Artigo

SEFAZ-AM e SEFAZ-BA: Como aproveitar o estudo de um para o outro

Olá, pessoal, como vocês estão? Hoje iremos analisar a possibilidade de aproveitar o estudo do SEFAZ-AM para o SEFAZ-BA, abordando as principais semelhanças e diferenças entre os editais desses dois grandes concursos da área fiscal.

A prova para o cargo de Auditor Fiscal da SEFAZ-AM foi realizada no dia 08/05/2022, já a prova para o cargo de Agente de Tributos Estaduais da SEFAZ-BA está marcada para o dia 05/06/2022. A banca organizadora dos dois concursos é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o intervalo entre as duas provas é de aproximadamente 30 dias.

Sendo assim, será que é possível aproveitar o estudo realizado para o SEFAZ-AM e chegar competitivo na prova da SEFAZ-BA? Analisaremos os principais pontos convergentes e divergentes desses dois editais.

SEFAZ-AM

O edital da Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM) foi publicado no dia 07/02/2022, anunciando o Concurso Público destinado ao provimento de 210 vagas para cargos de Nível Médio e de Nível Superior.

Dentre os cargos ofertados para nível superior, analisaremos especificamente o de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. As provas para este cargo foram divididas em duas etapas, sendo a Prova Escrita Objetiva I aplicada no período da manhã e a Prova II aplicada no período da tarde do mesmo dia. Este concurso não incluiu prova discursiva em suas etapas.

Análise da distribuição de pontos por disciplina

O quadro a seguir apresenta as disciplinas e o número de questões para cada prova:

Distribuição de Disciplinas SEFAZ-AM
Distribuição de Disciplinas SEFAZ-AM

Através desse quadro, é possível observar que a Prova I abrange as disciplinas básicas da área fiscal, enquanto a Prova II engloba as disciplinas específicas para o cargo, representando um peso maior na contagem final de pontos.

A Legislação Específica do Amazonas representa 13,33% da pontuação total desta prova, assim sendo a disciplina mais relevante para este concurso. Logo em seguida vem o Direito Tributário, que representa 11,43% do total de 210 pontos. 

A Análise de Dados é um conteúdo que faz parte do que chamamos de Tecnologia da Informação e possui um peso de 9,52% nesta prova, junto com a Auditoria Fiscal.

A parte de Contabilidade foi dividida em 3, Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos, cada uma delas representando um peso de 16 de um total de 210 pontos. Com isso, cada uma dessas partes equivalia a 7,62% da prova.

Partindo para a análise da Prova I, as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Matemática Financeira/Estatística, Direito Constitucional e Direito Administrativo possuíam, cada uma delas, um peso de 10 pontos, representando 4,76% do total da prova.

A trinca dos Direitos Civil, Penal e Empresarial também se fez presente neste concurso. Representando o menor percentual de relevância na pontuação final, o Direito Civil equivalia a 3,81% da prova, enquanto os Direitos Penal e Empresarial, equivaliam a 2,86% cada.

Conclusão sobre a divisão das disciplinas na SEFAZ-AM

Com isso, pudemos observar que esta prova abrangeu praticamente todas as disciplinas padrões de concursos da área fiscal. Com uma estrutura de pesos por matérias bem dividida e com maior relevância na parte da Legislação Tributária Específica (LTE), do Direito Tributário e da Contabilidade.

Para uma análise mais detalhada deste concurso, você pode acessar o link do edital do SEFAZ-AM.

SEFAZ-BA

No dia 25 de fevereiro de 2022, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA) publicou o edital de abertura das inscrições do Concurso Público para provimento de 49 vagas para o cargo de Agente de Tributos Estaduais.

Este concurso oferece vagas para 3 áreas de atuação diferentes: Administração e Finanças, Tecnologia da Informação e Administração Tributária. Faremos uma análise específica do cargo para a área de Administração Tributária.

As provas serão realizadas na cidade de Salvador/BA, na data provável de 05 de junho de 2022. E serão divididas em duas etapas, a primeira composta pela prova objetiva e a segunda pela prova discursiva, sendo as duas de caráter eliminatório e classificatório.

Análise da distribuição de pontos por disciplina

O quadro a seguir apresenta as disciplinas e o número de itens para a área de atuação de Administração Tributária:

Disciplinas Conhecimentos Gerais - SEFAZ-BA
Disciplinas Conhecimentos Gerais – SEFAZ-BA
Disciplinas Conhecimentos Específicos - SEFAZ-BA
Disciplinas Conhecimentos Específicos – SEFAZ-BA

Dentro da parte de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa é a disciplina com maior relevância, representando 7% do total dos pontos das provas.

Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade Geral e Estatística equivalem a 5% cada uma. 

Já a disciplina de Noções de Igualdade Racial possui o menor percentual representativo neste concurso, sendo ele de 3%.

A parte de conhecimentos específicos, abrange Informática Básica e Matemática/Lógica, cada uma representando 7,5% do total.

E finalmente, a disciplina mais importante deste concurso, a Legislação Tributária do Estado da Bahia, com 25 questões na prova, cada uma valendo peso 3, ela representa 37,5% dos pontos da sua prova.

Prova Discursiva

Este concurso da SEFAZ-BA contará ainda com uma prova discursiva, que consistirá de uma questão discursiva versando sobre o conteúdo específico de acordo com a área escolhida.

Esta prova receberá nota final de 0 a 25 pontos, sendo considerado habilitado na Prova Discursiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 13 pontos.

Conclusão sobre a divisão das disciplinas na SEFAZ-BA

Através dessa análise das distribuições de pontos por disciplina, podemos concluir que todas as etapas desse concurso, levando em consideração a parte de Conhecimentos Básicos, de Conhecimentos Específicos e a prova Discursiva, somam um total de 200 pontos.

As disciplinas de Conhecimentos Específicos representam a parte de maior relevância na pontuação final, equivalendo a mais de 50% do total.

Enquanto a prova Discursiva representa 12,5% dos pontos, e a prova objetiva de Conhecimentos Básicos 35%.

Sendo assim, as matérias específicas devem ser priorizadas no seu estudo para este concurso, especialmente a Legislação Tributária do Estado.

Para uma análise mais detalhada deste concurso, você pode acessar o link do edital do SEFAZ-BA.

Semelhanças e Diferenças entre os editais da SEFAZ-AM e da SEFAZ-BA

O edital da SEFAZ-AM para o cargo de Auditor Fiscal possui uma ementa bem maior e mais completa do que o edital para Agentes de Tributos da SEFAZ-BA, o que favorece o aproveitamento do estudo de um para o outro. Enquanto o primeiro contempla um total de 15 matérias em suas provas, o último abrange 10 disciplinas e uma prova discursiva.

A comparação entres as disciplinas presentes em cada um dos editais pode ser observada a seguir:

Disciplinas SEFAZ-AM e SEFAZ-BA

As disciplinas que se fazem presente nos dois concursos em análise são: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Raciocínio Lógico Matemático, Contabilidade Geral, Direito Tributário e Estatística.

Das 15 matérias que constaram na prova do Amazonas, 9 não estarão presentes na prova da Bahia, são elas: Matemática Financeira, Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Contabilidade Avançada, Contabilidade de Custos, Análise de Dados, Auditoria Fiscal e a Legislação Estadual Específica.

Já as disciplinas que não foram exigidas na última prova para auditor do Amazonas, mas que constam no edital para Agentes de Tributos da SEFAZ-BA são apenas 3: Noções de Igualdade Racial, Informática Básica e Legislação Tributária Específica do Estado.

Aulas do curso do Estratégia Concursos para SEFAZ-AM e SEFAZ-BA

Através da análise das disciplinas presentes em cada um desses dois editais, pudemos observar as matérias que constam nos dois e as novidades que só serão exploradas no SEFAZ-BA.

Realizaremos agora uma comparação das aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos para cada uma dessas provas, com o objetivo de verificar quantas aulas podem ser aproveitadas e quantas restam a ser estudadas.

Língua Portuguesa

O curso de português para o SEFAZ-AM contém um total de 10 aulas, enquanto o curso para o SEFAZ-BA possui 13 aulas desta disciplina. Apesar disso, analisando especificamente a distribuição de conteúdo dessas aulas, apenas 1 delas está presente somente no SEFAZ-BA e deverá ser adicionada aos seus estudos para esta prova: a aula 05 (sintaxe).

Direito Constitucional

Dentro da disciplina de Direito Constitucional, o conteúdo explorado na prova do SEFAZ-AM foi mais abrangente do que o exigido no edital do SEFAZ-BA. Com isso, das aulas presentes no curso desta matéria, apenas duas deverão ser estudadas para a segunda prova, sendo elas as aulas 13 e 14, que tratam, respectivamente, sobre a Ordem Social e a Constituição do Estado da Bahia.

Direito Administrativo

Já na parte do Direito Administrativo, 4 aulas deverão ser estudadas para a prova da Bahia que não foram englobadas na do Amazonas. São elas: aula 06 (agentes públicos), aula 08 (parceria público-privada), aula 12 (bens públicos) e aula 13 (intervenção do estado na propriedade privada).

Direito Tributário

As ementas de Direito Tributário destes dois concursos são completamente iguais, ou seja, tudo o que foi estudado para o SEFAZ-AM será aproveitado para o SEFAZ-BA.

Contabilidade Geral

A parte de Contabilidade para a prova da Bahia também já foi totalmente abordada no estudo para o SEFAZ-AM, pois esta engloba tanto a contabilidade geral quanto a avançada, enquanto aquela abrange apenas a parte geral.

Estatística

A ementa de Estatística para a prova do SEFAZ-BA é mais abrangente do que o conteúdo exigido no SEFAZ-AM. Com isso, 5 aulas do curso ainda precisam ser consideradas para a segunda prova. São elas: aula 13 (análise de variância), aula 15 (regressão linear múltipla), aula 16 (séries temporais), aula 17 (análise multivariada) e aula 18 (análise bidimensional).

Raciocínio Lógico Matemático (RLM)

Dentro dessa disciplina, o concurso do SEFAZ-AM exigiu apenas a parte relativa ao raciocínio lógico, enquanto o edital da Bahia engloba também uma parte de matemática. Sendo assim, 11 aulas do curso de RLM para o SEFAZ-BA ainda precisam ser estudadas: as aulas de 09 a 19.

Noções de Igualdade Racial

Esta matéria consta apenas no edital do SEFAZ-BA e possui 6 aulas a serem estudadas no curso do Estratégia Concursos.

Informática Básica

A disciplina de informática também é uma novidade para a prova da Bahia que não foi exigida no concurso do AM. O seu curso contempla 24 aulas a serem estudadas.

Legislação Tributária do Estado da Bahia (LTE)

A parte da LTE varia por estado, porém, temos a parte geral de estudo da Lei Kandir que pode ser aproveitada de um para o outro. Portanto, tirando as aulas referentes à lei complementar 87/96, um total de 11 aulas devem ser estudadas para a prova da Bahia.

Conclusão sobre as aulas a aproveitar do SEFAZ-AM para o SEFAZ-BA

Concluímos então que de todas as disciplinas para o concurso do SEFAZ-BA, um total de 64 aulas do curso do Estratégia Concursos devem ser estudadas por quem estava estudando para a prova do SEFAZ-AM.

Finalmente, é possível aproveitar o estudo do concurso da SEFAZ-AM para o da SEFAZ-BA?

Após a análise da distribuição das disciplinas presentes nos dois editais em questão, pudemos observar que, apesar da prova para Auditor Fiscal do Amazonas abranger mais disciplinas do que as exigidas para a prova de Agente de Tributos da Bahia, muitas aulas ainda precisariam ser estudadas para a segunda prova.

Vimos que apenas 3 disciplinas novas entrarão no seu ciclo de estudos, sendo elas: Noções de Igualdade Racial, Informática Básica e Legislação Tributária Específica do Estado.

Como a parte da Legislação Tributária Estadual (LTE) tem uma grande relevância na prova da Bahia, ela deverá ser priorizada. Uma boa estratégia deverá ser montada para reservar um maior tempo no seu ciclo de estudo para esta disciplina.  

A parte de Informática Básica também merece uma atenção especial, pois não é uma matéria tão comum de ser cobrada em provas da área fiscal e mesmo não tendo um peso tão grande quanto a LTE, poderá ser um diferencial.

Já a parte de Noções de Igualdade Racial representa um percentual mínimo nesta prova, na corrida contra o tempo de quem estava focado no SEFAZ-AM, poderá ser uma boa estratégia não focar tanto nela, bastando uma leitura básica para ter uma noção geral do assunto.

A prova discursiva também é uma novidade que consistirá em uma questão versando sobre o conteúdo específico da área de Administração Tributária e representará 12,5% dos pontos totais da prova. Sendo assim, o seu treino também é importante durante esse mês de estudo.  

Tanto o concurso SEFAZ-AM quanto o SEFAZ-BA estão sendo organizados pela banca FGV, o que já é outro ponto positivo para quem quer se dedicar às duas provas. O estilo das questões da banca tende a se repetir e isso favorece o aluno que já está familiarizado com ela.

Considerações Finais

A prova da SEFAZ-AM ocorreu no dia 08/05/2022 e prova da SEFAZ-BA ocorrerá no dia 05/06/2022, totalizando 28 dias de uma para outra. É um intervalo de tempo relativamente curto, mas para quem já vinha em um bom ritmo de estudos e conseguiu finalizar todo o conteúdo da primeira prova, há chances de brigar por uma vaga na segunda também.

Sendo assim, podemos concluir que é possível sim, para um aluno avançado, que já tenha visto a maior parte do conteúdo da área fiscal, aproveitar o estudo realizado do SEFAZ-AM para o SEFAZ-BA. Através de uma boa organização e um bom planejamento, o aluno poderá obter o resultado desejado.

Um grande abraço e bons estudos!

Débora Vaz Ferreira

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.