Artigo

Resumo Português TRF 1ª Região

Resumo Português TRF 1ª Região

Olá, pessoal!

A prova do TRF 1ª Região é amanhã e preparei um resumo de Português e discursiva para você relembrar os principais tópicos antes da prova.

Primeiro assunto a ser observado é a interpretação de texto, acumulando um índice de quase 20% das mais de 200 provas analisadas.

Para interpretar textos:

  1. Leia o texto, no mínimo, duas vezes.
  2. Na primeira leitura, observe qual é a ideia principal defendida, atente ao título, quando houver.
  3. Na segunda leitura, aprofunde no modo como o autor aborda o tema: verifique os argumentos que fundamentam a opinião defendida por ele.
  4. Ao término da segunda leitura, observe se você realmente entendeu o título: ele vai dar a você a ideia principal do texto.
  5. Num texto, temos ideias explícitas (o que literalmente se vê escrito no texto) e implícitas (o que se abstrai, subentende, nas entrelinhas do texto). Procure sempre, ao tentar resolver a interpretação, marcar o que está explícito no texto que confirme a sua resposta. O que está implícito é marcado por vestígios: não se fala diretamente, mas se sugere uma interpretação. Ex: Eu posso indicar que uma pessoa é estressada não dizendo claramente esta palavra, mas citando os atos dela, a forma agitada diante dos problemas na vida etc. Isso nos leva a “ler as entrelinhas”.
  6. A banca CESPE caracteriza-se por deixar bem explícitas as ideias que confirmam a interpretação do texto.

Tipos de texto

Narrativo: conta uma história ficcional (inventada) ou real (o que realmente ocorreu, fato). São elementos principais: personagens, ações, cenário, tempo, narrador. Destaca-se pela evolução das ações no tempo.

Descritivo: enumera ações, características, elementos. Muitas vezes está dentro de outra tipologia textual para elencar características e ações de personagens ou enumerar argumentos de um texto dissertativo.

Dissertativo: falar sobre algo, um tema, um assunto. Divide-se em argumentativo/opinativo (quando há opinião do autor) ou expositivo/informativo (apenas retransmite um conhecimento sobre algum assunto, sem opinião).

Continue lendo o resumo de Português e Discursiva!

Estamos ao vivo com resumo de todas as matérias!

Veja o material de apoio de minha aula ao vivo hoje!

No domingo, comentaremos o gabarito preliminar!

Grande abraço a todos e uma excelente prova amanhã!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.