legislativo – Registro e Redação Parlamentar;
  • Exame de Sanidade Física e Mental,  Teste de Aptidão Física, Exame Psicotécnico e Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, para Policial Legislativo;
  • Prova Oral, para Advogado;
  • Prova de Títulos, para todos os cargos.

Quer saber mais sobre o concurso? Acesse o link abaixo e confira tudo na íntegra!

Saiba mais: concurso Senado

Quer estudar para o concurso do Senado Federal?


Assinatura de Concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.