Artigo

Reta final concurso TJSP: otimizando sua preparação no pós-edital

Já estamos chegando na reta final para o concurso do TJSP, uma vez que faltam apenas 2 meses para a prova! Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre as estratégias mais eficientes para organização dos estudos e da rotina nesse período pós-edital. Essas dicas vão te ajudar a otimizar sua preparação, garantindo que você tire o máximo de proveito do seu tempo até o dia da prova, ruma a sua aprovação!

Informações básicas

Banca: Vunesp

Cargo: Escrevente – nível médio

Inscrições: de 30 de julho a 2 de setembro  

Prova: dia 31 de outubro

Etapas do concurso: Prova objetiva e prova prática de digitação.

O foco aqui não é realizar uma análise do edital, mas dar dicas para a organização dos estudos e da rotina para a reta final do concurso do TJSP. Para uma análise completa do edital, acesse o artigo ou assista ao vídeo: 

Concurso TJSP: Análise do Edital!

Reta final concurso TJSP

A seguir, vamos apresentar dicas para organização dos estudos e da rotina, traçando estratégias que otimizarão seu tempo e garantirão melhor qualidade da sua preparação para a reta final do concurso do TJSP!

Organização dos Estudos

Matérias não estudadas

Seja você um concurseiro iniciante, intermediário ou avançado, é certo que algumas matérias constantes no edital são novidade na sua preparação e precisam ser iniciadas do zero.

Para tanto, existem algumas estratégias:

Foque nos assuntos com maior incidência de cobrança

A melhor estratégia quando se tem uma, algumas ou todas as matérias para iniciar do zero é focar nos conteúdos que têm maior número de questões e maior incidência em prova.

As bancas costumam ter um perfil específico de cobrança em cada disciplina, então você deve focar nos assuntos mais relevantes para ela, ou seja, aqueles que têm mais chances de aparecer no certame.

Para facilitar essa análise, a equipe do Estratégia Concursos elaborou um e-book com as estatísticas de cobrança dos assuntos de cada disciplina do edital. Para baixar o e-book do concurso do TJSP clique aqui.

Aumente o contato com a disciplina

Outra dica importante para estudar as matérias inéditas na sua preparação é aumentar seu contato com a disciplina. Para isso, além de fazer a leitura dos PDFs, é interessante escutar o conteúdo das videoaulas ou da lei seca enquanto se está fazendo outras tarefas, como tomando café da manhã, arrumando casa, dirigindo ou se exercitando.

Quanto maior for o contato com a disciplina, mais chances de reter seu conteúdo e, consequentemente, mais chances de acertar questões de prova.

Matérias já estudadas

Não é porque você terminou de ler os PDFS de uma disciplina que você pode abandoná-la na sua preparação pós-edital e focar apenas nas que ainda não foram estudadas.

O conhecimento é adquirido por meio da repetição e quanto mais detalhado for seu saber, mais chances lembrar dos conteúdos estudados no dia do certame.

Para isso, entretanto, não é recomendada a releitura de todo seu material de estudo. O material já estudado deve ser consultado apenas no caso do surgimento de dúvidas pontuais.

Para manter o estudo dessas matérias retido na memória, uma boa estratégia é focar em revisões por meio da realização de questões específicas da banca, na leitura de lei seca, na fabricação de fichas de revisão e na realização de simulados.

Questões + Leitura da lei seca

A melhor forma de resolver questões na reta final é separá-las por assunto, inicialmente, de forma a entender os pontos mais cobrados dentro de cada assunto pela banca. Posteriormente, é interessante resolver todas as questões de uma disciplina de forma aleatória, como uma forma de filtrar os pontos que se tem mais ou menos dificuldade.

Por exemplo, se você vai revisar Direito Constitucional, no primeiro dia responda questões sobre princípios fundamentais. Depois de resolver algumas de questões desse assunto com conferência do gabarito e leitura da solução, separe alguns minutos para ler a lei seca do art. 1º ao art. 4º da Constituição e grifar os pontos que chamaram sua atenção durante a resolução das questões.

Isso deve ser feito até que se esgote todos os assuntos da disciplina, partindo, posteriormente, para a resolução de questões aleatórias sobre todos os assuntos daquela matéria constantes no edital.

Se você notar que está errando muitas questões de um assunto específico, volte em seu material e releia aquela parte do conteúdo.

O número de questões diárias por disciplina é uma escolha do candidato, de acordo com sua disponibilidade de horas líquidas diárias para estudo.

Fichas de revisão (memorex)

Quando você está revisando matérias, resolvendo questões ou lendo a lei seca, sempre surgem aqueles pontos que você erra muitas vezes, aqueles prazos que você nunca lembra e aquele detalhezinho que você fica em dúvida.

Para esse tipo de situação, é interessante fabricar pequenas fichas ou manter um arquivo no Word, separado por matéria, que sejam de fácil acesso, para que toda vez que tiver dúvida, você possa consultá-lo rapidamente

Não se pode perder tempo fabricando o Memorex, então não se trata de um resumo, mas apenas anotações pontuais. Na semana antes da prova essas fichas podem ser utilizadas como material de revisão.

Simulados

É muito importante simular verdadeiramente o dia da sua prova, para controlar seus acertos e também as inúmeras variáveis que podem acontecer no dia do exame.

A forma mais eficiente de realizar um simulado é imprimir a prova, se deslocar para um local diferente do seu local de estudos – como uma biblioteca – guardar o celular e qualquer outra distração e cronometrar seu tempo. Essa simulação minuciosa ajuda muito a controlar o nervosismo na hora da prova.

Com a realização dos simulados você vai saber qual a ordem você prefere seguir na hora de realizar a prova. É comum que os candidatos prefiram começar com as matérias que tenham mais facilidade. Tudo é uma questão pessoal e é importante que o candidato descubra o que funciona melhor para ele.

Mais importante que fazer o simulado é acompanhar a correção das questões, se atentar aos seus erros, anotar o percentual de acertos para controlar sua evolução ao longo dos simulados.

Organização da Rotina

Momentos livres

O pós-edital é uma corrida contra o tempo, então, apesar de o ritmo ser mais acelerado, você não pode se descontrolar (muito menos adoecer). É importante que você separe pelo menos 30 min do seu dia para fazer algo que te relaxe, como ver uma série ou fazer uma atividade física, sem que a consciência fique pesada por não estar estudando.

Mudar o foco por alguns minutos é extremamente eficiente para recarregar as energias e para que o cérebro se “distraia” durante um tempo e volte a focar na próxima vez que você for estudar.

Uma boa noite de sono também é de extrema importância. Um cérebro cansado não retém conteúdos, então pode ser que você fique horas a fio estudando, mas nada daquilo estar sendo retido, pois você vai estar cansado demais.

Ademais, tente se organizar para ter pelo menos um dia da semana livre. Os fins de semana são de extrema importância nessa fase final, ainda mais para quem trabalha, que deve aproveita-los para adiantar os estudos. Ainda assim, é importante conseguir ter momentos de lazer, mesmo que mais tranquilos, pelo menos uma vez na semana.

Semana da prova

Na semana antes da prova há quem prefira diminuir o ritmo e há quem prefira aumentá-lo. Muitas pessoas consideram que já estudaram tudo o que conseguiriam absorver e preferem diminuir as horas de estudo e relaxar para fazer a prova com a cabeça descansada. É uma opção válida e tem mais relação com uma preferência pessoal do que com o nível de estudos de cada candidato.

Para aqueles que ficam ansiosos demais para relaxar, uma opção válida é focar nas revisões. Reler os memorex que você produziu durante a preparação e assistir as revisões em vídeo do Estratégia é uma boa opção, pois os professores utilizam sua experiência para comentar sobre os principais assuntos que acreditam que vão aparecer na prova, o que pode ajudar o candidato na hora da resolução do certame.

Não é recomendável, porém, continuar lendo PDFs de uma disciplina pela primeira vez. Você não vai reter nenhum conhecimento dessa forma e a chance de errar questões mesmo tendo acessado esses assuntos é grande, já que o conhecimento adquirido será muito superficial.

Dia antes da prova

A forma de organizar seu dia anterior à prova também é uma questão pessoal. Há quem prefira ficar descansando e distraindo a mente com programas leves, como um passeio no parque ou uma ida ou cinema e há quem prefira ficar revisando conteúdo.

Se você tem uma memória de curto prazo melhor que a de longo prazo, é interessante acessar pelo menos por um pequeno período do seu dia (sem se desgastar) seus memorex ou assistir uma aula de véspera do Estratégia Concursos. Isso fará com que aqueles conteúdos principais que são apostas dos professores fiquem fresquinhos em sua memória.

Dia da prova

Muita gente não fala sobre o dia mais importante e esperado: o dia da prova. É normal que se tenha dificuldade de dormir pela ansiedade, então, recomendo que você reveja seu filme ou sua série preferida ou uma meditação, algo que te relaxe, para acordar bem-disposto no dia seguinte.

Acorde com tranquilidade e faça refeições leves, mas não tão leves a ponto de te deixar com muita fome na hora da prova. Chegue com antecedência. Você pode utilizar seu tempo de espera para ler seus memorex ou para ficar mais quieto, se concentrando.

É recomendado comer algo que aumente a glicose, como um chocolate, momentos antes de começar a prova, para aumentar a atividade cerebral. Não se esqueça de ir ao banheiro.

Não beber muita água durante a realização da prova é importante e ter algo fácil e rápido para comer também, para não perder muito tempo indo ao banheiro ou fazendo grandes lanches.

Ao resolver a prova, se você praticou muitos simulados, já terá um controle sobre seu tempo e não entrará em desespero.

A maior atenção aqui deve ser na hora de passar o gabarito para a folha de respostas. Um erro nele pode ser desesperador. Recomendo que o candidato faça, primeiramente, pequenos pontinhos na resposta certa e depois colorir as bolinhas.

Outra dica muito importante é alterar a resposta do gabarito apenas se você tiver MUITA certeza da resposta. Se estiver na dúvida mantenha a primeira que marcou.

Boa sorte! 

Agora que você entendeu a melhor forma de organização dos estudos e de sua rotina na reta final do concurso do TJSP, é hora de colocar as estratégias em prática!

Faltam apenas dois meses até a data da prova e, por isso, é preciso realizar um uso estratégico do seu tempo. Apesar do curto espaço de tempo, utilizando a organização a seu favor é possível ter um aproveitamento satisfatório no dia da prova. 

Lembre-se que como tudo no mundo dos concursos, seu sucesso depende de estratégia, treino e revisão. 

Achou esse artigo útil? Deixe seu comentário.      

Um forte abraço e até o próximo artigo!      

Ana Luiza Tibúrcio.    

 

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.