Artigo

RETA FINAL TCU: prepare-se para a prova de Português

Olá, amigos do Estratégia.

O edital para o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) foi divulgado e as provas ocorrerão na data de 09 de agosto, ou seja, temos dois meses para realizar aquela revisão final e fixar os assuntos.

Os conteúdos programáticos de Língua Portuguesa, tanto para Técnico Federal de Controle Externo (TFCE) quanto para Auditor Federal de Controle Externo (AFCE), não apresentaram nenhuma surpresa, confiram:

LÍNGUA PORTUGUESA (TFCE): 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

LÍNGUA PORTUGUESA (AFCE): 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Para o cargo de TFCE e AFCE, as questões de Português integrarão a prova de Conhecimentos Básicos (peso 1), composta de 50 e 100 questões, respectivamente.

Para este certame, preparei um curso de Questões de Língua Portuguesa apenas com questões do CESPE. No curso, os assuntos do edital são todos explanados por meio da resolução dos itens. É uma boa forma de aprender o conteúdo e revisar os assuntos.

Confiram as aulas demonstrativas nos links abaixo:

AULA 00 – PORTUGUÊS – TFCE

AULA 00 – PORTUGUÊS – AFCE

Vamos lá. Contem comigo nessa jornada até a prova.

Abraços

Ludimila

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sim, dou cursos de discursivas aqui no Estratégia.
    Ludimila Lamounier em 30/06/15 às 14:06
  • Olá professora, Quero fazer um curso de técnicas de redação dissertativa. Vc dá este curso? Vou prestar o concurso do bb. Aguardo retorno
    Viviane em 25/06/15 às 16:34