Artigo

Resumos em Áudio: passo a passo!

Resumos em Áudio

Eles economizam tempo, são fáceis de serem construídos e permitem o estudo em qualquer lugar, a qualquer momento!
Esses são os Resumos em Áudio! Vamos falar um pouco sobre isso?!

Eu gostaria de contar para você como essa Técnica de Estudo me ajudou a ganhar confiança e ficar bom em disciplinas que eu tinha, inicialmente, grande dificuldade! 

Ah, só me apresentando! Eu me chamo Luis Eduardo e, novamente, estou dando sequência aos artigos sobre Técnicas de Estudo.
Para quem não me conhece, sou Auditor Fiscal do Estado de São Paulo e coach aqui no Estratégia Concursos.

Voltando ao tema… caso você ainda não tenha lido os 2 (dois) artigos anteriores sobre Técnicas de Estudo, seria interessante que você fizesse isso antes de aprender esta técnica de hoje.

Digo isso pois, para fazer excelentes Resumos em Áudio, é imprescindível que antes você tenha utilizado a técnica das “Marcações Preliminares” (MP’s) no material/livro/pdf com base no qual você pretende fazer os áudios, beleza?

Seguem os links para os artigos anteriores:

Marcações Preliminares (Técnica de Estudo #1)
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tecnicas-de-estudo-1-marcacoes-preliminares/

Grifos e Anotações (Técnicas de Estudo #2):
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tecnicas-de-estudo-2-alternativa-aos-resumos-escritos-apresentacao-canal-do-youtube/

Agora sim, vamos aos Resumos em Áudio…

#Partiu resumos em áudio!

                                                    “Partiu resumos em áudio!”, disse TED.

Vantagens

 1) O uso da audição ajuda no processo de memorização!

Vários estudos já comprovaram que o estímulo a diferentes sentidos, ao invés de um único, favorece a aprendizagem e memorização. Há bastante coisa interessante – em inglês – no site a seguir sobre o tema: www.educ.cam.ac.uk/neuroscience (entretanto, não recomendo que percam tempo lendo sobre isso).

2) São rápidos de serem feitos!

Principalmente se comparados aos resumos escritos, os Resumos em Áudio vão tomar bem menos tempo da sua rotina. Geralmente, um áudio de 5 minutos demora cerca de 6 minutos e meio a 7 minutos para ser feito. Claro que, para que o seu resumo em áudio seja objetivo e traga apenas coisas importantes, você precisa ter um método ao fazê-lo. Neste artigo, eu vou sugerir uma forma eficiente para isso.

3) Não precisam de qualquer investimento em canetas coloridas caras ou fichas, flashcards etc!

Para fazer um resumo em áudio, você só precisa de um celular com algum aplicativo gravador de voz. Geralmente, todos os smartphones de hoje já trazem um gravador de voz instalado de fábrica.

4) Fácil de armazenar!

Qualquer celular com memória de 16 Gb consegue armazenar mais de 150h de áudio gravado em boa qualidade. Isso dá resumo para mais de 70 disciplinas. rs! Você também pode salvar os áudios na nuvem (Google Drive, Onedrive, Dropbox etc) e ter acesso a eles em qualquer lugar através da internet. Outra coisa importante… caso você tenha um backup dos seus resumos em áudios, então você não corre o risco de perder os seus resumos. Um amigo meu perdeu o resumo escrito dele de Direito Tributário para o cachorro, que aparentemente estava com muita fome (de conhecimento?)! rs

5) Fácil de ser transportado!

Imagina transportar resumos escritos de 10 disciplinas… sua mochila teria espaço para tudo isso? Um outro amigo meu fazia resumos em fichas (é o Diego Parreira, também coach do Estratégia; conheça a jornada de concurseiro dele clicando aqui) e, quando íamos estudar na biblioteca, lá vinha ele com aquelas “torres” enormes de fichas.  Pela facilidade de armazenamento dos áudios, você pode contar com eles em qualquer lugar sem adicionar 1 grama de peso à sua mochila.

6) Fácil de ser estudado!

Quando eu estudava para concursos, enfrentava cerca de 3h por dia de trânsito dentro do ônibus. Dessas 3h, eu tentava aproveitar, pelo menos, 1h30 estudando, a não ser quando eu estava muito cansado, que aí eu aproveitava para tentar dormir. Mas, mesmo quando eu estava disposto a estudar, ficar lendo alguma coisa no engarrafamento me deixava um pouco enjoado de vez em quando. Então eu pegava meu celular e ficava ouvindo meus Resumos em Áudio. Se não fosse por isso, eu teria deixado de ganhar umas 4h de estudo de revisão por semana. Outras vezes, quando eu almoçava sozinho no trabalho, aproveitava também para ouvir alguns áudios sem que ninguém percebesse que eu estava estudando.

Agora vamos lá ao passo a passo para fazer um bom Resumo em Áudio para a sua memória…

 

como-gravar-audio-iphone-1

Apenas com o seu celular, já é possível fazer os resumos em áudio!

Equipamentos Necessários

Como eu disse, você só precisa de um telefone celular com gravador de voz.

Mas, caso queira dar uma incrementada no áudio, faça o seguinte:

i) Use o fone de ouvido para fazer a gravação. Coloque os fones na orelha e, automaticamente, o microfone do seu fone de ouvido já ficará próximo da sua boca, em uma boa posição para captar sua voz evitando alguns ruídos do ambiente.

ii) Caso o gravador de voz do seu celular não tenha a opção de pausar a gravação, baixe algum aplicativo que a tenha. Isso é muito importante! Assim, caso tenha qualquer interrupção ou dúvida enquanto estiver gravando, você pode pausar e resolver o problema. Em seguida, leia o trecho do material que gerou dúvidas e volte a gravar dentro do mesmo arquivo.

iii) Caso o gravador de voz do seu celular não tenha a opção de escolher a qualidade do áudio, baixe algum aplicativo que a tenha. Pode ser que sua dicção ou que, até mesmo, o microfone dos seus fones não sejam tão bons. Neste caso, alterar a qualidade de gravação do áudio pode ajudar.

O celular que eu gravava os meus resumos tinha uma qualidade ruim de áudio e, ainda por cima, não permitia pausar a gravação. O aplicativo só tinha 2 botões: gravar ou encerrar a gravação. Se eu apertasse o “encerrar”, ele finalizava o arquivo em áudio. Então, eu usava o aplicativo “HI-Q MP3 REC (FREE)” (tem para Android e iPhone; é só pesquisar esse nome na loja de aplicativos do seu celular).

Esse aplicativo pausava a gravação e também tinha a opção de selecionar vários formatos diferentes de qualidade e de formato do áudio.

Ele é gratuito mas você só pode gravar áudios de até 10 minutos (acima disso, precisa pagar). Mas isso foi excelente pra mim, pois meu objetivo era nunca ultrapassar 7 minutos de áudio. Assim a objetividade dos meus áudios estava assegurada! ;)

 

hi-q

Hi-Q MP3 REC. Tem para Android e iPhone. Mas há também outros gravadores legais gratuitos.

 

Partindo das MP’s (Marcações Preliminares)

Resumir em áudio é fácil. O difícil é fazer isso com objetividade, sem gastar tempo e utilizando as informações mais relevantes!

Afinal, você quer ser aprovado o quanto antes, correto? E, para isso, temos sempre que otimizar o nosso tempo. Então, para conseguir isso, recomendo que você faça as MP’s antes de começar a gravação dos seus áudios.

Otimização do estudo é tudo!
Você pode estudar da maneira mais errada possível, mas será aprovado se não desistir.
Utilize os relatórios estatísticos e bizus por assunto do Passo Estratégico para otimizar os seus estudos.
Conheça o Passo Estratégico clicando aqui.

É importante lembrar que, quanto mais íntimo você estiver do assunto que você quer resumir em áudio, melhor ficará o seu resumo, mais objetivo, com mais informações relevantes e mais personalizado para as suas necessidades. Quando digo “boa intimidade”, quero dizer: ter estudado toda a teoria daquele assunto, feito os exercícios e “controle de qualidade” nas marcações e também já ter revisado o assunto, pelo menos, uma vez (que é o quê você acaba fazendo com as MP’s).

Fazendo isso — posso dizer isso por experiência própria — você conseguirá resumir uma aula inteira do Estratégia (em vídeo ou material escrito) em cerca de 4~6 minutos de áudio.

 

ouvindo-musicas

Eu não ouvia os meus resumos em áudio com essa felicidade toda! Mas eles certamente me fizeram economizar bastante tempo na minha preparação.

Gravando…

#1) Vá a algum lugar silencioso mas que, preferencialmente, não faça eco enquanto você fala.

#2) Tenha o material que você quer resumir à sua frente, já com as MP’s feitas.

#3) Coloque os fones nos ouvidos e certifique-se de que o microfone do fone esteja próxima à sua boca.

#4) Deixe o celular no modo “avião” para não correr o risco de alguém te ligar quando você estiver finalizando um áudio e acabar perdendo tudo que estava gravando. Já aconteceu comigo! rs

#5) Antes de apertar o botão para gravar, já visualize o assunto que vai gravar. Isso vai deixar o seu áudio mais objetivo! Por exemplo… se determinado tópico de um assunto de Direito Constitucional foi abordado em 4 páginas do seu livro/pdf, então vá dar uma olhada nas MPs feitas nessas 4 páginas antes de apertar o botão para gravar.

#6) Após gravar um tópico de assunto, pause antes de seguir para o assunto seguinte. Mesmo que você se sinta confiante para sair emendando, é sempre válido pausar, revisar as páginas do tópico seguinte e então pensar, por alguns segundos, no que pretende falar sobre aquele próximo assunto.

#7) Após gravar todo o áudio, encerre a gravação e nomeie o arquivo de forma que possa identificar o que foi gravado ali. Eu nomeava os arquivos dos meus áudios de forma bem simples: conforme as aulas dos cursos em pdf que eu resumia. Exemplo: “ECO aula 00”, “DCO aula 03”, “DCIV aula 01” etc.

 

Como utilizar o seu Resumo em Áudio

Como eu disse antes, eu ouvia os meus resumos em momentos em que ficar lendo se mostrava inconveniente: no ônibus, no engarrafamento, almoçando, na fila de espera do banco ou do médico, fazendo atividades repetitivas no trabalho (tirar muitas xerox, imprimir algo).

Mas cheguei a tentar ouvir os áudios em outras ocasiões e recomendo o seguinte: não ouça os áudios se estiver fazendo algo que também demande sua atenção, como digitando algo importante no computador, dirigindo em um engarrafamento “pesado”, fazendo atividade física etc. Eu, particularmente, percebia que não conseguia reter nada se estivesse dando alguma atenção a qualquer outra coisa.

Às vezes, até mesmo no engarrafamento, se eu começasse a deixar de dar atenção ao áudio, quando eu percebia, estava pensando na “morte da bezerra”, em alguma piada engraçada, lembrando de algum filme ou qualquer outra coisa.

Então é necessário ter atenção ao que você está ouvindo para que os resumos em áudio sejam eficazes. A ideia é que sejam informais como uma conversa. A diferença é que a outra pessoa é você mesmo, porém explicando a matéria… ou seja, uma conversa muito interessante! rs.

 

Meu Exemplo

Para exemplificar o que eu estou dizendo, olhe o exemplo abaixo do raciocínio a ser utilizado em um determinado assunto que é estudado em Macroeconomia… (clique no botão play “laranja” no campo superior esquerdo do quadro abaixo)

 

Esse áudio de menos de 3 minutos aborda o conhecimento presente em cerca de 50 páginas de uma aula.

O áudio ainda poderia ter ficado mais objetivo pois eu falei tópicos do assunto “IS-LM” que são básicos e que poderiam ter ficado de fora. A ideia, como eu falei, é que o áudio contenha apenas o que é necessário para a SUA revisão. Cada um tem um ponto fraco no seu conhecimento. E os resumos devem abordar esses pontos.

Logo, por exemplo, se você já decorou que uma Emenda Constitucional precisa de aprovação em cada Casa do Congresso Nacional, em 2 turnos, com mínimo de 3/5 dos votos de seus membros, então isso não precisa constar no seu resumo, correto?

Pense dessa forma e os seus resumos ficarão só com as informações que você realmente precisa para o concurso!

 

Em qual momento devo fazer esses Resumos em Áudio?

Quanto ao momento de fazer o resumo em áudio, as únicas restrições que eu recomendo são aquelas que eu disse lá em cima:
(1) que você já tenha intimidade com o assunto e (2) que você já tenha feito as MPs no seu material de estudo.

Tendo esses 2 requisitos, aí você pode fazer os resumos em áudio quando quiser (antes ou depois do edital, perto da prova etc) pois os áudios não demoram para serem feitos. Ou seja, o ato de “fazer” o Resumos em Áudio é muito rápido! Muito mais do que fazer qualquer resumo escrito, por mais que você seja o Mestre dos Resumos Escritos! rs… Essa rapidez ocorre apenas se você cumprir os 2 requisitos que eu citei (ter intimidade e ter as MP’s).

Reforço: se você for fazer Resumos em Áudio de um assunto que você não tenha intimidade ou as MP’s para guiá-lo durante a gravação do áudio, então pode ter certeza de que os seus áudios ficarão GIGANTES!

 

Repetição, repetição, repetição…

De posse dos meus áudios de 4 a 6 minutos por aula, eu adotava a estratégia de tocar cada áudio 2 ou 3 vezes antes de passar para o áudio seguinte. Faça isso e, com o tempo, perceberá que começará a memorizar até as piores notas de rodapé do seu material. E isso tudo em perder tempo sentado fazendo resumos escritos!

 

Conclusão

Apesar do artigo ter ficado grande, fazer resumos em áudio não é complicado!
Sabendo fazer as MP’s, você já terá feito a maior parte. Depois é só gravar!
Experimente hoje mesmo esta técnica em alguma aula ou capítulo do seu livro e depois conte aqui nos comentários para a gente!

Espero ter ajudado! Bons estudos e grande abraço!

 

Para mais dicas sobre preparação para concursos e técnicas de estudo, acompanhe através do link abaixo:

http://bit.ly/TecnicasEstudo

E conheça também o Estratégia Cast: o aplicativo de aulas em áudio do Estratégia.

 

Estratégia Cast

Conheça o Estratégia Cast: https://www.estrategiacast.com.br/

Bons estudos!

 
​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei a ideia ainda não tinha pensado nisso. Como vc mesmo orientou vou por em prática quando estiver mais íntima das matérias q tenho mais dificuldade. Excelente artigo.
    Analu em 07/01/20 às 05:57
  • Faço resumos em áudio, mas a matéria foi excelente para eu ser mais objetivo. Minha dificuldade é como incluí-los no ciclo de estudos. Não tenho muita certeza se servem como revisão de forma tão eficiente quanto a feita pelo Passo e/ou PDF.
    Jose Augusto Kimus Dias Filho em 04/01/20 às 21:17
  • Vc é um dos unicos professores que tem um artigo tao detalhado sobre o uso e gravacao de audios. Alguns ate desencorajamporem atraves desta tecnica minhas notas nas provas deram um salto.
    Jonatas em 14/01/19 às 21:18
  • Profe. Adorei esse artigo. Muito rico de informações. Com certeza me ajudará muito a conseguir minha aprovação. Obrigada.
    Alessandra em 24/04/18 às 22:17
  • muito bom
    Caio Graco em 20/04/18 às 15:41
  • Luis eu nunca fiz nenhum tipo de resumo enquanto concurseiro, tenho facilidade de memorização, mais vou começar a utilizar as técnicas assim acelero minha aprovação! #focompu
    Wanderson em 21/02/18 às 12:38
  • Vou testar essa técnica, valeu! Gasto muito tempo com mapas mentais e flashcards
    Ludmila em 21/02/18 às 10:56
  • Excelente dica!! Ainda não tinha aplicado esta técnica nos meus estudos. Vou experimentar e tenho a certeza que será de grande utilidade. Obrigada!!
    Luciana em 21/02/18 às 09:20
  • Interessante! Vou experimentar durante uma semana com meus resumos. Obrigado pelas dicas. Abraços!
    Luciano Carlos em 20/02/18 às 19:17
  • Caramba, muito bom artigo e a explicação da técnica! Parabéns!! Com certeza vai ser útil pra mim.
    Bruna Carolina em 08/02/18 às 22:34
  • Luiz Eduardo, Tenho uma sugestão para melhorar ainda mais a memorização do audio. Gravar a voz com um fundo musical (música clássica, som de natureza) diferente para cada assunto. Assim o cérebro associa melhor não acha?
    Leandro em 13/01/18 às 15:31
  • Eiii prof, eu amei a ideia e hoje mesmo já irei começar meus resumos em áudio. Obrigada!!!
    Natália em 04/11/17 às 14:31
  • Luis Eduardo excelente technical! Dicas valiosas
    corbitfln em 02/11/17 às 23:36
  • Oi, Rai! Obrigado pela mensagem! Sempre uma honra ver o seu comentário aqui! Vamos em frente continuar aprovando essa galera! ;) Bjs!
    Luis Eduardo em 31/10/17 às 15:03
  • Parabéns, grande Luís Eduardo! Essa técnica é genial. Está na hora de criar novas técnicas de aprendizagem, como essa, aproveitando as ferramentas da tecnologia que não existiam no século passado (no meu tempo). Para as meninas que amam se ver, recomendo fazer vídeos. Parabéns, Dudu. Amei. Rai Oliveira, Coach do Estratégia Concursos.
    Rai em 25/10/17 às 08:05
  • Parabéns, grande Luís Eduardo! Essa técnica é genial. Está na hora de criar novas técnicas de aprendizagem, como essa, aproveitando as ferramentas da tecnologia que não existiam no século passado (no meu tempo). Para as meninas que amam se ver, recomendo fazer vídeos. Parabéns, Dudu. Amei. Rai Oliveira, Coach do Estratégia Concursos.
    Rai em 25/10/17 às 07:52
  • Meu Deus, que post perfeito. Me ajudou e inspirou demais. Já vou adotar essa dica. Sucesso, prof!
    Débora Reis em 25/10/17 às 00:51
  • Poxa professor!!!!!! Fiquei muito motivada com seus ensinamentos: vou coloca-los em prática já - o tempo urge e a sapucaí é grande - Gratidão Mestre por compartilhar seus conhecimentos e claro por você ser um humano maravilhoso!!!!
    Ana Silva em 29/09/17 às 13:54
  • Show, Professor... Obrigada e que Deus continue te abençoando com muita saúde e disposição para que você não pare tão cedo de nos proporcionar conhecimentos de forma inteligente.... Valew!!!
    Alyne Azevedo em 01/09/17 às 12:44
  • Dicas preciosas! Muito obrigada!!!
    Andreia Silva em 27/08/17 às 19:41
  • Parabéns pela divulgação e dedicação para passar todos os detalhes possíveis!!! Abraços!
    Alfredo de Moura Neto em 24/08/17 às 00:47
  • Conheci seu trabalho hoje. Fantástico! Gratidão por compartilhar ricos ensinamentos. Agora meus estudos serão bem mais produtivos e em breve serei mais uma servidora pública.
    Lícia Ramalho em 25/06/17 às 22:11
  • Sensacional! Agora estou tendo ainda mais contato com minhas revisões! É perceptível a melhora no desempenho em meus simulados, obrigado de coração!
    Eric Mendes em 16/03/17 às 08:29
  • Super didático! Muito obrigada, Professor Luis, por ter separado um tempo para nos presentear com mais esta excelente dica. Sucesso! Abraços!
    Ana Carolina Montezuma Mattos em 25/09/16 às 18:59
  • […] Técnicas de Estudo #3: os ÁUDIOs! (muito solicitado!) […]
    Técnicas de Estudo #2: alternativa aos Resumos Escritos! (+ apresentação Canal do YouTube) em 15/09/16 às 14:29
  • Excelente dica! Muito obrigado.
    Gilberto Horácio em 09/09/16 às 20:52
  • Vou fazer agora!! Obrigado pelo toque!
    Felipe André Lima Teixeira em 07/09/16 às 06:28
  • Grande Luis Eduardo!!! Suas técnicas de estudo são realmente muito funcional. Muito prática e didática. Parabéns!!!
    Luiz em 06/09/16 às 18:41
  • Adorei a dica! Vou usar.Obrigada!
    Vanessa Borges em 06/09/16 às 17:45
  • Ótimas dicas! Estava precisando de um método de resumo e revisão para aliar com as grandes quantidades de matérias e assuntos novos. Assim, o ganho de tempo, tão precioso para o concurseiro, é enorme. Muito obrigado :) Vou incorporar isso hoje mesmo.
    Rafael Correia em 06/09/16 às 16:50
  • Professor, essa dica foi maravilhosa! Parabéns e muito obrigada!! Vou incorporar essa ideia aos meus estudos!
    Dayane Mascara em 06/09/16 às 16:03