Artigo

Resumo Português TRE PR

Resumo Português TRE PR

Olá, guerreiros!

Primeiramente, desejo a todos uma excelente prova amanhã!

Na nossa transmissão ao vivo de revisão, vídeo abaixo, eu afirmei que iria postar um Resumo Português TRE PR.

https://youtu.be/InLd3GwnDTQ

O primeiro assunto a ser observado é a interpretação/intelecção de texto, acumulando um índice de quase 40% das mais de 200 provas analisadas.

Para interpretar textos:

  1. Leia o texto, no mínimo, duas vezes.
  2. Na primeira leitura, observe qual é a ideia principal defendida, atente ao título, quando houver.
  3. Na segunda leitura, aprofunde no modo como o autor aborda o tema: verifique os argumentos que fundamentam a opinião defendida por ele.
  4. Ao término da segunda leitura, observe se você realmente entendeu o título: ele vai dar a você a ideia principal do texto.
  5. Num texto, temos ideias explícitas (o que literalmente se vê escrito no texto) e implícitas (o que se abstrai, subentende, nas entrelinhas do texto). Procure sempre, ao tentar resolver a interpretação, marcar o que está explícito no texto que confirme a sua resposta. O que está implícito é marcado por vestígios: não se fala diretamente, mas se sugere uma interpretação. Ex: Eu posso indicar que alguém é estressado não dizendo claramente esta palavra, mas citando os atos dela, a forma agitada diante dos problemas na vida etc. Isso nos leva a “ler as entrelinhas”.
  6. A banca FCC caracteriza-se por deixar implícitas as ideias que confirmam a interpretação do texto e são os vestígios que vão levar você a interpretar corretamente. Além disso, resolva sempre as questões por eliminação das alternativas erradas. Mesmo que a correta não esteja muito clara, as erradas vão ter palavras que vão comprometer a interpretação.

O assunto redação (confronto de frases) tem grande possibilidade de cair em várias questões, tendo em vista ser a forma ideal para cobrar vários assuntos numa só questão. Assim, leia com calma e muita atenção cada alternativa e vá eliminando as alternativas erradas. Você poderá ficar em dúvida em uma ou outra alternativa. Tenha calma, analise novamente e com certeza você achará a resposta correta.

Baixe aqui o resumo completo e leve para ler enquanto estiver aguardando para entrar no local de prova.

Grande abraço a todos e muitas felicidades!!!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.