Artigo

RESOLUÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS CBMBA

         Vamos à RESOLUÇÃO CIÊNCIAS HUMANAS CBMBA. Edital complexo, enorme e prova decepcionante. Um edital super exigente que não foi contemplado. Obrigou ao concurseiro estudar muitos conteúdos relevantes e que nem de longe mereceram referência. No geral a prova foi bem fácil e os alunos do estratégia não param de relatar que gabaritaram o exame e todos esperavam uma dificuldade bem maior.

(IBFC 2017 – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar BA) Leia o excerto seguinte. […] Se a ética, de forma geral, se ocupada do que é correto ou incorreto no agir humano, a ética aplicada trata de questões relevantes para a pessoa e a humanidade. Um tema é eticamente relevante quando considerado pela maioria dos seres racionais, exemplificando, o uso sem limites dos recursos naturais. Conforme Singer, “uma parte importante da ética normativa corresponde à ética aplicada, que trata de questões práticas como aborto, a eutanásia, sobre se há justificativa em criar e em matar animais para a alimentação e sobre a obrigação de compartilhar nossa riqueza com aqueles que vivem em extrema pobreza em outros países”. Trecho extraído do artigo escrito pelo Ph.D. Joaquím Clotet, Membro do Kennedy Institute of Ethics; Membro do Hastings Center; Professor da Faculdade de Medica da PUC/Rs. In.: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p.410.

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A ética aplicada, ao contrário do que alguns pensam, não é uma novidade, ou seja, não é recente

b) A ética aplicada não é recente porque a Ética Política, por exemplo, tem sua origem na filosofa clássica de Platão

c) A ética aplicada diz respeito à introdução dos princípios que sustentam a ética ou as diversas teorias éticas nos problemas da vida quotidiana

d) A Ecoética e a Bioética são formas remotas da ética aplicada que caracterizam a sociedade, a cultura e os valores morais da civilização antiga

e) A Ecoética e a Bioética são formas novas da ética aplicada que caracterizam a sociedade, a cultura e os valores morais da civilização contemporânea

Resposta: D.

(IBFC 2017 – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar BA) Quando se analisa a relação entre as Ciências Humanas e a Filosofa, constata-se que obstáculos epistemológicos foram ultrapassados e, em razão disso, foi possível demonstrar que os fenômenos são dotados de sentido e significação pois______________ _________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) são históricos, têm leis próprias, são diferentes dos fenômenos naturais e podem ser tratados cientificamente

b) são inautênticos, têm leis próprias, são diferentes dos fenômenos naturais e podem ser tratados cientificamente

c) são históricos, têm leis próprias, são equivalentes aos fenômenos naturais não podendo, portanto, ser tratados cientificamente

d) não são históricos e não têm leis próprias, portanto, não podem ser tratados cientificamente porque se equivalem aos fenômenos naturais

e) são recentes, não têm leis próprias, são similares aos fenômenos naturais não podendo, portanto, serem tratados cientificamente

Resposta: A.

(IBFC 2017 – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar BA) Pode-se afirmar, grosso modo, que as Ciências Humanas são as ciências que tratam do aspecto humano do homem. Elas estão relacionadas à arte, à beleza, à filosofa e à comunicação, por exemplo. Se tomarmos as Ciências Humanas de acordo com seus campos de investigação, podemos distribuí-las da seguinte maneira (CHAUÍ, 2013).

Assinale a alternativa que apresenta somente campos de investigação das Ciências Humanas.

a) Matemática, Sociologia, Economia, Antropologia, História, Geografa, Linguística, Psicanálise

b) Psicologia, Sociologia, Economia, Física, História, Geografa, Linguística, Psicanálise

c) Psicologia, Biologia, Economia, Antropologia, História, Geografa, Linguística, Psicanálise

d) Psicologia, Tecnologia, Economia, Antropologia, História, Geografa, Medicina, Psicanálise

e) Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia, História, Geografa, Linguística, Psicanálise

Resposta: E.

(IBFC 2017 – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar BA) Leia a notícia publicada no G1 em 02/05/2017 às 21h29 min. Brasil tem 240 mortes confirmadas devido à febre amarela, diz ministério País confirmou 715 infecções da doença, e já recebeu mais de 3 mil notificações desde o início do surto. Desde o início da epidemia de febre amarela, em dezembro do ano passado, até a última quinta-feira (27), o Brasil teve 392 suspeitas de mortes devido à doença, sendo que 240 delas foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. O número de infecções com resultado laboratorial positivo para o vírus chega a 715, com mais de 3 mil notificações recebidas pelos órgãos de saúde e 1,5 mil casos descartados. O atual surto de febre amarela, apesar de atingir regiões próximas de zonas urbanas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, ainda é classificado como silvestre pelo governo brasileiro. Ou seja: o mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, chikungunya e a zika, ainda não é transmissor do vírus da febre amarela. Os mosquitos responsáveis por essas infecções ocorridas em áreas de mata e rurais são o Haemagogus e Sabethes. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017.

Escolha a alternativa correta.

a) A febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de acordo com o local de ocorrência e a espécie de vetor (mosquito transmissor): urbano e rupestre

b) A febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de acordo com o local de ocorrência e a espécie de vetor (mosquito transmissor): urbano e silvestre

c) A febre amarela apresenta três ciclos epidemiológicos de acordo com o local de ocorrência e a espécie de vetor (mosquito transmissor): urbano, silvestre e rural

d) A reportagem é contraditória, pois não há como dizer que temos uma epidemia de febre amarela no país, é uma doença que tornou-se endêmica As causas estão ligadas à condições sanitária, clima quente e úmido, políticas publicas de combate à doença.

e) A origem do vírus causador da febre amarela foi motivo de discussão e polêmica durante muito tempo, porém estudos recentes utilizando novas técnicas de biologia molecular comprovaram sua origem brasileira  Tudo indica que sua origem é asiática.

Resposta: B.

(IBFC 2017 – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar BA) 25) Considere o texto (A), a imagem e a sinopse (B), para responder a essa questão.

A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910). Trata-se da base explicativa sociológica e antropologicamente dos preconceitos, discriminações, racismos, homofobia, sexismo e estereótipos sobre os mais variados grupos, considerados diferentes em comparação a um determinado padrão. Fonte: OLIVEIRA. Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar da. Sociologia para jovens do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p.94).

B) Sinopse: no Filme Online Ace Ventura: um Detetive Diferente (imagem de divulgação do filme), Jim Carrey é um detetive amalucado e que conta com grande empatia de animais de estimação, é especializado em encontrá-los. A missão de Ace Ventura no filme é encontrar um golfinho, mascote de um time de futebol americano, que foi sequestrado.

Assinale a alternativa correta considerando os textos e a imagem.

Etnocentrismo é a visão de um grupo étnico cultural sobre outro. Por exemplo o sentimento de superioridade do europeu ao colonizar o continente americano e africano, ou em expressões como “descobrimento do Brasil”

a) A imagem é um exemplo de visão americanizada da África, pois em pleno século XXI, filmes americanos ainda exibem o povo africano como passivo e civilizado.

b) A imagem é um exemplo de visão realista da África atual porque, por meio de filmes americanos, esse continente e seus povos são propalados tal como são, selvagens e primitivos.

c) A imagem é um exemplo de visão etnocêntrica, pois em pleno século XXI, filmes ainda exibem a África e seus povos como selvagens e primitivos.

d) É um equívoco referenciar a imagem do filme Ace Ventura ao etnocentrismo, pois trata-se, tão somente, de uma comédia despretensiosa.

e) Não há como fazer referência entre o filme Ace Ventura e o etnocentrismo, pois esse termo nem mesmo existia quando o filme foi produzido.

Resposta: C.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.