Artigo

[SEFAZ-AL] Tecnolgoia da Informação – Gabarito Extraoficial – Aud. Finanças e Controle

Comentamos abaixo a prova de TI para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual, foram 13 questões, espero que tenham acertado tudo! :)

Julgue os próximos itens, relativos a gerenciamento de projetos.

78. Uma das formas de medir o grau de eficiência com que a equipe de projeto está realizando o trabalho é avaliar o índice de desempenho de prazos, que consiste em uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre o valor agregado e o valor planejado.

Comentário: Uma medida da eficiência do cronograma em um projeto. É a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). O IDP é calculado dividindo-se o VA pelo VP. Um IDP maior ou igual a um indica uma condição favorável e um valor menor que um indica uma condição desfavorável. Ou seja:

Desta forma, temos o gabarito correto.

79. Enquanto o processo de estimar os custos define os recursos monetários necessários para executar o trabalho do projeto, o processo determinar o orçamento agrega os custos estimados de pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

Comentário: Essa questão fez um “copy and paste” da definição de cada um dos processos do PMBOK. Vejamos:

… uma visão geral dos processos de gerenciamento dos custos do projeto:

7.1 Planejar o gerenciamento dos custos é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto.

7.2 Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.

7.3 Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

7.4 Controlar os custos é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.

Logo, temos mais uma alternativa correta.

80. De acordo com o PMBOK 6, o gerente de projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.

Comentário: A questão afirma que o gerente não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto. Ora, é claro que ele é responsável. A segunda parte até está correta, mas não tem nenhuma relação com a primeira parte.

Logo, temos uma alternativa errada.

Acerca de gestão de processos de negócios ou BPM, julgue os itens subsecutivos.

81. O objetivo da modelagem de processos, conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócios propostos, é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre o seu funcionamento.

Comentário: A banca copiou quase que literalmente a definição de modelagem de processo de negócio do CBOK. No entanto, a definição oficial diz que se trata de processos existentes ou propostos e a banca mencionou apenas propostos. No entanto, isso não invalida a questão em princípio! Logo, temos uma alternativa correta.

82. BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

Comentário: Questão retirada ipsis literis do CBOK. Essa visão das operações de negócio compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas. Começa com um nível mais alto do que o nível que realmente executa o trabalho e, então, divide-se em subprocessos que devem ser realizados por uma ou mais atividades (fluxos de trabalho) dentro de funções de negócio (áreas funcionais). As atividades, por sua vez, podem ser decompostas em tarefas e, adiante, em cenários de realização da tarefa e respectivos passos. Alternativa correta.

Julgue os seguintes itens, relativos a fundamentos de ITIL v.3

83. A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação, é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

Comentário: As quatro funções do ITIL são: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico,  Gerenciamento de Aplicativos e Gerenciamento de Operações de TI.  O Service Desk ou Central de Serviços é o principal ponto de contato para os usuários. Contudo, o Gerenciamento Técnico fornece informações detalhadas sobre as habilidades técnicas e de recursos necessários para apoiar a continuidade da operação da infraestrutura de TI, desempenhando um papel importante na concepção, análise, liberação e melhoria dos serviços de TI. Logo, temos uma alternativa errada.

84. A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

Comentário: O Gerenciamento financeiro de serviços de TI é um dos processos do ITIL. O objetivo deste processo é auxiliar a organização a gerenciar os recursos de TI, para que seja identificado qual o retorno gerado sobre os investimentos. Neste processo temos 3 atividades principais: orçamentação, contabilidade e cobrança. Logo, temos uma alternativa errada.

Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos do COBIT 5.

85. O COBIT divide os processos de governança de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.

Comentário: Os 37 processos do CobIT estão organizados em 5 domínios que se relacionam de forma primária ou secundária com as 4 dimensões do balanced scorecard para objetivos de negócio descritos no CobIT, que são: (1) Avaliar, dirigir e monitorar, (2) Alinhar, planejar e organizar, (3) Construir, adquirir e Implementar, (4) Entrega, suporte e serviço e (5) Monitorar, verificar e avaliar. Logo, temos uma alternativa incorreta.

86. O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações sejam processadas.

Comentário: Mais uma questão tirada diretamente do framework. Vejamos o que está escrito no COBIT v.5:

O COBIT 5 aborda a governança e gestão da informação e da tecnologia correlata a partir da perspectiva de toda a organização, de ponta a ponta. Isso significa que o COBIT 5:

  • Integra a governança corporativa de TI à governança corporativa da organização. Ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT 5 integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança. O COBIT 5 alinha-se com as últimas visões sobre governança.
  • Cobre todas as funções e processos necessários para regular e controlar as informações da organização e tecnologias correlatas onde quer que essas informações possam ser processadas. Considerando este amplo escopo organizacional, o COBIT 5 trata de todos os serviços de TI internos e externos pertinentes, bem como dos processos de negócios internos e externos.

Temos, portanto, mais uma afirmação correta.

Com relação de banco de dados, julgue os itens seguintes.

87. Considerando-se o modelo multidimensional a seguir, é correto afirma que Quantidade e Valor são dimensões de Itens.

Comentário: Perceba que a tabela central fato, denominada Itens, possui 5 dimensões associadas a ela. Observe que Quantidade e Valor são 2 atributos da tabela fato denominados classificados como medidas. Logo, temos uma alternativa incorreta.

88. Com base no diagrama a seguir, é correto afirmar que um item na entidade Ambiente pode não se relacionar com nenhum item na entidade Setor ou pode relacionar-se com vários itens nesta entidade, enquanto um item na entidade Setor por relacionar-se somente com um item na entidade Ambiente.

Comentário: A descrição do texto está trocada. Na realidade, um ambiente ser relaciona com um e apenas um setor. Lembre-se, falamos isso na aula de revisão, a leitura da cardinalidade no diagrama entidade relacionamento é cruzada. Um Setor por ter zero ou vários ambientes associados. Logo, temos uma alternativa errada.

89. Identificação e autenticação são requisitos de segurança da informação que consistem em identificar usuários do sistema e verificar as suas identidades, como pré-requisito para permitir o acesso desses usuários ao sistema.

Comentário:

90. A criptografia provê método de disfarçar informações; a criptografia de chave pública é simétrica quando envolve a utilização de duas chaves separadas, mas correlacionadas.

Comentário: Errado. Essa foi muito fácil! Criptografia de Chave Pública é Assimétrica e, não, Simétrica.

Tem alguma dúvida a respeito das questões acima? Manda uma mensagem pelo Instagram @prof.thiagocavalcanti terei o maior prazer em responder.

Forte abraço e bons estudos,

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.