Artigo

Administração – Resolução da Prova de Técnico Adm. ANS

Olá pessoal,

Seguem abaixo as questões de Administração da prova de Técnico Administrativo da ANS comentadas.

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.

(A) Direção.

(B) Organização.

(C) Planejamento.

(D) Coordenação.

(E) Controle.

 

Se formos ver as funções administrativas como um processo sequencial, teríamos a seguinte ordem: planejamento, organização, direção e controle. Desse modo, o gabarito é mesmo a letra C.

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) A estrutura que combina duas formas de departamentalização funcional com a departamentalização de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional é uma estrutura híbrida e apresenta duas dimensões, com gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto, é denominada:

(A) organização geográfica.

(B) redes.

(C) cadeia.

(D) organização em grade.

(E) linear.

 

A descrição de um tipo de estrutura que combina dois tipos de departamentalização, um funcional com outro em projeto ou produto, está associada a estrutura matricial. Nunca a vi descrita como organização “em grade”, mas pelo jeito a banca resolveu inovar e escolheu um nome que não está descrito na literatura dominante.

As demais alternativas de estrutura citadas, como a em rede e a linear não estão associadas com o que o enunciado apresentou. O gabarito deve ser mesmo mantido na letra D.

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial – mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas – não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Esse contexto está associado à:

(A) Teoria Clássica – Henri Fayol.

(B) Escola da Administração Científica – Henry Ford.

(C) Experiência de Hawthorne – Elton Mayo.

(D) Escola da Administração Científica – Frederick Taylor.

(E) Abordagem Contingencial – Tom Burns.

 

Tanto a escola da Administração Científica (Taylor), quanto a Teoria Clássica (Fayol) tinham o conceito de “homo economicus” como um dos seus pilares. Ou seja, viam as recompensas salariais como um fator decisivo para a produtividade e a satisfação do trabalhador.

Somente com o trabalho de Elton Mayo, ocorrido em Hawthorne, que o foco passa para o funcionamento dos grupos, para os aspectos psicológicos. O trabalho de Tom Burns, junto com seu parceiro Stalker (organizações mecanicistas e orgânicas), foi importante mesmo para a Teoria Contingencial. Entretanto, esse estudo ocorreu muito após o trabalho de Mayo. O gabarito é mesmo a letra C.  

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando os principais teóricos, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:

(A) Juran.

(B) Feigebaum.

(C) Deming.

(D) Crosby.

(E) Chiavenato.

 

Questãozinha bem “decoreba” da banca. A frase em questão foi mesmo produzida pelo autor considerado um dos pais da gestão da qualidade, por seu trabalho no Japão pós segunda guerra mundial: William Deming. O gabarito é mesmo a letra C.

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) A classe de indicadores mais difícil de ser mensurada, dada a natureza dos dados e o caráter temporal, e que está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral, é relacionada com a missão da instituição e que se constitui em uma das dimensões do resultado, é referente à:

(A) eficiência.

(B) execução.

(C) efetividade.

(D) economicidade.

(E) excelência.

 

A banca apresenta um conceito de indicador que é “difícil de ser mensurado” por seu caráter “temporal”, que está vinculada ao grau de satisfação ou à transformação produzida no contexto em geral. Esse conceito é mesmo o de efetividade, que está associado ao efeito ou impacto na sociedade que as ações buscam gerar. O gabarito é mesmo a letra C.

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando os três passos iniciais do mapeamento de processos, a sequência correta é a identificação:

(A) dos objetivos, das saídas e dos clientes do processo.

(B) dos clientes, das saídas e dos objetivos do processo.

(C) das saídas, dos clientes e dos objetivos do processo.

(D) dos objetivos, dos clientes e das saídas do processo.

(E) dos clientes, dos objetivos e das saídas do processo.

 

Essa questão mostra o motivo de tantos alunos não gostarem da matéria de Administração. A banca apresenta uma “sequência correta” de identificação dos passos iniciais do mapeamento de processos. O problema é que não há consenso na literatura sobre qual seria essa “sequência correta” e tampouco a banca cita qual seria o autor que está seguindo. Na prática, o candidato teria de “adivinhar” qual é a literatura utilizada.

Além disso, a identificação desses fatores citados pela banca é importante (clientes, objetivos e saídas dos processos), mas existem autores que não os põem em uma sequência, como José Osvaldo de Sordi (Gestão por Processos, pg 213, Ed. Saraiva, 2010).

O mapeamento também envolve identificar outros aspectos como, por exemplo, as entradas do processo (inputs). Dessa forma, eu pediria a anulação da questão por falta de consenso na literatura.

 

(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Em uma organização, o órgão de suprimento está subordinado geralmente à(ao):

(A) área de produção.

(B) área jurídica.

(C) área de logística.

(D) usuário final.

(E) área comercial.

 

Questão capciosa. A área de suprimento poderia sim estar subordinada à área de logística, mas realmente é mais comum estarem inseridas na área de produção. O gabarito é mesmo a letra A.

 

Ficamos por aqui!

Bons estudos!

 

Rodrigo Rennó

[email protected]

http://www.facebook.com/rodrigorenno99

http://twitter.com/rrenno99

https://www.youtube.com/user/rodrigorenno99/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi Hugo, Você tem razão! Valeu pelo feedback! Grande abraço, Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 01/03/16 às 10:25
  • Professor, na questão de qualidade, por gentileza, retificar o nome do teórico "William Edwards Deming", pois em seu comentário está "Walter Deming". Muito bom os comentários, parabéns!
    Hugo R. em 26/02/16 às 20:29
  • Oi Daniele, Acabei de postar a questão que cabe recurso. Quando puder posto toda a prova. Abraços Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/02/16 às 19:20
  • Oi Daniele, Acabei de postar a questão que cabe recurso. Quando puder posto toda a prova. Abraços Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 24/02/16 às 19:19
  • Professor comenta a prova de técnico em regulamentação, noções de adminitração.
    Daniele em 24/02/16 às 18:58
  • Professor, a questão que se refere a Elton Mayo não é passível de anulação? Essa questão está abordada por algum item do edital?
    Nicoli em 24/02/16 às 18:38
  • Rodrigo, Você irá comentar a prova de téc. em regulação? Teria como forçar algum recurso nela?
    Danielle em 24/02/16 às 18:37