Artigo

Residência em Psicologia: você já pensou em fazer uma?

Residência em Psicologia: você já pensou em fazer uma?

Olá, colega Psicóloga/Psicólogo!

Provavelmente, você já ouviu falar de Residência Médica, Residência Multiprofissional ou Residência em Área Profissional. Se não ouviu falar de nenhuma delas, no mínimo, você pode ter assistido a algum filme, série ou reportagem mostrando médicos recém formados estudando para uma especialidade (cirurgia geral, cardiologia, ortopedia, pediatria, etc.) a partir de atividades práticas em hospitais e clínicas, sob a supervisão e orientação de experientes especialistas na área.

Esses três tipos de residências são modalidades de formação para profissionais da área de Saúde: a primeira, a Residência Médica é exclusiva para profissionais de Medicina, e as duas outras, a Multiprofissional e a Residência em Área Profissional podem ser feitas por profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia (residência em psicologia), Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Medicina Veterinária.

Percebe-se que, enquanto estudantes de Medicina se preparam durante o curso (ou mesmo antes dele) para ter a Residência como próximo passo após a graduação, estudantes das demais áreas da Saúde muitas vezes concluem sua graduação sem saber que essa possibilidade existe. Se esse é o seu caso, este artigo pode ter chegado em boa hora para você.

Neste texto, passarei informações sobre as oportunidades para profissionais de Psicologia em Residências, especialmente as Multiprofissionais. E a primeira informação que pode interessar a muitas pessoas é que apesar de algumas Residências exigirem títulos (certificados e outros comprovantes de estudos e experiências profissionais) dos últimos 5 anos, a maior parte delas deixou de fazer exigências quanto ao tempo desde a formatura. Ou seja, de maneira geral, é possível concorrer à vaga para Residência em Psicologia, mesmo não sendo recém-formado.

Mas, afinal, o que é uma Residência?

A Residência é um tipo de especialização remunerada (atualmente oferece uma bolsa de R$ 3.330,43), com extensa carga horária de práticas profissionais na área escolhida. Essa especialização tem duração de dois anos, mas as vagas costumam ser abertas anualmente.

Ela pode ser uma boa oportunidade de qualificação para a temática que você mais se identifica! Em Psicologia, as principais opções são: Psicologia Clínica, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Neonatologia, Gerontologia, Clínica Médica e Cirúrgica, Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Neurocirurgia, Terapia Intensiva, Transplante e Captação de Órgãos, Reabilitação Física, Urgência e Emergência, entre outras.

As aulas ocorrem em uma Faculdade ou Universidade responsável pelo programa de Residência e as atividades são exercidas em uma ou variadas unidades de Saúde, com profissionais que acompanham e avaliam o trabalho do residente. Configuram-se numa ótima oportunidade para se capacitar para atuar no contexto da Saúde Pública!

Essa especialização pode servir como uma “transição” para recém-formados, da graduação para atuação na área da saúde. Também pode demarcar a passagem do profissional para a carreira acadêmica, com intuito de realizar Mestrado e/ou Doutorado. De qualquer forma, para profissionais no início da carreira ou já experientes, todos podem ampliar suas competências teórico-técnicas e suas possibilidades de inserção na Saúde.

A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL (RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA)

Para conseguir fazer a Residência Multiprofissional é necessário passar em uma seleção pública e, para ir bem na prova, é importante se preparar. Há estados de todas as regiões do Brasil com Residências em Psicologia e, em alguns deles, tanto na capital e quanto em municípios do interior.

Se você desejar uma ajuda na preparação para essa seleção pública, com um curso que aborda bibliografias chaves e traz questões específicas de Residência comentadas, nós do Estratégia Concursos construímos um Curso Preparatório para Residências em Psicologia. Faço o convite para que você aprecie nossa aula demonstrativa do curso, aqui neste link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/curso-preparatorio-para-residencias-em-psicologia/?pr=3507

Escolha o Estado e o Município em que deseja atuar, veja as áreas de seu interesse e confira se o edital do programa de Residência que você deseja já foi lançado. Verifique os conteúdos cobrados nas provas passadas, se organize no cronograma, conte conosco e bons estudos, colega!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei o conteúdo sobre residência em psicologia. Minha sobrinha faz psicologia e ja estou incentivando-a a fazer um curso preparatório para residencia. obrigada
    valdelivia maria do nascimento almeida em 10/05/20 às 01:22
  • Nossa, era tudo o q eu buscava saber há tempos e não encontrava resposta. Seu artigo foi o mais esclarecedor q já li até agora sobre opções p se colocar no mercado de psicoligia! Muitíssimo obrigada!
    Melania Fontana em 12/02/19 às 01:20
  • Muito obrigada, por essa informação do meu sonho!
    Amanda Ribeiro da Silva em 22/02/18 às 15:25
  • Maroel, que bom que você está envolvido em projetos e iniciação científica! Isso traz consistência para a experiência acadêmica! Se você considera a oportunidade de fazer uma residência ao finalizar a graduação, uma boa dica também seria a participação em estágios, de preferência não-curriculares, na área da saúde. De toda forma, é muito importante já ficar atento às possibilidades de inserção profissional e de preparação. Se precisar, pode entrar em contato conosco. Gratidão pela ajuda na divulgação! Atenciosamente, Lucas Magalhães
    Lucas Magalhães em 14/10/16 às 03:03
  • Excelente dica de como ampliar as oportunidades para recém-formados em psicologia. Curso 4º semestre de Psicologia na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e estarei repassando no facebook do meu curso. Sou aluno de Iniciação Científica no NNEPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência e Diretor de Projetos na COOPSI - Empresa Junior de Psicologia/UEFS. Mais à frente quem sabe, estarei contactando vocês?
    MAROEL DA SILVA BISPO em 13/10/16 às 11:16
  • Fico feliz em saber que você gostou, Li! Conte conosco. Att, Lucas Magalhães
    Lucas Magalhães em 22/09/16 às 00:45
  • Olá Murillo! Que bom que mesmo antes de finalizar a graduação, você já está atento às diferentes oportunidades! Esse movimento é importante para ir se preparando para as residências concorridas, como a da UnB, e outros grandes concursos. Temos planos de criar mais cursos. Sempre que puder, acompanhe a página para saber das novidades! Att, Lucas Magalhães
    Lucas Magalhães em 22/09/16 às 00:45
  • Ótima INFO! Obrigada!!! Já repassei para minha irmã!
    Li em 21/09/16 às 10:03
  • Que maravilha já existir esse tipo de curso com a qualidade do Estratégia! Estudo Psico na UnB e lá existe a possibilidade de residência; a concorrência é forte porque realmente é uma ótima opção. Infelizmente ainda falta muito para a minha formatura, mas espero que os cursos de psico daqui se multipliquem, oxalá exista um para Analista do Senado até 2019
    Murillo Barbosa em 21/09/16 às 05:58